Imagem RÁDIO CÂMARA: #PODCAST - Câmara Debate EP14 - Sistema de Saúde Pública

RÁDIO CÂMARA: #PODCAST - Câmara Debate EP14 - Sistema de Saúde Pública

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaNotíciaRádio Câmara FM 90.3Dr Augusto CândidoSubtenente Muniz #podcast - Câmara Debate

03/06/2024 20:18:00

No último episódio do podcast Debate Câmara, os vereadores Subtenente Muniz (PDT) e Dr. Augusto Cândido (MDB) se reuniram para discutir os desafios enfrentados pelo sistema de saúde pública no Brasil. Com uma abordagem crítica e aprofundada, o programa trouxe à tona questões cruciais que impactam milhões de pessoas na região Sudoeste, desde a infraestrutura inadequada até a escassez de profissionais de saúde.

“O Sistema Único de Saúde (SUS), um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, é frequentemente elogiado por sua abrangência e universalidade. No entanto, enfrenta desafios significativos que comprometem a qualidade do atendimento prestado. Entre os principais problemas destacam-se a falta de financiamento adequado, a má distribuição de recursos e a burocracia excessiva”, alertou o vereador Augusto Cândido, que é médico e atua como professor do curso de medicina da Uesb.

o evento é em parceria com o município de Vitoria da Conquista

Principais Pontos do Debate

1. Financiamento e Gestão

? Desigualdade na distribuição de recursos: Foi destacado que há uma disparidade significativa na alocação de recursos entre diferentes regiões do país, o que resulta em serviços de saúde de qualidade variável.

? Corrupção e má gestão: Problemas crônicos de corrupção e gestão ineficiente agravam ainda mais a situação, desviando recursos que poderiam ser utilizados para melhorar o atendimento à população.

2. Infraestrutura e Equipamentos

? Deficiência na infraestrutura hospitalar: Muitos hospitais e unidades de saúde funcionam com equipamentos obsoletos e instalações inadequadas, dificultando o atendimento eficiente aos pacientes.

? Tecnologia e inovação: A necessidade de investimentos em tecnologia foi apontada como essencial para modernizar o sistema e torná-lo mais ágil e eficaz.

3. Recursos Humanos

? Escassez de profissionais: A falta de médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde é um problema crítico, especialmente em áreas rurais e regiões remotas.

? Capacitação e valorização: A valorização dos profissionais de saúde e a oferta de formação contínua são fundamentais para garantir um atendimento de qualidade.

4. Acesso e Universalidade

? Acessibilidade ao sistema: Apesar de ser universal, o acesso ao SUS é desigual, com longas filas de espera e dificuldade em conseguir atendimentos especializados.

? Atenção básica: A importância de fortalecer a atenção básica foi ressaltada como um passo vital para a prevenção de doenças e a promoção da saúde.

Propostas e Soluções

Os participantes do debate apresentaram várias propostas para enfrentar esses desafios. Entre elas, destacam-se:

? Aumento do investimento público: Reforçar o financiamento do SUS com um orçamento adequado para atender às necessidades da população.

? Reforma na gestão: Implementar políticas de transparência e eficiência na gestão dos recursos públicos para evitar desperdícios e combater a corrupção.

? Melhoria na infraestrutura: Investir em modernização e ampliação das unidades de saúde, com foco na aquisição de equipamentos modernos.

? Valorização dos profissionais de saúde: Promover melhores condições de trabalho e salários justos para atrair e reter profissionais qualificados no sistema público.

? Fortalecimento da atenção básica: Ampliar e qualificar os serviços de atenção primária à saúde, garantindo que a prevenção e o cuidado inicial sejam acessíveis a todos.

O episódio do Debate Câmara evidenciou a complexidade dos desafios enfrentados pelo sistema de saúde pública no Brasil e a necessidade urgente de ações coordenadas entre governo, profissionais de saúde e sociedade civil. A discussão mostrou que, apesar das dificuldades, há um caminho possível para transformar o SUS e garantir um atendimento de qualidade para toda a população. O engajamento contínuo e a implementação das propostas discutidas são passos essenciais para alcançar esse objetivo.

Confira mais uma edição do PodCast Debate Câmara:

Outubro 2024