Imagem Xandó destaca: “14% dos casos de dengue da Bahia são de Vitória da Conquista”

Xandó destaca: “14% dos casos de dengue da Bahia são de Vitória da Conquista”

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTAlexandre Xandó

27/03/2024 09:25:00

Durante o seu pronunciamento na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), realizada na manhã desta quarta-feira, 27, o vereador Alexandre Xandó (PT) apontou que Vitória da Conquista tem mais casos de dengue do que Salvador (4.962) e Feira de Santana (2.888) “Total de casos de dengue na Bahia: 81 mil. O total de casos de dengue em Vitória da Conquista 11.627. 14% dos casos de dengue da Bahia são de Vitória da Conquista”, apontou ele.

Conquista tem praticamente a metade da população de Feira de Santana e tem quase 5 vezes a quantidade de casos de dengue de Feira de Santana”, calculou Xandó, apontando que há algo de errado na política de prevenção aos casos no município. “Nós temos que pensar no início. Porque nós temos tantos casos de dengue em Vitória da Conquista?”, questionou.

Xandó detalhou algumas deficiências de Conquista no combate às endemias. “São menos de 60 agentes de combate a endemias batendo de porta em porta, quando nós tínhamos que ter entre 200 e 300 agentes de combate às endemias. O último concurso feito foi em 2013, na gestão do prefeito Guilherme Menezes”, apontou Xandó. “Aqui nós só temos duas bombas de alavanca, sendo que uma está quebrada. Era pra ter pelo menos 40. A Prefeitura só possui três bombas costais motorizadas. Dessas três, só uma está funcionando”, complementou.

Xandó chamou atenção para a necessidade de a Prefeitura multar os donos de terrenos baldios que não estão recebendo a devida atenção a fim de evitar que sirvam de criadouros para o Aedes aegypti. “Alguém já ouviu notícia de a Prefeitura multando algum dono de terreno por não cuidar do seu terreno? A Prefeitura não faz isso. A Prefeitura precisa de imediato começar a multar os proprietários dos terrenos, precisa manter as unidades sentinelas abertas”, disse ele. “A Prefeitura precisa ter as unidades sentinelas e no domingo, agora, as unidades sentinela estavam fechadas. Esse pessoal vai todo pra onde? Vai todo pra UPA, como não querem superlotação da UPA”, disse ele chamando atenção para a responsabilidade do Governo do Estado.

O governo do Estado também tem responsabilidade e tem buscado fazer a sua parte. Foram implantados 29 leitos de hidratação na UPA. Foram 10 veículos fumacê entre fevereiro e março. O governo do Estado disponibilizou soro fisiológico, kit para os agentes de endemias e capacitação presencial com os profissionais de Saúde. Quando eu chego na UPA 61% dos pacientes atendidos são da chamada classificação azul ou verde, que tinham que ter ido para um posto de saúde e não para a UPA”, apontou.

Antes de finalizar o seu pronunciamento, Xandó voltou a reforçar a necessidade de a Prefeitura trabalhar. “A situação exige trabalho da Prefeitura. Quem tem obrigação de roçar mato, fiscalizar terreno com mato alto, de manter as unidades municipais a postos para receber as pessoas, fazer concurso de agente de endemias e está enrolando pra fazer na boca da eleição, pra ver se ganha voto, é a Prefeitura”, disse ele.