Imagem Valorização dos artistas e tradição do forró são defendidas em sessão especial na Câmara Municipal

Valorização dos artistas e tradição do forró são defendidas em sessão especial na Câmara Municipal

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresSessão EspecialNotícia

31/05/2023 11:50:00


Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 31, na Câmara de Vereadores uma sessão especial em homenagem às tradições juninas, o forró e tudo que envolve os festejos do mês mais animado do Nordeste. A proposta é da vereadora Lúcia Rocha (MDB) e reuniu vereadores, artistas e gestores públicos da cultura. 


As comemorações de São João e São Pedro movimentam o Nordeste, gerando emprego e renda com as programações culturais. Durante a sessão, foram entregues homenagens a forrozeiros do município. 

Necessidade de reverenciar a indústria do forró – Proponente da sessão, a vereadora Lúcia Rocha (MDB) iniciou seu pronunciamento lembrando o projeto de lei, de sua autoria, que institui a Semana Municipal de Fomento e Difusão do Forró e afirmou que é preciso reverenciar os forrozeiros pela sua luta em defesa da cultura popular nordestina. A parlamentar destacou que falar de forró também é falar sobre o retrato das alegrias e amarguras do povo do Nordeste do Brasil e salientou que há toda uma indústria em torno desse ritmo, que gera renda o ano inteiro e está presente no cotidiano de cidades grandes, médias e pequenas.

Melhor festa do Brasil – O secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Xangai, parabenizou os dançarinos Lara Vieira e Vinícius Gomes pela apresentação de forró durante a sessão e ressaltou a importância da sessão para valorização do estilo e, consequentemente, da cultura nordestina. “Valorizar o que os meninos que tocam e cantam e proporcionam a festividade junina, a festa mais maravilhosa do Brasil”, disse.  Xangai ainda parabenizou a vereadora Lúcia Rocha (MDB) pela realização da sessão.

O Forró é sagrado – O representante do Conselho Municipal de Cultura, Jeremias Macário, ressaltou a importância do forró e lembrou que sua existência é sagrada para o povo nordestino. “O nosso forró é uma festa sagrada. Teve um surgimento a partir dos anos 1930 e a partir dos anos 1950 se popularizou com Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Sivuca e Marinês”, lembrou Macário.

Ainda em seu pronunciamento, o presidente do Conselho de Cultura cobrou investimentos para a área. “Nós não vivemos apenas de calçamentos, viadutos, asfaltos. A cultura também faz parte da nossa vida, é a nossa alma. Sem arte não tem vida”, disse. “É importante ter calçamentos, mas eu acho que devemos olhar também pela nossa cultura”, complementou ele.

Tem que respeitar – O forrozeiro Maildo Nogueira destacou que é importante debater a cultura musical, em especial, o forró. De acordo com o artista, “tem gente que só dá oportunidade e valoriza os músicos na época junina”. Para ele, isso não deveria acontecer porque os forrozeiros são profissionais e deveriam tocar durante o ano inteiro, porque além de tratarem a música com responsabilidade, também precisam sobreviver. 

Segundo Maildo, o que caracteriza e simboliza o forró tradicional é a sanfona, o triângulo, a zabumba e o pandeiro. Ele ainda lamentou que “outros estilos estão tomando conta do forró”. Em sua fala, o músico pediu respeito aos artistas do segmento, inclusive aqueles quem fazem forró estilo voz e violão. O artista agradeceu a vereadora Lúcia Rocha pela iniciativa da sessão e à Prefeitura Municipal pela abertura de editais que possibilitarão a contratação de músicos.

Valorização do forró não só no São João – O professor de forró Vinícius Gomes, representante da Escola de dança Aconchego, refletiu sobre a importância da realização da sessão especial, agradecendo a vereadora Lúcia Rocha pela iniciativa. Nesse sentido, o artista cobrou que o reconhecimento da cultura do forró, em nosso município, precisa ocorrer durante o ano todo, não somente no mês das festas juninas. Para ele, junho é uma época maravilhosa para festejar Antônio, João e Pedro, a cultura do nordeste como um todo. No entanto, a valorização dos artistas que difundem essa tradição, não só os cantores, mas todos os que amam essa cultura, deve ser contínua. Vinícius propôs a realização de um Festival de Forró na cidade, uma forma de atingir esse objetivo.

Ele também apresentou os projetos que faz parte, como a Escola Aconchego, que ensina os conquistenses a dançar forró há cinco anos, o Roda de Forró e o Trio Aconchego, que levam o forró pé de serra, com toques de modernidade, por todos os cantos da cidade durante o ano inteiro, há oito anos. Por fim, o professor Vinícius agradeceu aos presentes na sessão e pelo convite recebido, desejando a todos um bom São João.

Feira nordestina – Tonho do Baião de Dois falou da tradição do forró, da riqueza do ritmo e dos temas abordados. Ele avalia o São João como a melhor festa do país e que movimenta a economia em toda a região. O artista defendeu os músicos dos estilos e também propôs a realização de uma feira nordestina no Centro Cultural Glauber Rocha, uma forma de valorizar e divulgar a tradição nordestina. 

A importância da Câmara Municipal na fomentação da cultura popular - O produtor cultural Vadinho Barreto destacou a importância desse debate, enfatizando o forró como elemento de identificação do povo nordestino. Falando sobre sua trajetória profissional, demonstrou gratidão a outros artistas que fomentam a cultura, citando como exemplo o atual secretário municipal de Cultura, Xangai. Vadinho ainda falou sobre a importância da Câmara Municipal na valorização dos artistas locais. “Debates como esse são de extrema importância para aqueles que atuam no segmento cultural”, afirmou. Ele encerrou sua participação parabenizando o Governo Municipal pelo credenciamento de artistas locais para contratação ao longo do ano.

Valorização dos forrozeiros locais – O vereador Subtenente Muniz (Avante) agradeceu aos forrozeiros por proporcionarem alegria e diversão à comunidade e ressaltou que o forró é uma tradição que precisa ser mantida. O parlamentar destacou que vem de uma família de músicos ligados ao ritmo e criticou a prática de algumas prefeituras em cidades menores que contratam um artista por R$ 700 mil reais no São João, enquanto centenas de artistas locais recebem valores muito menores a partir de editais.

Fomentar a cultura tradicional – Em seu discurso, o vereador Ricardo Babão (PCdoB) relatou que trabalhou na Secretaria de Cultura entre 2009 e 2010 e sabe das dificuldades. Segundo o edil, é necessário conseguir mais recursos e emendas parlamentares não somente para obras, mas também, para a cultura de Vitória de Conquista. “É preciso que o governo do estado tenha um olhar melhor para a cultura”, disse.

Conforme dito pelo edil, por fazer parte da bancada de apoio do governador Jerônimo Rodrigues (PT), vai tentar trazer algum recurso ainda para os festejos juninos deste ano. “Não se pode pensar em sigla partidária, se é oposição ou situação, nós temos que pensar no povo”, declarou. Ainda em seu discurso, o vereador disse que é preciso fomentar a cultura e tradição do forró pé de serra em Conquista. Para concluir, disse que o seu mandato realizará o São João na Roseira e em Nova Sorte, Zona Rural.

Prioridade para artistas locais - O vereador Edjaime Rosa Bibia (MDB) destacou que, assim como os artistas mais famosos, os artistas locais também geram renda para o município. “Os grandes artistas trazem investimentos e renda para nossa cidade e vocês também. Vamos cobrar que dê a preferência para os conquistenses”, garantiu Bibia. 

Ainda em seu pronunciamento, Bibia ressaltou que a Câmara está de portas abertas para discutir Cultura. “Eu sou apaixonadíssimo pelo São João. Esse vereador ajuda todos os povoados de Vitória da Conquista. No que depender da Câmara de Vitória da Conquista, as portas estão abertas para debater a Cultura”, concluiu.

 

 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30