Imagem AUDIÊNCIA PÙBLICA LDO: Câmara realiza segunda audiência para discutir orçamento de 2025.

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresSessão OrdináriaNotíciaLDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias

12/09/2024 17:11:00

Foi realizada na tarde desta quinta-feira, 12, a segunda audiência para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO para o ano de 2025. A iniciativa foi da Comissão de Finanças e Orçamento, composta pelo vereador e presidente Luciano Gomes (PCdoB), e pelos vereadores Nelson de Vivi (PSDB) e Edivaldo Júnior (PSDB), e contou com a presença de secretários e técnicos do Executivo municipal. A audiência é uma exigência legal que visa à criação da Lei de Orçamentos através da participação entre os poderes Legislativo e Executivo e representantes da sociedade civil.

O presidente da comissão, o vereador Luciano Gomes (PCdoB), abriu a audiência agradecendo a participação de todos e ressaltando a importância de reunir a população e os poderes Executivo e Legislativo para discutir o orçamento municipal de 2025.

Representando a Secretaria de Educação do Município, Itamar Figueiredo destacou a importância da discussão para a melhor aplicação dos recursos municipais, principalmente no que diz respeito aos investimentos na educação pública de qualidade.

Cely Agnelo Neto, representando a Secretaria de Desenvolvimento Rural, destacou a importância da LDO para estabelecer recursos que auxiliarão no exercício dos objetivos e metas da comunidade, na busca do desenvolvimento da zona rural e promover a melhoria na vida dos homens e mulheres do campo e da zona urbana.

Larissa Ribeiro, Representante da Secretaria de Transparência e Controle, reforçou em sua fala a importância do acompanhamento da Lei de Diretrizes Orçamentárias e dos outros instrumentos de planejamento. “Esses instrumentos são importantíssimos para a transparência e de fundamental importância para gestão e população”, destacou Larissa.

Geane Oliveira, secretária de Governo do Municipal, lembrou que a política é a essência da vida pública e ressaltou a importância da LDO e das discussões em torno dela. Explicou como a Lei Orçamentária é pensada e organizada, com objetivo de atender toda a cidade e todas as áreas, independente de quem esteja gerindo a cidade.

Rodrigo Cardoso Bulhões, da Secretaria de Finanças e Execução Orçamentária, representando o gabinete civil, comentou que tratar da Lei de Diretrizes Orçamentárias é essencial para a organização financeira do município, pois serve de base para a execução orçamentária do exercício seguinte, assim como utiliza o Plano Plurianual, a LDO vai dispor sobre as metas e prioridades da cidade. Bulhões ainda afirmou que o orçamento temático terá dois destaques: os marcadores relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o Orçamento da Criança e do Adolescente, um tema transversal, pois é discutido por diversas secretarias.

Setembro 2024