Imagem Câmara discute implantação do Hospital da Mulher em Vitória da Conquista

Câmara discute implantação do Hospital da Mulher em Vitória da Conquista

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaLúcia Rocha

21/03/2022 11:25:00


Foi realizada na manhã desta segunda-feira, 21, na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, uma Audiência Pública para discutir a implantação de um Hospital da Mulher na cidade. A audiência foi proposta pelo mandato da vereadora Lúcia Rocha (MDB) e contou com a presença de médicos,  representantes da prefeitura e da sociedade civil. 

A proponente do debate, vereadora Lúcia Rocha, abriu as discussões  lembrando que “a implantação do Hospital Especializado em Saúde da Mulher em Vitória da Conquista é mais que um projeto, é um sonho de anos que começa a virar realidade”.  Ela relatou diversos projetos e indicações que apresentou na Casa em prol da implantação do hospital e afirmou que  “essa audiência é mais um passo que trilhamos com o intuito de fortalecer essa luta e mostrar a tamanha importância que é a implantação do hospital da mulher”. Lúcia citou, ainda, as dificuldades do poder público municipal em relação a investimentos para concretização do hospital da mulher. “Para tanto, seriam necessários investimentos do Governo do Estado e do Governo Federal”. Lembrou que será necessário defender inicialmente a implantação do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher, "conforme minha última indicação apresentada nesse mês de março, mês da mulher, aqui nessa Casa legislativa, e também já protocolada na Secretaria de Saúde”. Por fim, a parlamentar sugeriu a criação de uma comissão representativa para as mulheres em toda sua diversidade. “Sugiro que deva ser formada pela sociedade civil organizada, pelos representantes do governo, do legislativo, classe médica e de enfermagem, OAB e representatividade de gênero, além de outras representatividades que julgarem essenciais para formar essa comissão. Essa é a minha proposta e conto com o apoio e contribuição de cada um”, defendeu. 

Equipamento importante - O oncologista Dr. Renato Marinho defendeu a implementação do Hospital da Mulher. “Meu objetivo é destacar a importância da assistência integral à saúde das mulheres. Melhora nas condições de vida da mulher. Dá pra perceber as dificuldades, os gargalos que a gente tem”, apontou o médico.
Ele destacou também que é preciso investir na prevenção e também no diagnóstico precoce de doenças, inclusive daquelas majoritariamente identificadas em mulheres, como o câncer na região do útero e ovários, bem como o câncer de mama. “No Brasil, cerca de 40% dos casos de câncer de mama são diagnosticados em estágio avançado”, detalhou. 

Notificação compulsória está prevista em Lei -  A delegada Gabriela de Diego Garrido relatou que o Brasil é o quinto país do mundo em violência contra a mulher e explicou como essas agressões acontecem. “A violência contra a mulher a afasta do trabalho e do convívio social, seja porque o companheiro obriga ou por vergonha das marcas que a violência deixa”. Ela lembrou que a mulher vitima é cerceada em todos os seus relacionamentos e disse que nos primeiros sinais de autonomia e perda de autoestima deve se procurar ajuda. “Notificação compulsória está prevista em lei, por isso, a confirmação de violência contra a mulher em qualquer unidade de saúde deve ser avisada às autoridades policiais”.   Finalizou ressaltando que “com o hospital especializado, os profissionais estarão mais preparados e irão trabalhar em conjunto para ajudar as mulheres que precisam de atendimento”. 

Prefeitura busca recursos - A secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira, apontou que o Hospital da Mulher é um equipamento desejado pelo município, que tem uma gestão voltada para pessoas. “É com essa boa vontade que a nossa prefeita vem buscando esses recursos para a construção de um novo equipamento”, disse. “A gente vem construindo uma Política Pública de Saúde numa gestão para pessoas”, completou. 

Equipe especializada é essencial na recuperação das mulheres – A médica Mastologista Monalisa Ferraz falou sobre o diagnóstico do câncer de mama e o impacto na mulher ao receber a confirmação desse diagnóstico. Ressaltou a importância do apoio que a mulher terá durante todo o tratamento. Monalisa explicou ainda que em um local especializado, como o hospital da mulher, todos estarão trabalhando unidos para dar o suporte a essas pacientes”. Finalizou lembrando da importância do tema e de todo o apoio e suporte pós-tratamento para que a mulher possa retornar à vida normal o quanto antes”.  

Redução de mortalidade de mulheres - A ginecologista Edney Matos defendeu maior atenção à Saúde da Mulher, respeitando as suas particularidades, a fim de reduzir os altos índices de mortalidade de doenças tratáveis desde que diagnosticadas precocemente através de equipamentos como o Hospital da Mulher. “Não se justifica a gente ter tanta morte de câncer de mama e câncer de colo de útero”, apontou ela.

A Lei prevê igualdade a todos - Presidente da Subseção da OAB de Vitória da Conquista, Luciana Silva lembrou que saúde é direito garantido na constituição, relatando o principio da igualdade entre homens e mulheres perante a lei. “É preciso sair da cidadania de papel e olhar as particularidades de cada um”, alertou, lembrando que  “sendo Vitória da Conquista a terceira cidade da Bahia é necessário ter aqui esse hospital”. Ressaltou que a implantação do Hospital da Mulher é caro,  “mas não é impossível”. E lembrou que muitos dos equipamentos que protegem a mulher já foram conquistados. "Com o hospital municipal, esperamos que siga o mesmo caminho”. Concluiu falando da importância da criação da comissão e se colocou à disposição para participar. 

A mulher como componente importante do SUS - A coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Dayana Evelinne Andrade, falou da importância do Hospital da Mulher para a atenção à saúde feminina em nossa cidade. “É um componente muito importante para a Rede SUS. É uma proposta da prefeita Sheila Lemos, que por entender a singularidade da mulher vem buscando captar recursos para sua instalação”, explicou.

Andrade ressaltou a importância da Câmara no processo de busca por novas conquistas para a cidade. “Poder contar com essa Casa de Leis será fundamental para as conquistas necessárias. Só crescemos e avançamos quando trabalhamos em conjunto”, salientou.

Ao final da audiência foi formada a comissão, composta pela secretária Municipal de Saúde, Ramona Cerqueira, pelo médico oncologista Renato Marinho, pela delegada Gabriela de Diego Garrido, pela médica mastologista Monalisa Ferraz, pela ginecologista Edney Nascimento Matos, a presidente da Subseção da OAB de Vitória da Conquista, Luciana Silva, a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Dayana Andrade, e representantes de outras instituições que também serão convidados a participar.


Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30