Imagem Márcia Viviane faz crítica ao programa Facilita Saúde

Márcia Viviane faz crítica ao programa Facilita Saúde

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTMárcia Viviane

11/10/2023 10:35:00

Na Sessão Ordinária desta quarta-feira, 11, da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), a vereadora Márcia Viviane (PT) iniciou a sua fala parabenizando a Casa Legislativa pela aprovação do Projeto de Lei nº 22/2023, que garante a efetivação do piso salarial da enfermagem.

Ao esclarecer alguns pontos, a edil afirmou que o recurso para pagamento é advindo do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde. “É bom a gente deixar claro que não tem um centavo empregado pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista”, declarou.

Enquanto pautava o recém-inaugurado Facilita Saúde, Márcia Viviane disse que esse programa é uma tentativa de enganar a população, porque não houve ampliação, já que os serviços oferecidos foram implantados na primeira gestão do ex-prefeito Guilherme Menezes.

De acordo com a vereadora, o Facilita Saúde não vai agilizar a saúde da população porque irá funcionar em forma de “turnão” e “aumentou as despesas do município porque o prédio foi alugado por R$45 mil e está sendo pago desde março de 2023”.

Além disso, Márcia Viviane diz ter certeza que esse programa é uma estratégia para retirar a população da regulação, onde se formava uma grande fila, visível para quem passava pelas redondezas da Prefeitura Municipal. A edil também declarou que o Facilita Saúde era uma maneira de esconder as dificuldades de acesso ao serviço de saúde de média e alta complexidade.

Outro assunto pautado pela vereadora foi o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). Segundo a parlamentar, a situação do hospital é complexa, mas o Governo do Estado não deixa de tomar as medidas necessárias para resolvê-la.

Para concluir, fez mais uma crítica referente à saúde municipal. De acordo com a vereadora, os dados contabilizam 72% de cobertura voltada para a atenção primária, no entanto, 80% das pessoas que utilizam a Unidade de Pronto Atendimento (Upa) é de Vitória da Conquista e isso deve ser investigado.