Imagem Moradores de José Gonçalves apresentam demandas da comunidade em tribuna livre

Moradores de José Gonçalves apresentam demandas da comunidade em tribuna livre

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresSessão ItineranteNotícia

11/05/2022 19:00:00

Durante a Sessão Itinerante realizada na noite desta quarta-feira, 11, no Distrito de José Gonçalves, os moradores usaram a tribuna livre para apresentar demandas da comunidade. Entre as cobranças estão reforma da quadra da escola, melhorias nas estradas, abastecimento de água, rede de telefonia celular e internet.

Políticas públicas para adolescentes da Zona Rural - A diretora do Centro Educacional Moisés Meira, Margaret Lanussi, elencou algumas demandas relacionadas à oferta do ensino público no Distrito de José Gonçalves. Ela destacou aspectos que têm dificultado o trabalho da comunidade escolar como o abastecimento de água na localidade. Cobrou também uma presença mais permanente dos vereadores para acompanhar a reivindicação dos moradores. Pediu ainda a reforma da quadra da escola, alegando que o equipamento atende toda a comunidade. A professora encerrou a participação cobrando mais politicas públicas para os adolescentes da Zona Rural, ressaltando a importância de cursos profissionalizantes para eles.

Mais atenção à Zona Rural - O Professor Jean Amorim, morador da região, reforçou as cobranças feitas pela diretora da escola, Margaret Lanussi. “Que o setor público se preocupe com a formação do jovem, que não jogue só nas nossas costas como profissional da educação”, disse. Ele também cobrou mais atenção da Secretaria Municipal de Agricultura aos pequenos produtores. “Em relação à Secretaria de Agricultura, que se faça presente na Zona Rural, para que os pequenos produtores tenham acesso à orientação técnica para que possa produzir”, solicitou.

Momento democrático para debater ideias - O senhor Eunápio Novaes,  liderança da comunidade, destacou que uma das maiores cobranças da população de José Gonçalves é a restauração das estradas. “Queremos pedir que coloquem mais máquinas, sabemos que esse é um dos maiores distritos de Vitória da Conquista, com 42 povoados. Nós entendemos o trabalho do subprefeito Ciano, mas é complicado para ele sozinho dar conta de tantas demandas”, disse. Napinho ressaltou que a sessão itinerante é um momento democrático, espaço aberto ao público para apresentar os problemas e as soluções para a Zona Rural. “Queremos destacar também o trabalho da Embasa com a obra que vai melhorar o abastecimento de água em Lagoa da Pedra e em tantas outras regiões, e destacar as reuniões com o deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB), quando temos apresentado as nossas demandas e, por fim, quero agradecer a oportunidade de estarmos aqui com o Legislativo”, finalizou.

Situação do campo é a pior desde 1996 – O professor Rivaldo Gusmão afirmou que a atual situação da Zona Rural é “uma grande tristeza”, só vista por ele nos anos 1996/1997, no término da gestão do ex-prefeito Pedral. De acordo com Rivaldo, as estradas estão danificadas, impedindo o trânsito do transporte escolar e carros-pipa, e faltam médicos e agentes de saúde em várias localidades. Ele lembrou de sua atuação na Defesa Civil para ressaltar a situação precária do abastecimento de água no campo. Rivaldo relatou que na gestão de Guilherme Menezes, a Zona Rural contava com a atuação de 50 carros-pipa, entre veículos da própria prefeitura e do Exército.

Em sua fala, Rivaldo reconheceu o empenho do subprefeito de José Gonçalves, Ciano Filho, mas ressaltou a falta de condições de trabalho para essas estruturas. O professor afirmou que seu grupo já esteve em diversas secretarias e até com a prefeita Sheila Lemos (UB), mas “Conquista continua nesse estado lamentável”. Ele pediu respeito às pessoas do campo

Retorno do atendimento médico - A liderança comunitária do Distrito de São Sebastião, Eduardo José, comemorou a chegada de um novo médico na unidade de saúde da localidade. “Nós estávamos há cinco meses sem atendimento médico e agora já podemos contar com um novo profissional”, comemorou. Ele elencou algumas demandas do distrito e destacou uma reunião que teve com a prefeita Sheila Lemos (UB). Segundo o morador, essa reunião serviu para demonstrar as dificuldades do Governo Municipal em atender as demandas da Zona Rural. Por fim, comemorou a realização de uma Sessão Itinerante no Distrito de São Sebastião, no dia 1º de junho.

União por melhores dias - O empresário Ronivaldo Prado, conhecido como Roni, agradeceu à Câmara pela atenção dispensada à região e pediu que os vereadores se unam para conquistar avanços na qualidade de vida da população do distrito de José Gonçalves. “Precisa dos 21 vereadores da Câmara Municipal. A partir do momento em que ganharam a eleição, vocês passam a ser funcionários, fiscais da prefeitura. Estão passando quatro anos brigando e fazendo propaganda”, disse ele.

Entre as demandas, Roni destacou a oferta de água encanada para a comunidade de Lagoa dos Patos e instalação de calçada e melhorias na iluminação da Avenida Conquista.

O trabalho da prefeita Sheila Lemos é em favor da Zona Rural – O advogado e representante do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Gavião (Civalerg), Rafael Nunes, iniciou a fala cumprimentando os presentes e ressaltou o trabalho do secretário de Agricultura, Luís Paulo, no atendimento das demandas da Zona Rural de Vitória da Conquista. “Quero ressaltar também o trabalho da prefeita Sheila Lemos e do subprefeito Ciano Filho, que tanto lutam por esse distrito”, disse. Ele ressaltou que as demandas e reivindicações dos moradores são legítimas. “Na condição de representante do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Gavião, espero que possa contribuir para melhorar as estradas e a infraestrutura da Zona Rural do município”, concluiu.

Março 2024