Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotíciaValdemir Dias
10/04/2023 22:28:00
Na noite desta segunda-feira, 10, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realizou uma Audiência Pública em celebração ao Dia do Espiritismo, data instituída no Calendário Nacional e Municipal pelas Leis Nº 14.354/2022 e 1.079/2017. Fruto da iniciativa do mandato do vereador Valdemir Dias (PT), a audiência contou com a participação de lideranças religiosas e representantes da sociedade civil.
Na abertura, Valdemir Dias destacou as qualidades da Doutrina Espírita para a humanidade. “Uma Doutrina que trouxe uma profunda repercussão no pensamento e na visão de vida de considerável parcela da Humanidade, desde 1857”, disse ele lembrando o ano de lançamento da primeira edição de O Livro dos Espíritos, escrito por Allan Kardec, decodificador da doutrina.
Amor e Respeito - A Diretora da Creche-Escola Lar da Criança Meimei, Valdira Araújo, ressaltou a importância da infância para a comunidade espírita, porque essa faixa etária é necessária e imprescindível, sendo um período para aperfeiçoar, ao lado do amor e respeito.
Araújo afirma que “o pão nosso de cada dia não é apenas o café e almoço, é também a ideia e o sentimento”. Segundo a diretora, essa ideia aliada a uma educação integral visa construir um alicerce sólido, um processo que vai além de doar o saber, porque “tem como finalidade prestar assistência material, moral, pedagógica e espiritual à criança”, afirma.
“O Céu na Terra” – O diretor do Lar de Idosos Nosso Lar, Enéias Trindade, ressaltou que a Doutrina Espírita convida a todos para a construção de um paraíso na Terra. “O céu se faz aqui na terra é a isso que a doutrina nos convida”, disse ele se referindo aos trabalhos sociais. “Nós pedimos que a sociedade se movimente, que nós espíritas nos movimentemos”, completou ele.
Papel do apoiador - Representando os apoiadores do Trabalho Social, Jorge Chiacchio, assegurou que é uma alegria ter uma data que festeja o Dia do Espiritismo. “O papel do apoiador é o trabalho mais simples que tem, tranquilo de se realizar. Segundo ele, o trabalho mais complexo é realizado no cotidiano, na creche, no lar, nos centros espíritas.
Honrada em representar a juventude – A coordenadora de Juventude da União Espírita de Vitória da Conquista e do Conselho Regional 10, Ivick Leite, ressaltou a sua satisfação em representar a Juventude Espírita na audiência. “É uma honra estar representando a Juventude Espírita”, disse ela.
Liberdade Religiosa - Na condição de representante da União Espírita, Erick Menezes, pontuou a importância simbólica do Dia Municipal do Espiritismo. “Nós sabemos que os países que fazem parte do chamado mundo Ocidental, desde as revoluções liberais, instituíram o modelo de estado de direito que tem como um de seus pilares, a separação do estado e religião”, pontuou.
Ele destacou que essa separação não é somente parte da secularização, mas também, uma impulsionadora. Dessa maneira, a liberdade religiosa é protegida como um direito humano, em que todos devem ser livres para expressar e cultuar qualquer religião, visando garantir o pensamento independente dos indivíduos e o respeito às suas tradições.
Pessoas melhores - O coordenador do Conselho Regional Espírita 10, Carlos Henrique Britto, destacou que a data de 18 de abril é uma alusão ao lançamento de O Livro dos Espíritos. “Estamos a comemorar no dia 18 de abril os 166 anos de publicação de O Livro dos Espíritos, uma obra que nos revela leis universais que podem ser estudadas averiguadas por todos”, disse ele, ressaltando que o espiritismo é uma doutrina que se baseia na Ciência e tem como objetivo a promoção do desenvolvimento humano. “O Espiritismo nos propõe que sejamos pessoas melhores”, explicou ele.
Lei do Progresso - Ainda na audiência pública, o professor Wesley Piau, proferiu uma palestra a respeito da Lei do Progresso, uma das dez “Leis Morais” apresentadas por Allan Kardec em O Livro dos Espíritos. De acordo com Kardec, há duas espécies de progresso: o progresso intelectual e o progresso moral, que exercem apoio mútuo.