Imagem Audiência Pública debate a criação de um Polo Gastronômico para impulsionar a culinária local

Audiência Pública debate a criação de um Polo Gastronômico para impulsionar a culinária local

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotíciaEdivaldo Ferreira Jr.

12/09/2023 22:26:00


A Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou na noite desta terça-feira, 12, uma audiência pública para discutir e debater a criação dos polos gastronômicos dos bairros Candeias e Brasil. A iniciativa do vereador Edivaldo Ferreira Júnior (PTB) reuniu autoridades, empresários do setor e membros da sociedade civil, todos empenhados em promover o desenvolvimento da culinária local e consolidar o município como um destino gastronômico de destaque na Bahia.

“Neste encontro, tivemos a oportunidade de ouvir diferentes perspectivas e ideias sobre como fortalecer esses polos gastronômicos, promovendo o crescimento econômico, a criação de empregos, a preservação da identidade local e a promoção do turismo. Queremos criar um espaço de diálogo aberto e construtivo, onde todos possam contribuir com suas opiniões, experiências e sugestões”, afirmou o vereador Edivaldo Ferreira Júnior. 

Horário de Funcionamento - O administrador de empresas, André Santana Nogueira salientou a importância  de leis que regem o funcionamento de bares. “Há horários de funcionamento para cada época do ano, alguns lugares podem permitir que os bares funcionam durante a noite toda, enquanto outros podem ter horários de fechamento específicos”. Nogueira afirmou que essas leis podem variar significativamente, e é importante buscar orientação junto às autoridades locais para entender plenamente as obrigações legais específicas que se aplicam ao funcionamento de um bar, para que dessa maneira, o que acontecer, não deva depender de governos ou secretários, mas sim do regramento baseado em lei.

Alternativas para fortalecer o terceiro setor que mais emprega na cidade - O empresário Dante Walter Gusmão destacou a relevância da gastronomia de Vitória da Conquista, sendo reconhecida a nível nacional. Nesse sentido, reforçou a necessidade de se criar alternativas para fortalecer esse setor. “Somos o terceiro setor que mais emprega em Vitória da Conquista. Precisamos discutir políticas públicas para garantir nossa permanência nesse mercado”, declarou. O empresário apresentou uma série de dificuldades que estão culminando com o esvaziamento dos bares locais após as 22h. “Temos consciência do TAC que firmamos junto ao Ministério Público, mas precisamos também da compreensão das nossas autoridades”, afirmou. 

A Contribuição dos músicos - A empresária, Jossi Santana esclareceu a importâncias dos músicos em conhecer os horários de funcionamento dos bares. “É imprescindível entender como é esse funcionamento, sempre temos alguma interferência e principalmente para  evitar conflitos com a administração do estabelecimento”, disse. Santana afirmou a necessidade de em outro momento reunir os músicos atuantes de Vitória da Conquista. “Seria interessante repassar aos músicos, os decibéis necessários, que repertório pode e principalmente ter uma dinâmica de trabalho, para evitar problemas legais e assim contribuir para uma relação harmoniosa com as autoridades locais.

Empenho do Governo Municipal para fortalecer o setor de bares e restaurantes - O coordenador de Cultura de Vitória da Conquista, Alexandre Magno, lembrou que Vitória da conquista é conhecida por sua vibrante vida noturna. Ele apontou as Avenidas Olívia Flores e Frei Benjamim como as mais badaladas da cidade. “Com uma ampla variedade de bares e restaurantes, que oferecem desde a tradicional culinária baiana até pratos internacionais, esses locais se tornaram o point preferido de muitos conquistenses e visitantes que buscam diversão, sobretudo à noite”, destacou. Alexandre respondeu também alguns questionamentos apresentados durante a audiência e enfatizou o esforço do Governo Municipal em oferecer um regramento para esse setor. O coordenador destacou o Plano Municipal de Cultura como exemplo desse empenho do governo em fortalecer o setor de bares e restaurantes da cidade.

A segurança pública é uma responsabilidade municipal - O Secretário de Serviços Públicos, Luiz Paulo esclareceu que o papel do município geralmente exige que os bares obtenham licenças e permissões específicas para operar legalmente. “Nós somos do diálogo, aberto a todas as questões que chegam ao gabinete para chegarmos ao entendimento junto com a polícia militar”, explicou. Paulo afirmou que é um frequentador assíduo dos bares e que visa a melhor forma de cumprir o seu papel. “A segurança pública é uma responsabilidade municipal, e os bares podem ser solicitados a seguir diretrizes específicas para manter a ordem pública e a segurança nas proximidades do estabelecimento”, finalizou. 

Polo Gastronômico como estratégia de crescimento e projeção da cidade - O secretário interino de Desenvolvimento Econômico, Paulo Williams, enfatizou a importância do setor gastronômico para a economia da cidade, destacando que a criação do Polo Gastronômico será um catalisador para o crescimento e a projeção de Vitória da Conquista no cenário turístico regional. O secretário interino demonstrou um claro compromisso em apoiar a iniciativa. “Esse é um tema transversal e de interesse de vários setores”, afirmou Paulo Williams. Que demonstrou ser favorável em sistematizar um regramento específico para esse setor. “A gente precisa estabelecer regras claras e queremos fazer isso ouvindo todos os atores desse setor econômico”, finalizou.

O Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano como  instrumento de planejamento - O Secretário de Mobilidade Urbana, Jackson Apolinário Yoshiura, destacou que o PDDU desempenha um papel importante na organização e regulamentação do ambiente urbano, o que indiretamente afeta o funcionamento de bares. “A expectativa que temos hoje para o plano, é estruturar os diversos bairros e que especialmente estará detalhado no PDDU. Embora o PDDU não esteja diretamente relacionado ao funcionamento de bares, ele desempenha um papel indireto e importante na criação de um ambiente favorável para esses estabelecimentos” e completou pedindo que “vocês acompanhem o andamento do projeto, participem das discussões para que o projeto possa atender as necessidades de vocês”.

Educação para garantir limites e equilíbrio - O tenente coronel PM Silvio Berlink participou do evento representando o Comandante do CPR Sudoeste, Coronel Ivanildo Silva. Ele lembrou que a boa convivência vai além dos limites físicos do estabelecimento. “É crucial considerar a vizinhança e o impacto que o negócio pode ter no entorno. Horários de funcionamento, controle de ruídos e práticas que minimizem incômodos são aspectos a serem levados em conta”, afirmou. Apostando na educação como alternativa para disciplinar esse setor econômico, Berlink destacou a necessidade do cumprimento das normas e regulamentações locais. “As normas e regulamentações, sejam elas relacionadas à saúde, segurança ou alvarás, é um pré-requisito não-negociável. Manter a conformidade garante não apenas a tranquilidade dos clientes, mas também evita problemas legais que podem prejudicar a reputação do estabelecimento”, afirmou.

A área de música não é baderna - O coordenador de posturas e músico Danilo Kiribamba, destacou que a  música desempenha um papel importante na formação da cultura e da identidade de diferentes grupos e sociedades. “Eu não vejo essa área como  baderna, vejo como geração de renda, por muito tempo foi o que colocou comida na mesa da minha família”. Kiribamba salienta também a música como uma forma de entretenimento que traz alegria, diversão e relaxamento para as pessoas. “Por isso eu me divido como músico e coordenador de posturas, mas estamos abertos a construir estratégias e pontos para resolver isso”.

Coletividade e união - O empresário e Digital Influencer, Léo Tavares, lembrou que gestores, funcionários e clientes desempenham papéis fundamentais nesse ecossistema que é o setor de bares e restaurantes. “É através da colaboração e respeito mútuo que se cria um ambiente verdadeiramente acolhedor e gratificante para todos. Precisamos do envolvimento de todos para continuar avançando”, pontuou.




Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30