Imagem Nildo Freitas exige que haja intérprete de Libras nas sessões da Câmara, lei existe e não é cumprida

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPSCNildo Freitas

28/04/2023 11:05:00

Durante a sessão ordinária realizada nesta sexta-feira, 28, na Câmara Municipal, o vereador Nildo Freitas (PSC), destacou a importância da audiência pública, ocorrida na noite da última quinta-feira, 27 de abril, em que foi comemorado o aniversário de 21 anos da promulgação da Lei de Libras no Brasil.

O parlamentar destacou que durante o evento, além de comemorar esta data, houve discussões importantes a respeito das conquistas alcançadas pela comunidade surda com esta legislação, mas que ainda há muito o que avançar. Nildo alertou que é necessário buscar alternativas em que a inclusão aconteça na prática e não apenas no discurso ou no papel.

O vereador informou que apresentará projetos de lei para apreciação dos colegas, em que indicará que a Prefeitura de Conquista insira a disciplina de Libras na grade curricular da Rede Municipal de Ensino; que os bancos da cidade tenham um funcionário intérprete de Libras para atender aos surdos que necessitem desses serviços, bem como em outras instituições do município, que devem se preparar, segundo o vereador, para atender à comunidade surda conquistense. Somente assim, Vitória da Conquista será de fato inclusiva, garantiu o vereador.

Nildo também exigiu que a Lei de autoria do vereador Adinilson Pereira (MDB), que garante que haja um intérprete de Libras em todas as sessões da Câmara, seja cumprida, para que os surdos tenham o seu direito de participar das ações realizadas na Casa. O vereador tem um intérprete de Libras que traduz todos os seus pronunciamentos aos surdos, mas é preciso, segundo o parlamentar, que isso seja comum a todos os seus colegas e exigiu o cumprimento da lei.