Imagem AUDIÊNCIA PÚBLICA: Câmara Municipal comemora 28 anos do IFBA campus Vitória da Conquista

AUDIÊNCIA PÚBLICA: Câmara Municipal comemora 28 anos do IFBA campus Vitória da Conquista

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotíciaFernando Jacaré

01/12/2022 22:10:00


A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realizou na noite desta quinta-feira (01) uma Audiência Pública em comemoração aos 28 anos do Instituto Federal da Bahia (IFBA) campus Vitória da Conquista. Com iniciativa do vereador Fernando Jacaré (PT), a celebração se iniciou com o vídeo de ex alunos da Instituição e com apresentação da aluna Lívia Borges que fez um recital de piano. 

O IFBA campus Vitória da Conquista completou 28 anos no último sábado, 26, e é um instituto de educação que atende várias áreas do conhecimento, desde o Ensino Médio ao Ensino Superior. Na modalidade integrada são ofertados cursos em Eletromecânica, Eletrônica, Informática e Meio Ambiente. Para o ensino subsequente estão disponíveis Informática, Edificações, Eletromecânica e Segurança do Trabalho. No Ensino Superior oferta Engenharia Civil, Ambiental, Elétrica, Sistemas de Informação e Licenciatura em Química.     Estiveram presentes representantes da sociedade civil, além de autoridades públicas e do deputado Estadual José Raimundo Fontes (PT).

O proponente da Audiência, vereador Fernando Jacaré (PT) iniciou a fala ressaltando o orgulho e a satisfação em realizar essa Audiência em comemoração aos 28 anos do IFBA campus de Vitória da Conquista. “É com satisfação que realizamos essa Audiência para homenagear algumas figuras importantes que fazem parte desta importante Instituição. O legado do IFBA para Vitória da Conquista é muito grande, diante da grandeza desta instituição percebemos que, muitas vezes, o instituto não tem a divulgação que deveria ter, por isso a importância desta Audiência”, disse. Por último, o vereador salientou o respeito e a representação que o IFBA tem para toda a região de Vitória da Conquista: “São 28 anos de muitas histórias e conquistas, por isso é fundamental valorizar e buscar o melhor para o IFBA em todos os seus âmbitos, bem como  para a região de Vitória da Conquista”.

Nosso trabalho é formar cidadãos críticos  - O Diretor do IFBA, Felizardo Adenilson Rocha, ressaltou a importância de celebrar data. “São 28 anos de serviços prestados à sociedade, tanto local como regional. Nosso instituto oferta de cursos de formação inicial, técnicos, graduação e pós graduação. Temos mais de 2600 alunos, 140 docentes, 50 técnicos administrativos e 80 terceirizados. Nossa história começa com a implantação do CEFET, que posteriormente passa a ser o IFBA. Conseguimos superar desafios para aumentar a nossa estrutura para atender a todos dentro da missão de forçar cidadãos que impactam a sociedade”, contou, lembrando que chegou em Julho de 2010 e o primeiro desafio foi iniciar um curso novo com todas as dificuldades. “De lá para cá ocorreram grandes transformações e desafios e só conseguimos isso unidos em torno da educação, que é tão importante. Nosso trabalho é formar cidadãos críticos e participantes ativos na vida da sociedade, nos lembrando sempre que somos a única instituição na zona oeste da cidade, um equipamento público, que gera perspectivas de um futuro melhor para todos”. 

A ampliação das perspectivas pessoas e profissionais dos nossos estudantes em grande parte se dá pela formação dos nosso corpo que busca valorizar a ciência, arte, cultura, pautado sempre pela ética, cidadania da educação’, afirmou. E finalizou dizendo que ‘o nosso trabalho mostra que é possível dentro do ensino público, realizar uma educação referenciada, transformadora de realidades, que educação é esperança, mesmo nos últimos tempos tendo sido vitimas de diversos cortes de verbas do governo federal, a última, inclusive, hoje, como presente de aniversário. Como se diz no ditado, aproveitando a copa do mundo,  haja coração”. 

Rememorar é trazer laços simbólicos de identidade - O Deputado Estadual José Raimundo Fontes (PT), em sua fala chamou a atenção dos presentes para a importância da rememoração como forma de construção da identidade e dos laços de pertencimento. “É importante que tenhamos a memória em nossa cultura para que debates tão importantes como, por exemplo, o debate sobre a consciência negra não se perca, mas que sejam refletidos pela sociedade atual.  Rememorar a trajetória do IFBA é de suma importância para a construção da identidade e laços de pertencimentos desta importante Instituição”, disse. O deputado falou também sobre as articulações com o governo Federal e Estadual para trazer benefícios e consolidar a atuação dos Institutos Federais, e salientou a importância da ciência como fomentador social. “É preciso reafirmar os valores da ciência. A nossa ciência é nordestina, temos tantos autores e cientistas baianos e sabemos que a educação transforma realidades”, destacou. Por último, o político falou sobre a alegria em fazer parte das comemorações dos 28 anos do Instituto Federal da Bahia campus Vitória da Conquista. “Um privilegio está aqui”, finalizou.

Vida longa ao Campus, Vida longa ao IFBA – O Prof. Dr. Manoel Nunes, em sua fala, relembrou um pouco da história do Instituto. “Nós que convivemos neste campus temos uma ideia do que somos hoje, mas a história nos convoca a pensar sobre nossas origens, para compor a nossa identidade”, disse, afirmando que “quando se fala na história o nosso campus, não podemos deixar de falar da antiga unidade de Vitória da Conquista. Foi uma época bastante difícil e complicada. Quem vê as placas comemorativas que temos aqui pelo campus pensa que a história começou em 1994, mas não foi assim. A nossa história se deu a partir de 1989 numa solenidade que estavam presentes Murilo Hingel, então Ministro da Educação, o prefeito Pedral Sampaio e o Diretor da Escola Técnica Federal da Bahia,  Roberto Tripodi, além de outras autoridades”.

Segundo o professor, “no desenrolar dessa história, a Câmara Municipal foi muito importante para o surgimento do campus, pois aprovou o projeto da Prefeitura, autorizando a mesma a receber essas verbas e enviando como representante da cidade o vereador Edivaldo Ferreira para atuar junto as autoridades federais cobrando o andamento das obras. Deputados Estaduais e Federais se uniram a esse trabalho da Câmara”. Continuou sua fala lembrando que “surgimos no período em que o então presidente José Sarney quis ampliar o ensino profissionalizante para o interior, porque até então a grande maioria era nas capitais”. Manoel disse ainda, que “quando leio a história dessa instituição eu fico pensando como aquelas pessoas conseguiram levar a frente esse projeto. Foi muito difícil”. E finalizou dizendo que “com o passar dos tempos crescemos, nos fortalecemos, nos transformamos no CEFET e posteriormente no IFBA. Nossa história é assim.  Lutando para sobreviver. Chegamos a maturidade, com muita luta.  Vida longa ao Campus, Vida longa ao IFBA”.

No final foram homenageados com Menção honrosa ao Ex-diretor Paulo Marinho, a servidora Otaviana Brito de Sousa, o professor Rui Pereira Santos, a servidora Mônica Souza Moreira, o servidor Liojes de Oliveira Carneiro, o servidor Maribaldo Silva Ramos, o servidor Adriano Reis Prudêncio Azevedo, a servidora Isis Costa D’Eça, o servidor professor Dr. e Maestro Marcos de Souza Ferreira a servidora professora Selma Rozane Vieira, além do professor Everard Lucas Cardoso e o ex-aluno e ex-servidor Cássio Viana Santos.

 

 

A audiência foi transmitida na íntegra pela Rádio Câmara FM, 90.3.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30