Imagem Viviane Sampaio denuncia falta de transporte escolar na Zona Rural

Viviane Sampaio denuncia falta de transporte escolar na Zona Rural

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTMárcia Viviane

06/04/2022 10:20:00

Na sessão da Câmara Municipal desta quarta-feira, 6, a vereadora Márcia Viviane (PT) denunciou que alunos das comunidades rurais de Sinzoca, Ribeirão, Boqueirão e São Domingos estão sem poder ir à escola por que o transporte escolar não consegue trafegar pelas estradas danificadas pelas chuvas. Ela explicou que apresentou a demanda à Secretaria Municipal de Educação em reunião na semana passada, mas nada foi feito até o momento. Viviane pede uma reunião entre a prefeitura e as mães que denunciam a situação e acompanhamento da Comissão de Educação da Câmara.

Em sua fala, a vereadora relatou reunião com o Sinserv (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Vitória da Conquista), na qual se discutiu a cobrança por pagamento de adicional de insalubridade a servidores que atuam em recepção e arquivo médico nos postos de saúde. Ela afirmou que se trata de uma demanda histórica e que o sindicato ajuizou a solicitação e aguarda uma posição judicial.

A parlamentar pediu que o Sinserv inclua na pauta de negociação salarial pedido de revisão do formato de pagamento do vale-alimentação porque um decreto da prefeita Sheila Lemos (UB) causou desproporcionalidade entre os servidores com carga horária de 40 e de 30 horas, sendo os últimos os mais prejudicados.

Viviane repudiou o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por ironizar, em postagem nas redes sociais, a tortura sofrida pela jornalista Miriam Leitão, na Ditadura Militar. Ela tinha 19 anos e estava grávida quando sofreu tortura psicológica quando foi presa numa cela junto com uma cobra. Ela avalia que o deputado faz apologia à tortura, assim como Jair Bolsonaro (PL).

Ela lamentou a situação e afirmou que o presidente é responsável pelas mais de 600 mil mortes por Covid-19, situação de fome em que muitas famílias se encontram, carestia de alimentos e combustíveis, contexto que não é criticado pelo deputado. Viviane disse que o Brasil tem a chance de retirar Bolsonaro do poder e retomar a democracia.