Imagem Vereadores destacam importância da Campanha da Fraternidade no debate de temas sociais

Vereadores destacam importância da Campanha da Fraternidade no debate de temas sociais

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão EspecialNotíciaLuis Carlos DudéLúcia RochaValdemir DiasEdjaime Rosa - BibiaFernando JacaréChico EstrellaRicardo Babão

23/03/2022 22:38:00


A Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou na noite desta quarta-feira, 23, a Sessão Especial da Campanha da Fraternidade 2022. Pela terceira vez, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolheu a educação como tema. Este ano, o tema central é "Fraternidade e  Educação", com base no lema bíblico, extraído de Provérbios 31, 26: “Fala com sabedoria, ensina com amor”.

A educação como essência da vida e da esperança - O vereador Fernando Jacaré (PT) iniciou o pronunciamento falando sobre a importância do tema da Campanha da Fraternidade e destacou o seu papel não apenas como representante do legislativo, mas como participante nas atividades pastorais da Igreja Católica; “Quando a gente inicia o tempo da Quaresma, é fundamental refletir sobre um tema como este que é a educação. É  preciso não desanimar e ter a educação como base para a solidariedade”, disse. Jacaré ressaltou também as dificuldades das famílias conquistenses em ter acesso a uma educação pública de qualidade e enfatizou que os poderes políticos e toda a sociedade precisam estar unidos com o único objetivo que é ter a  educação como essência da vida e da esperança. Neste sentido, disse ele, é preciso ampliar o debate sobre o tema para toda a igreja e para a sociedade.

Educação é o pilar da paz e de uma sociedade sadia - A vereadora Lúcia Rocha (MDB) iniciou o pronunciamento lembrando que o tempo é favorável para à reflexão e discussão sobre a educação no país. “Sabemos que a educação no Brasil possui avanços nas últimas décadas, mas ainda enfrenta desafios estruturais, como a extensão geográfica e a diversidade social”, falou. Citou o desafio do acesso à educação, a qualidade do ensino ofertado e a desigualdade. A vereadora lembrou que a campanha deste ano vem ao encontro dessas necessidades, promovendo o diálogo acerca da realidade educadora no Brasil. “Vale destacar que esse tema foi pensado e impulsionado pelo pacto educativo global, convocado pelo papa Francisco, que propõe uma educação humanizada que contribua na formação de pessoas que se interagem em sociedade e que visam o bem e o cuidado da casa comum”. E finalizou lembrando que “educação é o pilar da paz e de uma sociedade sadia”.

O papel da igreja nos desafios da educação - O vereador Valdemir Dias (PT) destacou o papel importante que a igreja assume para si ao propor anualmente importantes discussões através da Campanha da Fraternidade. “A cada ano nesse tempo quaresmal, a Campanha da Fraternidade nos traz discussões importantes como esse. A igreja está de parabéns por estar trazendo essa discussão. A educação resgata, promove vidas”, destacou Dias.

O parlamentar pontuou que a educação precisa ser vista pelos governos como um investimento. “Nossos governantes têm que tomar mais consciência de que a educação é investimento e não gasto”, frisou. Ele lembrou que a pandemia lançou luz sobre a necessidade de valorização da educação. “Nunca precisamos tanto da ciência e ela vem por meio da educação”, avaliou o edil.

Educação religiosa - O vereador Edjaime Bibia (MDB) afirmou que a Campanha da Fraternidade não pode se restringir ao período da Quaresma. “Esse tema em especial merece atenção de todos nós porque falar em educação é falar em inclusão e justiça social”, afirmou. Nesse sentido, ele destacou o papel dos pais na formação dos seus filhos, ressaltando a importância da educação religiosa como mecanismo de perpetuação de princípios e valores. Encerrou o pronunciamento afirmando que a fraternidade também serve no combate à pobreza e à fome, fazendo chegar comida para quem não tem. “Através da igreja estamos diminuindo essas desigualdades”, declarou.

A educação precisa ser debatida não apenas na quaresma, mas em todos os dias do ano - Em sua fala, o vereador Ricardo Babão (PCdoB) ressaltou a importância do tema da Campanha da Fraternidade voltada para a valorização da educação e disse que,  ao invés do legislativo conquistense se ocupar de “brigas desnecessárias”, os  colegas vereadores devem ser unir com respeito e sabedoria para debater temas tão importantes como é a educação no âmbito local. “A política foi feita para a gente debater com respeito e sabedoria temas como este, que não pode se limitar apenas à quarenta dias, mas durante todo o ano”, disse. Babão exemplificou a sua família que, apesar das dificuldades financeiras, não deixou de proporcionar a educação a ele, permitindo que se tornasse hoje, representante do legislativo. “O meu partido é o povo, e eu sei as dificuldades que o povo enfrenta pela falta de educação, por isso não podemos deixar de falar deste assunto tão importante”, finalizou.

Levo para a vida os ensinamentos que recebi na Sacramentinas - O vereador Chico Estrela (PTC) relatou que os problemas vão além da educação e lembrou que a religião é o sustentáculo da sociedade. “Ela atenua o terror que temos diante da finitude da vida”. O parlamentar lembrou que “temos ao nosso lado a religião para nos segurar e nos orientar, dando o bom viver". Finalizou lembrando que passou sua infância, juventude e adolescência nos preceitos e conceitos da religião católica: “Hoje, triste, me afastei da religião. Me arrependo de não mais frequentar a Igreja Católica e levo para a vida os ensinamentos que recebi nas Sacramentinas”.

Atenção à educação e valorização dos profissionais - O presidente da Casa, vereador Luís Carlos Dudé (MDB) defendeu maior atenção para a educação e a valorização dos profissionais da educação. “A educação só vai melhorar quando nosso governante darem à educação a atenção que ela merece. Nós precisamos, e muito, avançar mais, precisamos de valorização aos profissionais, este é o grito da educação”, apontou o parlamentar. “Professor tem que ser respeitado”, completou.

Ainda em seu pronunciamento, Dudé defendeu que a Igreja estabeleça uma pastoral permanente voltada para a educação. “É necessário que tenhamos uma pastoral educacional”, sugeriu o presidente.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Março 2024
11

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31