Imagem Audiência Pública marca os 20 anos do curso de Direito da Fainor

Audiência Pública marca os 20 anos do curso de Direito da Fainor

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotíciaEdivaldo Ferreira Jr.

14/11/2023 21:56:00


A Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista realizou na noite desta terça-feira, 14, uma Audiência Pública para comemorar os 20 anos do curso de Direito da Faculdade Independente do Nordeste - Fainor.

A iniciativa é do mandato do vereador Edivaldo Ferreira Júnior (PTB) e reuniu professores, alunos e profissionais oriundos do curso de Direito da Fainor. “O Poder Legislativo é o poder mais próximo da população e fico muito honrado em ter nessa Casa alunos e colegas do Direito da Fainor numa noite tão importante para nós”, declarou o vereador. Edivaldo destacou ainda a contribuição da faculdade na formação dos profissionais do Direito ao longo das duas últimas décadas. “Nesses 20 anos, temos mais que diplomas pendurados nas paredes. Temos um legado que é resultado desse farol de sabedoria que se tornou a Fainor”, comemorou.

Reconhecimento Institucional e contribuições para a sociedade - O diretor geral da Fainor, professor Ítalo Brito, afirmou que o curso de Direito tem desempenhado um papel vital na formação de juristas, advogados e profissionais do sistema jurídico. “A Fainor chega à Casa do Povo para comemorar os 20 anos do curso de Direito da nossa instituição. Fico honrado em ser o porta voz na celebração desse feito. Em nome de todos que passaram, que estão presentes e que virão, quero agradecer essa honraria. Tenho certeza que continuaremos brilhando como instituição, transformando vidas por meio da educação”, afirmou Ítalo. “Ao completar duas décadas, o curso de Direito não apenas celebra seu passado, mas reafirma seu compromisso com a excelência acadêmica e a formação de profissionais éticos e capacitados”, pontuou o diretor.

Qualidade e comprometimento - Representando a mantenedora da Fainor, Iuri Andrade afirmou que a energia dessa faculdade é muito boa por causa dos alunos, dos egressos, professores, coordenação e toda a comunidade da instituição. De acordo com ele, a Fainor tem 22 anos de existência e tem apenas um CNPJ, o que demonstra qualidade e comprometimento da instituição. Segundo Andrade, é satisfatório ver os egressos brilhados em todos os âmbitos, seja na Câmara Municipal, na Prefeitura, nos concursos, entre outros. Para concluir, pediu que os alunos confiem na instituição, porque a Fainor confia nos seus estudantes.

Curso de excelência - Representando os docentes do curso de direito da Fainor, o advogado e ex-presidente da Ordem dos Advogados Subseção Vitória da Conquista, Ronaldo Soares, iniciou seu discurso destacando a importância da presença massiva dos estudantes, egressos, professores e todas os presentes que ajudaram a escrever a história desse curso. Segundo ele, a política e o direito são os precursores na busca ideal pelo bem comum, por isso, a realização dessa audiência na Câmara Municipal se mostrou satisfatória. Ao falar sobre a Fainor, o advogado disse que o  papel da instituição é formar pessoas que buscam desempenhar um papel relevante na busca por dias melhores, com mais justiça e igualdade. “Há 20 anos atrás, quem almejava conhecer as leis e atuar na construção do bem comum por meio do direito, deveria sair do sertão e ir para as grandes cidades, como aconteceu comigo”, declarou. De acordo com Soares, o curso de direito na Fainor tornou acessível o estudo dos pobres que desejavam mudar de vida através dos estudos. Por fim, destacou e parabenizou o papel dos professores.

Duas décadas e muitos desafios superados - O Procurador Geral de Vitória da Conquista, advogado Jônatan Nunes Meireles, destacou a relevância da Fainor para a comunidade conquistense. “Mostramos para todo país que uma instituição local como a Fainor tem competência para entregar conhecimento e produzir Ciência. Nesse sentido quero parabenizar toda comunidade da Fainor”, afirmou. O procurador ainda lembrou dos desafios superados pela instituição e pelo curso de Direito ao longo desses 20 anos. “A Fainor é um fenômeno educacional no interior da Bahia. Esse é o resultado de muita persistência sobre um projeto que aglutinou toda uma região”, pontuou.

Os alunos levam o nome da Fainor - Representando o Centro Acadêmico Machado Neto, a estudante Rebeca Kauane parabenizou todos os discentes do curso de direito, porque, segundo ela, eles merecem os aplausos, dado que levam o nome da Fainor para vários lugares, mostrando que o Nordeste tem seriedade e educação de excelência. “São essas pessoas que são responsáveis por fazerem o nome da Faculdade Independente do Nordeste”, afirmou. A estudante também parabenizou o corpo docente, que apresenta o direito para além da decoração de leis. Ainda em sua fala, Rebeca Kauane destacou a nomeação da nova coordenadora do curso, Jamille Alves da Silva, que é uma “mulher forte, que representa a força da Fainor”.

O elo entre teoria e prática - A professora Micheline Flores destacou a importância do Núcleo de Práticas Jurídicas na formação dos acadêmicos ao longo desses 20 anos. “No universo acadêmico do curso de Direito, o Núcleo de Práticas Jurídicas assume um papel de destaque e importância inquestionáveis. Mais do que um espaço físico, o núcleo é uma ponte crucial que conecta a teoria aprendida em sala de aula com a prática jurídica do mundo real”, destacou. Nesse sentido, destacou a formação dos futuros advogados e como essa experiência prática contribui para o desenvolvimento profissional e ético dos estudantes. Para Micheline, sobram motivos para comemorar os 20 anos do curso de Direito da Fainor. “Olhando para trás, percebemos o quanto nossa instituição cresceu. Comemoramos não só a passagem do tempo, mas a nossa evolução no ensino do Direito. Somos uma história que fala sobre a paixão pelo conhecimento, amor pelo Direito”, declarou.

“A Fainor é uma referência para nós” - O advogado e ex-vereador Alexandre Pereira, iniciou o seu pronunciamento demonstrando o seu respeito e admiração pelo vereador Edivaldo Ferreira Jr e seu, Edivaldo Ferreira. Segundo Pereira, a comemoração dos 20 anos do curso de direito da Fainor na Câmara Municipal é de grande alegria, porque foram duas instituições que tiveram um papel fundamental para a sua vida, que possibilitaram meios para contribuir com o avanço da sociedade. Em sua fala, ele destacou a referência que é a Fainor para quem estudou e estuda nessa instituição, além disso, pontuou alguns momentos de dificuldades e os dilemas enfrentados pela primeira turma de direito, que esperou ansiosamente pelo reconhecimento do curso. Por fim, pautou a importância dos professores, que são os responsáveis por despertar o gosto pelo conhecimento.

Perspectivas para o futuro - A Coordenadora do colegiado do curso de Direito, Professora Jamile Alves, celebrou as conquistas do passado e enfatizou o olhar otimista para o futuro. “O curso de Direito continuará evoluindo para atender às demandas dinâmicas da sociedade. A integração de tecnologias, a internacionalização do ensino jurídico e a formação de profissionais éticos e responsáveis são apenas algumas das expectativas para os próximos anos”, garantiu a coordenadora. Assim, ela parabenizou todos os alunos e professores do curso. “Que os próximos 20 anos sejam tão inspiradores quanto os que passaram, consolidando o curso de Direito como um farol de conhecimento e ética no cenário jurídico”, pontuou.

“Nós acreditamos na Fainor” - Representando os egressos da primeira turma de direito da Fainor, Danilo Rocha disse que hoje milita e atua ativamente ao lado daqueles que foram os seus mestres durante a graduação. Segundo o advogado, a Fainor deixou um grande legado com o curso de direito. Além disso, destacou a crise vivida pela instituição em 2006. “Nós ajudamos a Fainor a se sustentar, nós acreditamos na Fainor”, declarou. Ainda em sua fala, Rocha afirmou que a Fainor foi uma das instituições que lutaram pela realização da prova da OAB em Conquista. “Somos a última turma que fez esse exame de ordem fora de Vitória da Conquista”, disse. Infelizmente, o advogado pautou algumas perdas durante a graduação, a exemplo do colega Daniel Sala, que morreu em um acidente de trânsito faltando 18 dias para a formatura. Segundo ele, os colegas Paulo Barbosa, Emile Ferraz e Onildo Oliveira, que também faleceram, deixaram seus legados e contribuições no curso de direito da Fainor. Para concluir sua fala, pediu que os estudantes vivessem a faculdade intensamente, aproveitando tudo o que ela pode proporcionar. 

 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Novembro 2024
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30