Viviane Sampaio critica majoração do IPTU 2023
Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTMárcia Viviane
31/03/2023 11:05:00
Na manhã desta sexta-feira, 31, durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), a vereadora Viviane Sampaio (PT) iniciou seu discurso parabenizando os 23 anos do Banco do Povo, a serem completados no dia 3 de abril. Segundo a edil, esse banco começou suas atividades no município conquistense e, atualmente, está presente em 11 localidades.
“O Banco do Povo foi uma iniciativa do ex-prefeito Guilherme Menezes, em 2002, com o objetivo de oportunizar carta de crédito para micro e pequenos empreendedores”, disse. De acordo com Viviane Sampaio, quase 74% dos empréstimos concedidos pelo Banco do Povo são para as mulheres empreendedoras.
Outro assunto pautado pela vereadora foi a situação territorial entre Anagé e Vitória da Conquista. A edil parabenizou, inclusive, a recente criação de uma comissão temporária para tratar sobre esse assunto. Em tom de crítica, Sampaio disse que “para a Prefeitura de Anagé está muito confortável ter esses povoados contando no seu mapa territorial, recebendo o Fundo de Participação dos Municípios e os serviços serem prestados pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista”
Majoração do IPTU - De acordo com Viviane Sampaio, o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de algumas residências aumentou em aproximadamente 200% neste ano se comparado com 2022. Para ela, é injusto que o imposto seja majorado e Vitória da Conquista tenha ruas escuras, com falta de medicação e médicos nos postos de saúde, dentre outros.
Conforme dito pela vereadora, o orçamento do município é mais de R$ 1,5 milhão e não tem benefícios para o povo. Viviane Sampaio diz que essa situação é falta de competência da gestão do Poder Executivo atual e a população está certa em reclamar da majoração do imposto. Por fim, a edil pediu para que esse aumento no IPTU seja revisto e a cobrança com desconto seja estendida por mais um mês, como foi pedido pelos vereadores Edivaldo Ferreira Júnior (PTB) e Fernando Jacaré (PT).