Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresSessão ItineranteNotícia
11/05/2022 19:00:00
Durante a Sessão Itinerante realizada na noite desta quarta-feira, 11, no Distrito de José Gonçalves, os moradores usaram a tribuna livre para apresentar demandas da comunidade. Entre as cobranças estão reforma da quadra da escola, melhorias nas estradas, abastecimento de água, rede de telefonia celular e internet.
Políticas públicas para adolescentes da Zona Rural - A diretora do Centro Educacional Moisés Meira, Margaret Lanussi, elencou algumas demandas relacionadas à oferta do ensino público no Distrito de José Gonçalves. Ela destacou aspectos que têm dificultado o trabalho da comunidade escolar como o abastecimento de água na localidade. Cobrou também uma presença mais permanente dos vereadores para acompanhar a reivindicação dos moradores. Pediu ainda a reforma da quadra da escola, alegando que o equipamento atende toda a comunidade. A professora encerrou a participação cobrando mais politicas públicas para os adolescentes da Zona Rural, ressaltando a importância de cursos profissionalizantes para eles.
Mais atenção à Zona Rural - O Professor Jean Amorim, morador da região, reforçou as cobranças feitas pela diretora da escola, Margaret Lanussi. “Que o setor público se preocupe com a formação do jovem, que não jogue só nas nossas costas como profissional da educação”, disse. Ele também cobrou mais atenção da Secretaria Municipal de Agricultura aos pequenos produtores. “Em relação à Secretaria de Agricultura, que se faça presente na Zona Rural, para que os pequenos produtores tenham acesso à orientação técnica para que possa produzir”, solicitou.
Momento democrático para debater ideias - O senhor Eunápio Novaes, liderança da comunidade, destacou que uma das maiores cobranças da população de José Gonçalves é a restauração das estradas. “Queremos pedir que coloquem mais máquinas, sabemos que esse é um dos maiores distritos de Vitória da Conquista, com 42 povoados. Nós entendemos o trabalho do subprefeito Ciano, mas é complicado para ele sozinho dar conta de tantas demandas”, disse. Napinho ressaltou que a sessão itinerante é um momento democrático, espaço aberto ao público para apresentar os problemas e as soluções para a Zona Rural. “Queremos destacar também o trabalho da Embasa com a obra que vai melhorar o abastecimento de água em Lagoa da Pedra e em tantas outras regiões, e destacar as reuniões com o deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB), quando temos apresentado as nossas demandas e, por fim, quero agradecer a oportunidade de estarmos aqui com o Legislativo”, finalizou.
Situação do campo é a pior desde 1996 – O professor Rivaldo Gusmão afirmou que a atual situação da Zona Rural é “uma grande tristeza”, só vista por ele nos anos 1996/1997, no término da gestão do ex-prefeito Pedral. De acordo com Rivaldo, as estradas estão danificadas, impedindo o trânsito do transporte escolar e carros-pipa, e faltam médicos e agentes de saúde em várias localidades. Ele lembrou de sua atuação na Defesa Civil para ressaltar a situação precária do abastecimento de água no campo. Rivaldo relatou que na gestão de Guilherme Menezes, a Zona Rural contava com a atuação de 50 carros-pipa, entre veículos da própria prefeitura e do Exército.
Em sua fala, Rivaldo reconheceu o empenho do subprefeito de José Gonçalves, Ciano Filho, mas ressaltou a falta de condições de trabalho para essas estruturas. O professor afirmou que seu grupo já esteve em diversas secretarias e até com a prefeita Sheila Lemos (UB), mas “Conquista continua nesse estado lamentável”. Ele pediu respeito às pessoas do campo
Retorno do atendimento médico - A liderança comunitária do Distrito de São Sebastião, Eduardo José, comemorou a chegada de um novo médico na unidade de saúde da localidade. “Nós estávamos há cinco meses sem atendimento médico e agora já podemos contar com um novo profissional”, comemorou. Ele elencou algumas demandas do distrito e destacou uma reunião que teve com a prefeita Sheila Lemos (UB). Segundo o morador, essa reunião serviu para demonstrar as dificuldades do Governo Municipal em atender as demandas da Zona Rural. Por fim, comemorou a realização de uma Sessão Itinerante no Distrito de São Sebastião, no dia 1º de junho.
União por melhores dias - O empresário Ronivaldo Prado, conhecido como Roni, agradeceu à Câmara pela atenção dispensada à região e pediu que os vereadores se unam para conquistar avanços na qualidade de vida da população do distrito de José Gonçalves. “Precisa dos 21 vereadores da Câmara Municipal. A partir do momento em que ganharam a eleição, vocês passam a ser funcionários, fiscais da prefeitura. Estão passando quatro anos brigando e fazendo propaganda”, disse ele.
Entre as demandas, Roni destacou a oferta de água encanada para a comunidade de Lagoa dos Patos e instalação de calçada e melhorias na iluminação da Avenida Conquista.
O trabalho da prefeita Sheila Lemos é em favor da Zona Rural – O advogado e representante do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Gavião (Civalerg), Rafael Nunes, iniciou a fala cumprimentando os presentes e ressaltou o trabalho do secretário de Agricultura, Luís Paulo, no atendimento das demandas da Zona Rural de Vitória da Conquista. “Quero ressaltar também o trabalho da prefeita Sheila Lemos e do subprefeito Ciano Filho, que tanto lutam por esse distrito”, disse. Ele ressaltou que as demandas e reivindicações dos moradores são legítimas. “Na condição de representante do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Gavião, espero que possa contribuir para melhorar as estradas e a infraestrutura da Zona Rural do município”, concluiu.