Viviane Sampaio lamenta feminicídio e defende políticas de combate à violência doméstica
Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTMárcia Viviane
16/11/2022 10:25:00
Na sessão desta quarta-feira, 16, da Câmara Municipal, a vereadora Viviane Sampaio (PT) lamentou a morte de Daiana Santos Guimarães, de 21 anos, vítima de feminicídio. A jovem não resistiu a um brutal ataque de marretadas. O suspeito do crime é o namorado. A parlamentar frisou que é preciso políticas públicas efetivas para enfrentar a violência contra mulheres e ressaltou que a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), realizada no último domingo, abordou o ciclo da violência doméstica numa questão.
A edil cobrou da Prefeitura Municipal a execução das emendas impositivas, instrumento pelo qual os vereadores indicam ações, projetos e obras que o governo é obrigado a executar. Segundo Viviane, desde a aprovação desse mecanismo, em 2016, “essa Casa é desrespeita” porque a prefeitura não executa nenhuma emenda impositiva.
Ela afirmou que aguarda uma posição do governo municipal sobre o tema, especialmente em relação ao orçamento de 2023. Viviane lembrou que a Câmara e os mandatos trabalham para elaborar as propostas que acabam não sendo executadas pela prefeitura.
Sampaio também apontou o que considera falta de planejamento da prefeita Sheila Lemos (União). A gestora está pedindo um remanejamento orçamentário de R$ 27 milhões para pagar salários de servidores. Para Viviane, “um ou outro ajuste” nas contas é aceitável, mas um valor significativo como o solicitado requer explicações. A vereadora quer saber quais obras e instalações deixarão de ser executadas para se cobrir o rombo na folha. Segundo ela, os servidores devem ficar atentos à falta de planejamento da gestão, porque têm impacto direto na categoria.