Imagem Xandó critica condução da Prefeitura nas finanças públicas do município

Xandó critica condução da Prefeitura nas finanças públicas do município

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTAlexandre Xandó

02/06/2023 11:35:00

Durante a sessão ordinária desta sexta-feira, 02, o vereador Alexandre Xandó (PT) iniciou seu pronunciamento afirmando que não vai se render às acusações caluniosas de que os parlamentares de oposição estariam votando contra a cidade.

Xandó ressaltou que a Prefeitura não forneceu um cronograma financeiro da operação do Finisa III, o que é fundamental para apreciar o impacto financeiro nos cofres do município a partir deste empréstimo, no entanto, o vereador informou que 40% do orçamento público de Conquista será dedicado para pagamento de dívidas e só em 2033, haverá uma redução para abaixo de 30%.

O parlamentar afirmou que há inconsistências nas informações do poder de endividamento do município e em 2023, a despesa da Prefeitura vai se elevar para aproximadamente 70 milhões de reais, enquanto a soma dos investimentos em habitação, saneamento, transporte, cultura e agricultura dá 61 milhões. “A Prefeitura não tem planejamento, não tem compromisso a longo prazo”, afirmou, e criticou a não-conclusão da licitação do transporte público e nesta semana um novo contrato emergencial foi firmado no valor de 60 milhões de reais para as empresas Rosa e Atlântico.

Xandó destacou que o rombo será financiado pela população, com 5 milhões de reais arrecadados pela taxa de lixo e outros 20 milhões só no aumento do IPTU. Por fim, o vereador relatou que os empréstimos anteriores deveriam ter sido utilizados para a reforma do Ginásio de Esportes Raul Ferraz, asfaltamento completo do bairro Renato Magalhães, construção do Parque Ambiental, e criticou os terrenos que estão sendo utilizados para pagar uma dívida que não foi condenada.