Imagem Sessão Especial debate prevenção e autoexame no Outubro Rosa

Sessão Especial debate prevenção e autoexame no Outubro Rosa

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão EspecialNotíciaLúcia RochaMárcia Viviane Dr Augusto Cândido

20/10/2023 11:15:00


A prevenção e o diagnostico precoce do câncer de mama foram discutidos na sessão especial sobre o Outubro Rosa, realizada na manhã desta sexta-feira, 20, na Câmara de Vitória da Conquista.

Proponente da Sessão Especial, a vereadora Lúcia Rocha (MDB) destacou a importância da Campanha Outubro Rosa e alertou que é inadmissível a demora na realização de exames tão importantes para a saúde da mulher. “O Outubro Rosa não é apenas uma campanha de conscientização, ela precisa ser uma campanha de garantia de direitos. É inadmissível que uma mulher, ao suspeitar a aparição de um nódulo, não consiga ter acesso ao exame de imagem, via SUS. As queixas que chegam para nós, são que os exames são levados para os postos de saúde e não são marcados, são esquecidos, muitas vezes por até um ano”, apontou Rocha.

É necessário mais que um mutirão para mamografia - De acordo com o médico cirurgião oncológico, José Roberto Lara, o câncer de mama é um problema de saúde pública. Conforme esclareceu, no Brasil não existe nenhuma regra ou programa de rastreio mensal, como há em países do primeiro mundo. “O que existe aqui são mutirões para realização de mamografia”, declarou. Segundo Lara, a mamografia deveria ser feita anualmente ou a cada dois anos em pacientes acima dos 50 anos, faixa etária em que há maior incidência cânceres e tumores. De acordo com o oncologista, a mama de uma pessoa idosa é mais gordura, o que possibilita que o raio-x penetre e localize melhor as anormalidades. Já em pacientes abaixo dos 40 anos, a ultrassonografia é mais eficiente.  Em sua fala, o médico também destacou a necessidade da descoberta precoce e uma parceria público-privado para que um número mensal de pessoas sejam atendidas. Além disso, José Roberto Lara afirmou que é preciso se atentar para os diversos cânceres que acometem as pessoas. Por fim, disse que a mama não é importante apenas para amamentação, mas também, para questão da estética feminina.

A prevenção é a melhor alternativa - A secretária municipal de Políticas para Mulheres, Viviane Ferreira, comemorou avanços de políticas públicas nesse segmento e ressaltou a importância de pautas que tem como objetivo a prevenção do câncer de mama. “Estamos aqui para nos comprometer como mulher, mãe e agente político com essa pauta e tantas outras lutas que priorizam a dignidade de todas nós”, afirmou. Viviane enfatizou a relevância do auto exame na prevenção do câncer de mama. “Precisamos nos conhecer e nos apalpar. Essa é a primeira forma de nos conhecermos e de prevenir o câncer”, pontuou.

Dados preocupantes - A ginecologista Dorondina Correia apresentou dados preocupantes relacionados ao câncer de mama, apontado por ela como o tipo de câncer mais incidente entre mulheres. “São 73 mil casos novos por ano”, apontou, destacando ainda que são mais de 170 mil pacientes sendo tratados pelo SUS atualmente. “Temos 182 mil pacientes em tratamentos ativos para o câncer de mama pelo SUS. É a primeira causa de mortes de câncer da população feminina no Brasil”, detalhou. A médica ressaltou também que um grande problema é o alto índice de mulheres que descobrem a doença tardiamente. “Um dado assustador: 50% das mulheres são diagnosticadas quando o câncer está em estágio avançado. Apesar de a gente estar debatendo, da consulta ginecológica oferecida, metade das mulheres é diagnosticada como câncer em estágio avançado”, alertou a médica.

A mulher precisa estar psicologicamente bem pra cuidar da sua saúde – A titular da Delegacia de Mulheres, delegada Christie Correia Santos, lembrou que a Polícia Civil vem trabalhando de forma intensiva para ajudar a proteger e amparar as mulheres. Lembrou que a mulher que sofre agressão, física e psicológica, dificilmente terá condições de cuidar da sua saúde. Ressaltou a importância da campanha do outubro rosa, da prevenção e diagnostico precoce do Câncer de mama e pediu que essa campanha se estenda por todo o ano, “pois mulheres precisam ser amparadas e cuidadas”, falou. Apresentou alguns dados de violência contra a mulher, registrados esse ano na cidade e voltou a afirmas que “a mulher precisa estar bem para cuidar de si mesma”. 

“O Outubro Rosa é um movimento lindo” - Representando a Secretaria Municipal de Saúde, a diretora da Atenção Especializada, Fernanda Maron, iniciou seu discurso externando a sua felicidade em estar ao lado de outros profissionais da saúde discutindo o câncer de mama. De acordo com ela, durante sete anos trabalhou como enfermeira oncológica em uma central de quimioterapia, atendendo diversas pacientes com diagnóstico de câncer de mama. Segundo Fernanda Maron, a prevenção e diagnóstico precoces são muito importantes, porque promove um tratamento mais leve e cirurgias sem tanta mutilações. Ainda em sua fala, disse que o “o Outubro Rosa é um movimento lindo”, que emociona a si mesma e a seus colegas da saúde. Ao concluir, fez um apelo às mulheres: “você, eu, nós, mulheres, se amem, porque quem se ama, se toca”, concluiu.

Outubro Rosa além do câncer de mama - Para a advogada Gabriela Brito, representante da OAB de Vitória da Conquista, o câncer de mama não apenas representa um desafio médico, mas também traz consigo uma série de implicações legais e sociais que afetam diretamente a vida das pacientes. “É crucial abordar não apenas os aspectos clínicos, mas também as garantias de direitos que devem ser asseguradas para proporcionar um suporte abrangente e digno a quem enfrenta essa condição”, destacou a advogada. Ele afirmou ainda que o sistema de saúde deve ser capaz de prover os recursos necessários para enfrentar essa batalha de forma eficaz e compassiva. “Programas de rastreamento e campanhas de conscientização são fundamentais para identificar a condição em seus estágios iniciais, o que aumenta significativamente as chances de sucesso no tratamento e melhora os desfechos a longo prazo. A proteção desses direitos é um passo essencial na busca por uma abordagem completa e humanizada no enfrentamento do câncer de mama”, pontuou.

Mais amor próprio e ao corpo - Alba Rosane Silveira, psicóloga da casa do Amor, ressaltou a importância da discussão e iniciou seu pronunciamento contando como se descobriu o primeiro caso de Câncer de Mama no mundo. Falou sobre a importância das mulheres se cuidarem de forma periódica, comparando o corpo com a casa. “Sempre queremos nossa casa arruma, bonita e nossa casa é nosso corpo, precisamos cuidar e arrumar ele”, contou. Pediu que todas tenham amor próprio e ao seu corpo. Finalizou parabenizando a iniciativa da Câmara. 

Importância do diagnóstico precoce - A mastologista Dra. Isabel Cunha, ressaltou a importância da realização dos exames de rastreio a fim de diagnosticar a doença no estágio mais inicial possível. “Quando tem o seu diagnóstico no início, quando não tem nenhum sintoma, descoberto nos exames de rastreamento a gente consegue falar em cura. O câncer de mama é uma doença altamente curável quando descoberto no estágio inicial da doença”, disse. “A gente está tendo um índice de cura muito alto, a maioria dessas mulheres está tendo a sua cura”, completou a mastologista.

Políticas públicas efetivas - De acordo com a vereadora Márcia Viviane (PT), discutir o câncer de mama é extremamente importante, porque quando a saúde pública realiza campanhas é porque está acontecendo falhas na rotina. Segundo a edil, também é fundamental que a saúde pública tenha políticas públicas eficazes, para que as mulheres tenham acesso diário aos exames, porque o câncer de mama é totalmente curável, tendo uma taxa de cura de 90%. Ainda em sua fala, Márcia Viviane disse que a Câmara Municipal precisa fazer campanhas informativas, mas também deve cumprir o seu papel fiscalizador, porque existe a Lei dos 60 dias, por exemplo, em que o paciente tem o direito de receber o diagnóstico e começar o tratamento nesse período, mas esse tempo não é respeitado.

Níveis de prevenção do câncer de mama - O vereador Augusto Cândido (PSDB), que também é médico, lembrou que a prevenção do câncer de mama é um processo complexo que abrange uma variedade de estratégias em diferentes níveis de intervenção. “Desde a promoção da saúde e a conscientização até a detecção precoce, o tratamento e os cuidados paliativos, cada fase desempenha um papel crucial na luta contra essa condição”, afirmou o vereador, destacando os diferentes níveis de prevenção da doença. Para ele, é essencial compreender os diferentes níveis de prevenção e adotar estratégias abrangentes para combater essa doença. “O diagnostico precoce viabiliza tratamentos mais eficazes e é por isso que estamos aqui para reafirmar a importância da atenção primária, lutar pela atenção secundária para não chegarmos na atenção terciária”, pontuou o edil.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30