Imagem AUDIÊNCIA PÚBLICA: Clube dos Desbravadores é homenageado na Câmara

AUDIÊNCIA PÚBLICA: Clube dos Desbravadores é homenageado na Câmara

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresAudiência PúblicaNotícia

13/09/2022 22:30:00


A Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou na noite desta terça-feira,13, uma Audiência Pública em comemoração ao "Dia dos Desbravadores", que é celebrado no dia 20 de setembro e foi proposta pelo vereador Orlando Filho (PRTB)

O Clube de Desbravadores é um grupo da Igreja Adventista do Sétimo Dia que trabalha especificamente com a educação cultural, social e religiosa de crianças e adolescentes na faixa etária de 10 e 15 anos.

Orlando agradeceu a presença de todos e lembrou que essa audiência é também uma forma de “valorização de todas as pessoas que tem se empenhado na instrução dos adolescentes e jovens ao longo desses anos”. Ele ressaltou ainda, a importância de se trabalhar a amizade, o amor a Deus e ao próximo.

O vereador destacou a sua admiração, carinho e respeito pelos Desbravadores, revelando a vontade que tinha, quando era criança, de pertencer a esse grupo. Por fim, ele defendeu a criação de novos clubes de Desbravadores no município e anunciou que vai reivindicar a destinação de um espaço específico para que os clubes possam desenvolver suas atividades na cidade.

Símbolo da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Representando a Coordenadoria Regional dos desbravadores, Evany Segunda falou da alegria que é receber o carinho dispensado pela Câmara Municipal de Vitória da Conquista a essa instituição que alcança jovens de todo mundo. Ela destacou que os Desbravadores são um grande símbolo para Igreja Adventista do Sétimo Dia. “Os nossos clubes existem e fazem a diferença na nossa cidade e outros cantos da Terra”, disse.

Desbravadores estão presentes na cidade e na zona rural - O Coordenador Regional dos Desbravadores José Ângelo se disse feliz em participar deste momento em honra a um dos maiores movimentos da Igreja Adventista no mundo. “Vitória da Conquista tem privilegio de ter na maioria de bairros e distritos, grupos de Desbravadores trabalhando pelo bem estar social”, afirmou.  Ele recordou que “vivemos em um momento em que a maldade do ser humano o tem consumido, mas nos desbravadores estamos lutando para mudar essa realidade, criando oportunidades enfatizando a responsabilidade social acima da ganancia”. E finalizou lembrando que cada um tem “a obrigação de dar o máximo e ir à luta. A grandeza não consiste em receber honra, mas sim em merecê-las”.

Trabalho voluntário - O pastor Alex Rubens agradeceu a homenagem feita aos Desbravadores e agradeceu os diretores dos clubes de Vitória da Conquista. Ele lembrou que todo trabalho realizado é feito de forma voluntária e destacou a importância desses grupos na formação espiritual dessas crianças e adolescentes. “Honrem esse lenço. Ao vesti-lo, lembre-se que você pertence e está representando uma história construída por muitas mãos”, afirmou. Alex ressaltou ainda que o principal propósito é fazer com que as crianças do grupo se tornem bons cidadãos, fazendo da cidade um lugar melhor.

Desenvolver a capacidade de servir a Deus - Ossionio Ferraz, Pastor dos Desbravadores recordou que “há alguns anos quando cuidava dos Desbravadores em Salvador, fiz uma visita ao Comandante Militar em Salvador para mudar a ordem da participação dos Desbravadores no desfile de 7 de setembro. Ao chegar, descobri que ele tinha feito parte dos Desbravadores quando criança e que lá aprendeu a trabalhar em equipe, a amar e respeitar a natureza e a cuidar e servir a comunidade, a Deus e a pátria. Fui lá para falar dos desbravadores e acabei aprendendo muito mais sobre a importância deste trabalho" e acrescentou dando “Parabéns aos que tem se empenhado para que cada menino e menina desenvolva a sua capacidade de e servir a Deus a Comunidade e a pátria”, finalizou.

Ser desbravador é ter consciência - O diretor do Clube de desbravadores Shekinah, Heudes Queiroz, lembrou a importância de se comemorar o Dia dos Desbravadores: “Tenho a honra de ser desbravador e tenho consciência do que isso representa para mim”. Heudes agradeceu à Câmara por ter visto nos desbravadores um diferencial.

Número de desbravadores aumentam a cada dia - Celia Book, do Departamento MDA lembrou alguns números importantes: “ Temos 104 clubes de aventureiros e 219 clubes de Desbravadores na missão Bahia/Sudoeste, de Jaguaquara a Luiz Eduardo Magalhães”. Relatou que  “num total, temos mais de 5.100 desbravadores e a cada dia aumenta.  É um grande privilegio trabalhar com vocês, servir a essa classe de pessoas tão bem intencionada com a nossa comunidade”. 

O amor de Deus ao próximo - O coordenador geral dos desbravadores, Thiago Lêra, lembrou a história dos Desbravadores no mundo e o propósito dessa instituição espalhada em vários países. Ele ressaltou a importância da Associação Adventista ter, em 1950, reconhecido o Clube dos Desbravadores como parte da igreja. Ele citou que o Clube dos Desbravadores trabalha “o amor a Deus e ao próximo, ajudamos os jovens a descobrirem seu próprio potencial, expressão ao amor em Deus, boa forma física, dons da liderança”, entre outras.

Luz do mundo - Tâmisa Medeiros, Secretária do Clube Gatos Selvagens lembrou em sua fala que ao fazer uma visita ao vereador Orlando Filho, teve a alegria de ser acolhida e “nos ajudar a realizar esse trabalho e isso com certeza ajuda para que esses meninos e meninas continuem a sua missão de ser tempero neste mundo onde temos tantas necessidades”. Ela ressaltou que “é um prazer muito grande fazer parte da vivência desses meninos e de como eles tem crescido espiritualmente, isso é uma benção principalmente pra mim, porque a gente percebe que é uma segunda chance que Deus nos dá pra fazer o trabalho bem feito”. Finalizou pedindo que “Deus continue abençoando vocês e que vocês realizem  a obra do Senhor e apressando a vinda dele porque vocês são luz neste mundo”. 

Abençoar e ser abençoado - O pastor Hudson Uchôa afirmou que a realização desta audiência é um reconhecimento ao trabalho dos desbravadores que, segundo ele, representam muito bem a missão que Cristo confiou em suas mãos e se sente muito orgulhoso por eles. “Os desbravadores estão comissionados a representar a causa do Reino estabelecido por Jesus Cristo”, afirmou. O pastor também ressaltou a força do grupo na região Sudoeste e disse querer cada vez mais que seja mostrada a atuação dos membros dentro da Igreja, mas principalmente fora, para fazer a diferença na sociedade. “Nós estamos pronto para servir essa comunidade. Abençoar e ser abençoado por ela”, finalizou.

Ajudar à comunidade - O Pastor Geovani Melros, Secretário Executivo de toda região Sudoeste da Bahia para Igreja Adventista do Sétimo Dia, lembra ser esse um dia histórico. Lembrou aos presentes que “a Igreja Adventista do Sudoeste da Bahia age em 118 municípios e desenvolve seu trabalho através da educação, da Igreja e do trabalho dos Desbravadores”. Destacou que “é um trabalho não apenas religioso, mas também cívico, familiar, ético e ambiental.  Os desbravadores são mais de 61 mil na Bahia abertos à ajudar à comunidade”. Ele contou ainda, que “vivemos tempos difíceis, temos muita gente precisando de ajuda e nós que carregamos o amor de Jesus em nosso peito, estaremos sempre a disposição para Salvar do pecado e ajudar no serviço”, finalizou.

Amor a primeira vista - O líder dos desbravadores, Washington do Amparo, relembrou sua trajetória no Clube dos Desbravadores. “Eu conheci a instituição em 1993 e quando cheguei naquele local foi amor a primeira vista”, afirmou. Ele destacou que pertence a esse ministério há quase 30 anos e que essa trajetória foi fundamental para o seu ingresso no Corpo de Bombeiros da Bahia. “Hoje eu sou sargento no Corpo de Bombeiros e até que Cristo volte, ou eu morra, serviremos esse ministério”, declarou.

Estilo de Vida -  Em sua fala o Pr. David Barros, destacou: “posso dizer que o Ministério dos Desbravadores é um estilo de vida, porque o ambiente promove a amizade, o crescimento, que tem atividades de crescimento pessoal e em equipe. Cada insígnia que carregam representam atividades de crescimento pessoal. Quero dizer que uma vez desbravador nunca mais é a mesma pessoa”. Lembrou que “temos uma vocação social, porque nossos meninos, tanto os que moram no centro das cidades ou nas periferias, tem nos desbravadores uma oportunidade de serem diferentes. São mentes cheias de possibilidade de serem pessoas úteis” relatou. 

Finalizou lembrando que “quando eles entram nestes grupos eles começam a crescer. É um trabalho de formação de líderes”. 

 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Março 2024
11

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31