Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresSessão OrdináriaNotíciaPLIvan Cordeiro
05/02/2025 11:20:00
A Câmara Municipal de Vitória da Conquista retomou na manhã desta quarta-feira (5) os trabalhos legislativos para o quadriênio 2025-2028, com o pronunciamento do presidente Ivan Cordeiro (PL) e a leitura da Mensagem do Executivo pela prefeita Ana Sheila Lemos Andrade. O Plenário Carmen Lúcia ficou lotado com a presença de autoridades, secretários municipais, jornalistas e comunidade em geral.
Em seu discurso, o presidente Ivan Cordeiro ressaltou que o diálogo será a marca de sua gestão e reafirmou os compromissos assumidos antes de assumir a presidência da Casa. Afirmou que fará investimentos maciços em comunicação, na política institucional de transparência e também se comprometeu com a criação da Bancada Feminina, lembrando que, pela primeira vez, a Câmara elege quatro vereadoras.
Sobre a Bancada Feminina, disse: “Estamos empenhados em tornar esta ideia uma realidade e sabemos que esta medida permitirá que as colegas vereadoras tenham plenas condições de fazer a defesa das pautas da mulher, fortalecendo assim a compreensão de que as mulheres têm o direito de ocupar os espaços políticos efetivos e fazer a defesa de suas bandeiras”.
Ivan Cordeiro fez questão de destacar que em 2025 é celebrado o centenário de nascimento do ex-prefeito José Pedral Sampaio, “o homem que revolucionou esta terra e inspirou várias gerações”. Informou que a Casa aprovou em 2024 projeto de lei de autoria do vereador Luis Carlos Dudé tornando 2025 o Ano de Centenário de José Pedral. “É nosso compromisso realizar todas as atividades que nos couberem para realçar a memória deste grande político, deste grande cidadão conquistense, que sempre merecerá de todos nós aplausos por sua grande obra existencial: o progresso de Vitória da Conquista”.
Abaixo, a íntegra do discurso do presidente Ivan Cordeiro:
Nobres colegas vereadores, prefeita Sheila Lemos, vice-prefeito Aloisio Alan, todo o secretariado do Poder Executivo Municipal, o qual cumprimento na pessoa do Chefe do Gabinete Civil, coronel Ivanildo Silva, todos os valiosos servidores desta Câmara, funcionários do nosso gabinete, profissionais da imprensa, familiares, enfim, público aqui presente e todos que nos acompanham pelo sistema de comunicação da casa, é com grande satisfação e alegria, com o coração repleto de entusiasmo, que abro os trabalhos legislativos de nossa vigésima segunda legislatura, que corresponde ao quadriênio 2025-2028.
Antes de mais nada, quero mais uma vez, e sempre com o sentimento de profunda gratidão, agradecer a Deus por vivenciar essa oportunidade única e, também, aos colegas vereadores que me deram o voto de confiança para presidir a nossa Câmara Municipal, a Casa do Povo, esta instituição quase bicentenária, essencial ao funcionamento de nossa cidade, e central para afirmação permanente de nossa democracia local.
Nos últimos 30 dias, pude experimentar o tamanho da responsabilidade que significa dirigir esta casa. Foram dias de importantes agendas, compromissos institucionais e muitas, muitas decisões. Mas tive, neste período, a presença sempre solidária e amiga de meus colegas da mesa diretora, do meu vice-presidente Luciano Gomes, do primeiro-secretário Hermínio Oliveira, da segunda-vice-presidente Cris Rocha e do segundo-secretário Dinho dos Campinhos. A vocês, reitero meu sentimento de absoluto respeito e gratidão.
Quero reafirmar o que tenho dito, e com frequência, desde o dia 1 de janeiro: vou trabalhar para ser o presidente de toda a casa, de todos os vereadores e vereadoras, sem qualquer distinção. Nenhuma atitude, nenhuma medida administrativa será tomada sem absoluto respeito a este conjunto de parlamentares e, claro, à população de Vitória da Conquista. O processo eleitoral ficou para trás. De agora em diante, seremos um só corpo buscando o progresso de nossa cidade.
Portanto, quero saudar e convidar ao diálogo permanente nossas vereadoras Cris Rocha, Dra. Lara, Márcia Viviane e Léia de Quinho, às quais reafirmo nosso compromisso de criar, o mais rápido possível, a bancada feminina, com estrutura e plenas condições de trabalho.
Quero saudar toda a bancada de oposição: a líder Márcia Viviane, o vice-líder Alexandre Xandó; o ex-presidente Fernando Jacaré; o também ex-presidente Luciano Gomes, os novatos, mas já experimentados na vida comunitária, Ricardo Gordo, Natan da Carroceria, Cris Rocha, Leia de Quinho e Márcio de Vivi; saudar os demais vereadores dr. Andreson e Ricardo Babão.
Saudar nossa bancada de situação. primeiramente, o líder do governo na câmara, vereador Edivaldo Ferreira Júnior; vereador Nelson de Vivi, Paulinho Oliveira, vereador Bibia, o campeão de votos Diogo Azevedo, o ex-presidente Luis Carlos Dudé, Adinilson Pereira, Dinho dos Campinhos, Dra. Lara, Subtenente Muniz e o ex-presidente Hermínio Oliveira.
Quero, desde já, afirmar de forma incontestável que é uma imensa honra para mim presidir o poder legislativo da cidade que tanto amo.
É uma honra, e também uma grande responsabilidade. Por isso, busco, em cada ato, em cada decisão, ouvir meus pares, dialogar com a equipe técnica e política que me cerca e que tão prontamente está à disposição sempre que preciso de auxílio, de uma palavra de apoio, de uma ideia ou uma opinião. Agradeço a Deus por me conceder a graça de ter ao meu lado parceiros com este espírito de generosidade, e de solidariedade.
Senhoras e senhores, ao colocar meu nome para encabeçar uma chapa para compor esta mesa, assumi compromissos com meus pares e com a sociedade conquistense, e agora, na presença de todos vocês que me delegam tanta responsabilidade, quero reafirmar cada um daqueles compromissos, como prova definitiva de que nossas palavras eram portadoras de verdade.
Reafirmo nosso compromisso de investir maciçamente para ampliar, melhorar a comunicação e a interlocução desta casa com o povo de Vitória da Conquista. Sabemos que cada decisão tomada pelos 23 vereadores reflete diretamente na vida da comunidade, por isso, é nossa obrigação assegurar a cada cidadão, da cidade ou da zona rural, o direito constitucional a uma informação de qualidade. Somente assim, unindo todas as inteligências, abrindo as portas da Câmara para o contraditório, construiremos leis que, de fato, sejam instrumentos de transformação social.
Estamos iniciando, portanto, um investimento em comunicação para dar maior publicidade às ações do poder legislativo, dos mandatos parlamentares, das comissões técnicas da casa. Acredito que as mudanças já podem ser notadas, mas sabemos que muito ainda precisa ser feito para que cada vez mais pessoas se convençam de que esta casa é verdadeiramente o espaço privilegiado do debate. e mais: vamos demonstrar que esta câmara trabalha, que cada vereador aqui presente é fundamental para construir a cidade que tanto almejamos.
Assumimos também o compromisso de reconhecer a importância da presença das mulheres nesta Casa, criando a Bancada Feminina. Estamos empenhados em tornar esta ideia uma realidade e sabemos que esta medida permitirá que as colegas vereadoras tenham plenas condições de fazer a defesa das pautas da mulher, fortalecendo assim a compreensão de que as mulheres têm o direito de ocupar os espaços políticos efetivos e fazer a defesa de suas bandeiras.
Também assumimos o compromisso de assegurar mais transparência às ações da Câmara de vereadores. Quero afirmar que estamos todos empenhados, em permanente diálogo interno com os servidores, para fazer de nossa Câmara referência quando o assunto for transparência. E não se trata de marketing, mas da compreensão de que os cidadãos têm o direito de acessar, de forma fácil e rápida, qualquer informação que diga respeito ao recurso público, ao dinheiro do povo. Fica, portanto, firmado esse compromisso com a transparência e espero que em muito breve tenhamos implementado uma política sólida neste sentido.
Senhores vereadores, senhoras vereadoras, público aqui presente, como já disse anteriormente, neste mês de janeiro, pude participar de agendas institucionais importantes, dentro e fora da Câmara. É esta marca que queremos implementar na gestão: do diálogo, mas principalmente da escuta. Nos últimos trinta dias, nos reunimos com entidades representativas de importantes categorias, como a OAB, o Sindicato dos Servidores Municipais, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia, presidentes de câmaras, vereadores de outros municípios e autoridades estaduais. Continuaremos nesse ritmo. Há quem diga que foram noventa dias em trinta. E é verdade. Construímos diálogos importantes e vamos continuar seguindo este caminho. ouvindo mais para errar menos.
quero comunicar a todos que já iniciamos o processo de tombamento de um dos mais importantes patrimônios culturais de nossa cidade: o prédio histórico construído pelo mestre de obras Luis Pedreiro e que durante muitos anos serviu de sede ao nosso legislativo e que hoje ainda abriga alguns setores administrativos da Câmara, assim como o nosso Memorial. Esta é uma, dentre outras contribuições, que queremos dar para preservação de nossa memória social e política. Este prédio tem uma rica história: foi residência construída por Maneca Santos, foi banco, fórum e seu antigo auditório foi palco de sessões históricas, como a que aprovou nossa primeira lei orgânica, em 1990.
Quero também manifestar, nesse sentido, nosso compromisso de que, no mais breve espaço de tempo, consigamos atualizar e reformar por completo a Lei Orgânica do Município, que já possui mais de 30 anos. Também vamos reformar nosso Regimento Interno, documento tão importante para esta Casa. Nos próximos dias, criaremos a comissão especial dedicada a esta tão nobre tarefa. Primeiramente, nos dedicaremos à atualização de nossa lei maior. Para tanto, criaremos todas as condições para que o novo texto represente o sentimento e o pensamento do conjunto de nossa sociedade. Solicitaremos à comissão que promova quantas reuniões e audiências forem necessárias, democratizando o debate para que o texto final seja o resultado desse encontro de inteligências.
E por falar em inteligência, em sabedoria, quero informar a toda Vitória da Conquista que neste ano de 2025 celebramos o centenário de nascimento do maior líder político de nossa história: José Fernandes Pedral Sampaio, o homem que revolucionou esta terra e inspirou várias gerações. Esta casa aprovou em 2024 uma projeto de lei de autoria do nosso ex-presidente Luis Carlos Dudé, que já virou lei sancionada pela prefeita Sheila Lemos, que torna 2025 o Ano de Centenário de José Pedral. É nosso compromisso realizar todas as atividades que nos couberem para realçar a memória deste grande político, deste grande cidadão conquistense, que sempre merecerá de todos nós aplausos por sua grande obra existencial: o progresso de Vitória da Conquista.
Para encerrar, quero desejar à prefeita Sheila Lemos que seu governo seja repleto de vitórias e de conquistas, que as obras e serviços da administração municipal beneficiem cada vez mais conquistenses, com pavimentação, postos de saúde, escola e áreas de lazer. Atuaremos, prefeita, como manda a constituição, em harmonia, para assegurar ganhos coletivos permanentes. Os vereadores desta Casa, atuando com independência e coragem, haverão de honrar cada voto recebido nas urnas, atuando sempre pelo bem maior de nossa cidade. De nossa parte, fica mais este compromisso, de qualificar o debate e exercer o diálogo como principal instrumento de convencimento.
Agradeço a presença de todas as pessoas aqui presentes e convido cada um de vocês a se fazerem cada vez mais presentes no dia a dia desta Casa, seja presencialmente ou por meio das redes sociais e plataformas digitais.
Bom dia e muito obrigado.