Imagem Alexandre Xandó diz que reajuste salarial precisa ser para todos os professores

Alexandre Xandó diz que reajuste salarial precisa ser para todos os professores

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTAlexandre Xandó

24/05/2023 10:30:00

Na Sessão Ordinária desta quarta-feira, 24, realizada na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), o vereador Alexandre Xandó (PT) iniciou seu pronunciamento dizendo que na última Sessão Ordinária, 19, em que a Casa Legislativa estava lotada de professores, houve muitos discursos bonitos, no entanto, hoje não viu nenhum parlamentar pautando essa classe trabalhadora.

De acordo com o edil, em 2022, a Prefeitura Municipal fez um falso reajuste para os trabalhadores e neste ano, o mesmo aconteceu, porque “apresentou uma mudança em que vai reduzir o interstício de 8,98% para 0%”. Conforme dito por Xandó, o reajuste da Lei do Piso Salarial, criado pelo PT, precisa ser aplicado para toda a categoria, mas a prefeitura quer aplicar apenas para os professores com menos de quatro anos de carreira, o que representa menos de 30% da categoria.

“O Simmp está convocando uma nova mobilização e o nosso mandato está ao lado dos professores. A Prefeitura precisa aplicar o piso para toda a categoria, porque se não, está descumprindo com a lei que é o plano de cargos e salários do município de Vitória da Conquista”, disse.

Outro assunto pautado pelo vereador foi a questão dos terrenos da Prefeitura. Segundo Xandó, esse tema foi retirado da pauta da CMVC, mas ele soube que está tendo algumas articulações para esse assunto retornar.  Conforme dito pelo edil, existe um processo judicial que trata sobre a questão dos terrenos e até o momento, não houve nenhuma condenação da Prefeitura Municipal.

“Este processo estava no início, um processo de 2020, em que a primeira contestação da Prefeitura é dizendo que é contra aquela ação e depois apresentou um acordo para entregar de bandeja os terrenos”, afirmou. Ainda, o vereador disse que esse processo possivelmente já prescreveu e pode acarretar em um crime de responsabilidade.

Além disso, o vereador também sugeriu uma Moção de Repúdio ao coordenador de Esporte, Luciano Pina, que ao ser questionado sobre a situação do Estádio Edvaldo Flores por um blogueiro, referiu as seguintes palavras: “mande sua mãe cuidar”. Segundo Xandó, se um vereador falasse isso, certamente perderia o mandato e nada aconteceu com o coordenador. Por fim, questionou os colegas, porque a CMVC já emitiu Moção de Repúdio ao beijo gay do Superman e a um vereador de Curitiba. “Quero ver se não vai repudiar”, concluiu.