Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaLúcia RochaMDB
18/11/2022 10:15:00
Na sessão desta sexta-feira, 18, da Câmara Municipal, a vereadora Lúcia Rocha (MDB) repudiou os casos recentes de feminicídio ocorridos em Vitória da Conquista e em outras cidades da região. “Vítimas inocente serem assassinadas por homens que acham que tem direito sobre a nossa vida. Essas são muitas vezes tragédias anunciadas, onde elas procuram a ajuda do estado, que não consegue assegurar o direito à vida dessas mulheres. O Judiciário precisa repensar e penalizar com muito mais rigidez sobre esse tema”, afirmou.
Lúcia parabenizou a Bancada de Oposição por propor a criação da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Casa. Ela avalia que a comissão conseguirá atuar de forma efetiva na defesa do direito à vida das mulheres. Em sua fala, a vereadora cobrou da Prefeitura Municipal a implantação da Casa Rosa. Ela lembrou que a aprovação do projeto data de 2020, mas até agora não se sabe qual a situação do projeto que prevê um espaço para abrigar mulheres vítimas de violência.
A parlamentar relatou visita à reserva ambiental do Poço Escuro, onde observou necessidades como revitalização, mais segurança e proteção aos animais silvestres que habitam a reserva. Ela frisou que o Poço Escuro tem grande potencial para o turismo, mas necessita de um olhar mais atento da gestão municipal.
Lúcia voltou a defender projeto de sua autoria que propõe a criação da Campanha Energia Limpa, de incentivo à adoção da energia solar. Ela avalia que o projeto sendo aprovado vai diversificar a matriz energética do município, imprimindo mais sustentabilidade, além de atrair empreendimentos que utilizam esse tipo de energia.
Por fim, ela se solidarizou com o colega Orlando Filho (PRTB) que enfrenta um processo judicial no qual já existe decisão pela cassação de seu mandato.