Imagem AUDIÊNCIA PÚBLICA: Câmara comemora 54 anos do Movimento Familiar Cristão

AUDIÊNCIA PÚBLICA: Câmara comemora 54 anos do Movimento Familiar Cristão

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresAudiência PúblicaNotíciaValdemir Dias

25/10/2022 22:38:00


Foi promovido na noite desta terça-feira, 25, pela Câmara Municipal uma audiência pública em comemoração aos 54 anos do Movimento Familiar Cristão (MFC). A homenagem é uma iniciativa do vereador Valdemir Dias (PT). O  movimento foi fundado no Uruguai na década de 1950 e se constitui como uma sociedade civil que promove ações através de atividades que promovam a defesa dos direitos sociais. Em Vitória da Conquista, o MFC está presente desde 2007. A Câmara Municipal aprovou por meio da Lei nº 1665/2009, o dia do Movimento Familiar Cristão, a ser comemorado anualmente no dia 31 de outubro.


Valdemir Dias (PT) – O proponente da Audiência, vereador Valdemir Dias (PT), iniciou o discurso saudando os presentes e divulgou um vídeo com as principais atividades realizadas pelo MFC em Vitória da Conquista, ele falou ainda sobre a honra em participar do MFC: “Há 32 anos tenho a honra de estar nesta caminhada junto com vocês. Tantas pessoas que passaram por essa caminhada, e outros que ainda estão. Estou muito alegre hoje por comemorarmos através dessa  audiência os 54 anos do Movimento Familiar Cristão”, disse.

“O futuro da humanidade passa pelas nossas famílias” - Iniciaram a primeira fala na Audiência Pública o casal Rubens e Rosana Carvalho, coordenadores estaduais do MFC. Rosana Carvalho ressaltou que “é bom estar neste evento para celebrar esses 54 anos nesta casa, neste local que faz parte da história da nossa cidade. Já Rubens Carvalho trouxe uma reflexão sobre empatia. “Pensemos que nesse trilhar dos 54 anos do MFC ele se preocupou em formar e desenvolver o humano que existe nas pessoas. Atendendo as necessidades primordiais das pessoas”, ressaltou, contando que “nessa caminhada nós conseguimos formar nossas equipes, nossa estrutura, nossa representação diante da comunidade, fruto do esforço de nossos membros”. E convidou o Legislativo municipal: “Precisamos do apoio dessa casa para legislar em prol das famílias, o maior tesouro da humanidade”.  Finalizou lembrando que “nesse período de pandemia tivemos a oportunidade de alimentar muitas famílias, mas ainda temos muitas famílias passando fome. Elas não deixaram de passar fome. Precisamos conseguir com que nossa ação enquanto MFC tenha significado. Continuamos lutando para que a família seja Sal e Luz para o mundo que vive na escuridão”.

Conquista tem um papel importante na motivação e sustento do MFC - Os Coordenadores estaduais do MFC, o casal Gildásio Oliveira e Valdirene Oliveira iniciaram a fala agradecendo a oportunidade de comemorar de forma honrosa os 54 anos do  Movimento Familiar Cristão, através da Audiência Pública: “É uma honra para a gente está aqui”, disse Gildásio Oliveira. De acordo Valdirene Oliveira, Vitória da Conquista tem um papel muito importante na motivação e sustento do MFC. “Queremos parabenizar Vitória da Conquista por tudo que tem feito pelas famílias através do MFC. Hoje temos 31 casais em Conquista e nos sentimos muito honrados em está aqui com vocês”, disse. Por último, a coordenadora falou sobre o real sentido do trabalho do Movimento Familiar Cristão, relatando que “o elo que nos mantém é o  amor de Deus e da sagrada família. Sabemos que as nossas famílias precisam do pão e de ajuda, mas a maior necessidade da família atual é a palavra e o espirito, e esse é o nosso papel”, encerrou.

“Estamos aqui para servir as famílias” - Auristenisson e Zinete Sirino, coordenadores de Cidade falaram sobre a responsabilidade de estar à frente do Movimento.  Zinete Sirino lembrou que o MFC “é uma grande família e gostaria de agradecer pelo apoio de todos nesta missão. Estamos de pé apesar da pandemia e estamos porque vocês estiveram conosco o tempo inteiro. Não desanimamos apesar de tudo isso.  Estivemos em tudo que foi possível e que Deus nos permitiu fazer, porque Deus estava lá para nos dar força. Com muita alegria estamos aqui comemorar estes 54 anos”.  “Com a força da Sagrada Família, com a fé renovada estamos aqui para servir as famílias”, finalizou.

Já Auristenisson Sirino, iniciou dizendo que “neste momento de pandemia, as coisas se transformaram num desafio ainda maior, mas Deus tem nos capacitado para a luta.  Nós mudamos neste período, mas aprendemos a encarar esses nossos desafios nas nossas paróquias e no atendimento aos nossos irmãos que dependem de apoio familiar”.  

O MFC construiu uma série pujante ao longo dos 54 anos – O  Padre Ediberto Amorim iniciou a fala saudando os presentes em especial os jovens que, segundo ele, tem papel fundamental na evangelização de outros jovens. Falou sobre a história e fundação do MFC e sobre o papel do Movimento: “A hegemonia o MFC  construiu uma série pujante e ajuda não apenas um bairro ou o local onde está inserido, mas resgata famílias e fortalece os vínculos familiares. O padre reforçou ainda, a importância da igreja como agregador social para prevenção à drogas e finalizou destacando o privilégio em ser parte do MFC: “Nessa sociedade tão marcada pelo ódio e pela maldade é um privilégio fazer do Movimento Familiar Cristão”, encerrou.

A Família é protagonista - Dom Josafá Menezes da Silva, Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, se mostrou muito feliz em participar deste encontro, relatando que nas enchentes, nós recebemos uma carreta de alimentos e roupas, a solidariedade das paroquias de São Paulo e tive que recorrer ao MFC e ali senti a força de trabalho e de solidariedade deste movimento. Entregando tudo a eles vi que resolveram tudo como uma capacidade e dinamismo muito grandes e isso me impressionou. Desde então comecei a frequentar e manifestar o carinho da Diocese de Vitória da Conquista pelo Movimento”. disse.

“Por tudo o que vi nestes 3 anos aqui, vejo a grande importância do movimento e pouco a pouco vou descobrindo mais. Vim como reconhecimento e carinho para dizer a vocês que a Igreja fica muito contente e quer continuar apoiando para que o movimento seja sempre mais importante e repito, a família não é só um objeto, mas a igreja que a família seja cada vez mais protagonista. Deus abençoe e parabéns ao Movimento Familiar Cristão”, finalizou.

“Eu gosto muito de participar do Movimento Familiar Cristão” - Lívia Nunes representante do Movimento Familiar Cristão Jovem falou sobre sua experiência no MFC e destacou a importância da igreja na sua formação pessoal: “O MFC jovem é um movimento que sou completamente apaixonada. Eu acho o movimento muito importante porque, quando a gente é criança a gente vai para a igreja pela influência dos nossos pais, mas quando a gente é adolescente muitos acabam se afastando da igreja e o movimento  nos traz para a igreja sem aquela obrigação”. E finalizou falando sobre os encontros de casais e sobre as viagens promovidas pelo movimento.

Estarei no MFC até quando Deus quiser - Dona Isabel de Almeida Góes, uma das fundadoras, esteve presente “só quero dizer a vocês, estava ali sentada lembrando que há 54 anos estávamos assinando nesta mesma casa toda a documentação de fundação da MFC. O prefeito era o sr. Fernando Spinola e saímos daqui naquele dia acompanhados por uma bandinha até a catedral, dançando e comemorando com muita alegria no coração e Deus me deu a benção de estar aqui agora para contar isso para vocês”.  “Fundar este movimento em tantos lugares me dá muito orgulho e continuo até hoje. Estarei com este movimento até quando Deus quiser”, finalizou.




Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30