Logo da Câmara de Vitória da Conquista
Imagem Audiência pública debate Orçamento Municipal para 2023

Audiência pública debate Orçamento Municipal para 2023

Câmara de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotíciaLuciano GomesPCdoBComissão de Legislação, Justiça e Redação FinalComissão de Orçamento e FinançasLei Orçamentária Anual (LOA)

21/11/2022 15:55:00


Foi realizada na tarde desta segunda-feira (21), no Memorial Câmara, uma audiência pública que discutiu a Lei Orçamentária Anual referente a 2023. A iniciativa é da Comissão de Finanças e Orçamento (CFO), presidida pelo vereador Luciano Gomes (PCdoB).

Participaram desse debate o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, Luciano Gomes, o representante da secretária de Governo, Joaldir Souza Rocha, o secretário de Transparência e Controle, Mateus Novais e o secretário de finanças, Jonas Sala 

O vereador Luciano Gomes (PCdoB) abriu a audiência relatando a importância da discussão, que segundo ele, cumpre a legislação, que pede a realização das audiências “no intuito de planejarmos o que deve ser feito pelo município” e lembrou que no orçamento também entram as emendas impositivas dos vereadores: “espero que essas emendas sejam aplicadas conforme destinadas por nós, vereadores”, concluiu.

Representando a secretaria de Governo do município, Joaldir Souza Rocha falou sobre a Lei Orçamentaria e a importância da audiência pública para levar informação à população. Citou o planejamento como sucesso das ações e completou lembrando que a LOA é “um planejamento para que se priorize o melhor para a população” e colocou a secretaria a disposição de todos. 

O secretário municipal de Transparência e Controle, Mateus Novais, iniciou sua fala pautando a importância de discutir a LOA 2023, porque foi um trabalho iniciado em 2017, pelo ex-prefeito Herzem Gusmão, e continuado pela prefeita Sheila Lemos (UB) com dedicação. Segundo o secretário, o novo orçamento prevê o complemento das necessidades mais urgentes do município, porque o dinheiro precisa chegar na ponta. Novais também convidou a população para verificar o Projeto de Lei orçamentário de 2023. Ainda, expressou seu contentamento em participar da primeira audiência da LOA transmitida pela Rádio Câmara. Por fim, colocou a secretaria à disposição.

Jonas Sala, secretário de finanças do município, ressaltou a importância da parceria entre a Câmara e a Prefeitura. “Devemos andar juntas de forma que os serviços sejam realizas em prol da comunidade”.  Também disse que a Legislação foi sábia em colocar os dois poderes trabalhando juntos na fiscalização de recursos. Sala explicou que são mais de R$ 1 bilhão e meio de reais para 2023. “A prefeitura é o maior prestador de serviços da cidade. Só saúde e educação levam boa parte dos recursos” e explicou como o Executivo recebe esses recursos e como são aplicados. “A audiência serve para estimar as receitas e fixar despesas baseadas nas necessidades. Todo planejamento esta sujeito a variações, isso é normal, mas as grandes linhas desse planejamento é que devem ser seguidos”, finalizou.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Online
Live Online

Sessao Ordinária

Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Novembro 2022
18

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30