Imagem Câmara entrega Título de Cidadão Conquistense ao Arcebispo Dom Josafá Menezes

Câmara entrega Título de Cidadão Conquistense ao Arcebispo Dom Josafá Menezes

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresSessão SoleneNotíciaTitulo de Cidadão Conquistense

14/12/2021 13:19:00

A Câmara Municipal (CMVC) realizou na manhã desta terça-feira, 14, uma Sessão Solene de entrega do Título de Cidadão Conquistense ao Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Josafá Menezes da Silva, com a honraria. A cerimônia, que aconteceu na Catedral Metropolitana, contou com o prestígio de autoridades civis, militares e judiciárias.

O Título de Cidadão Conquistense é uma honraria concedida pelo Legislativo àqueles que não nasceram no município, mas contribuíram ou contribuem de alguma forma com a sua história e desenvolvimento.

Nascido em Salinas da Margarida, Dom Josafá Menezes da Silva é formado em teologia pela Universidade Católica do Salvador, fez especialização em filosofia na Universidade Gregoriana de Roma, licenciatura em teologia na Pontifícia Universidade Lateranense, também em Roma, em 1999, e doutorado em antropologia teológica nessa mesma universidade. Em 2005, foi nomeado bispo auxiliar da Sé Primacial do Brasil, pelo Papa João Paulo II, e sagrado bispo em março do mesmo ano, pelo cardeal arcebispo Dom Geraldo Majella Agnelo. Além disso, foi Diocesano em Barreiras, e desde 2019 é arcebispo de Vitória da Conquista.

O presidente do Poder Legislativo Municipal, vereador Luís Carlos Dudé (MDB), falou da satisfação em estar na sede da Arquidiocese para prestar homenagem ao arcebispo. “Uma satisfação enorme da Câmara estar nesta manhã na Casa Mãe, na Catedral da Padroeira Nossa Senhora das Vitórias”, disse.

“A Câmara tem 181 motivos para prestar uma homenagem a nosso arcebispo Metropolitano Dom Josafá Menezes da Silva”, apontou Dudé, evidenciando a ligação da solenidade com o aniversário da cidade. “Estamos concluindo a Festa de Emancipação Política de Vitória da Conquista entregando hoje o Título de Cidadão Conquistense, fazendo essa justa homenagem ao mais ilustre filho desta terra, nosso bom pastor, nosso arcebispo”, completou.

Um homem de Deus, do sorriso, da alegria - Vereador da capital baiana, Jocevaldo Rodrigues (Cidadania) disse ser uma alegria estar presente à solenidade. “Para mim estar aqui hoje é a extensão de um compromisso que tenho na minha vida de dar atenção, de priorizar ações que promovam o bem comum, a paz, a esperança”, disse.

Ele pontuou ainda que o arcebispo tem como marca as ações na promoção do bem comum. “Dom Josafá é um homem de Deus, do sorriso, da alegria, mas também das ações efetivas na promoção do bem comum e na promoção da paz”, disse ele.

Força e Firmeza  -  O reitor do Seminário Arquidiocesano, Padre Frenilson, desejou que o arcebispo siga sua missão com força e firmeza. “Há dois anos chegou em nossa cidade, atuando nessa missão de pastor que o Senhor lhe confiou. Que continue firme e forte na sua missão e continue tendo essa presença do reconhecimento do Sagrado que tanto faz pela nossa querida cidade”, finalizou.

A grandeza está em quem oferece - O vigário regional Padre Ariosvaldo disse que a grandeza da homenagem está em quem a oferta. “É uma homenagem, mas a grandeza está em quem oferece. É uma forma de dizer: você é bem vindo, é um dos nossos. Muito obrigado à Câmara de Vereadores”, disse ele.

O Título atinge toda a família católica - O vigário geral, Monsenhor Gerson de Jesus Bittencourt, disse que a homenagem atinge a todos que compõem a Arquidiocese de Vitória da Conquista. “Esse título concedido ao nosso pastor, ao nosso arcebispo Dom Josafá, não é um título pessoal a ele, é um título que atinge a toda a família católica, essa nossa grande cidade de Vitória da Conquista e também a todos os municípios que compõem a nossa Arquidiocese”, apontou.

Dom Josafá foi escolhido por nossa cidade - A prefeita Sheila Lemos (DEM) destacou que ao conferir o Título de Cidadão Conquistense ao Arcebispo Dom Josafá Menezes, a cidade demonstra o seu acolhimento a ele. “Oferecemos esta homenagem tão significativa e honrosa ao nosso querido Dom Josafá. Isso demonstra, antes de tudo, que o senhor, Dom Josafá, foi escolhido por nossa cidade”, disse a Chefe do Executivo Municipal, acrescentando: “Muito orgulha a todos nós e, tenho certeza, ao senhor também. É com muita alegria que Conquista recebe o senhor como o mais novo conquistense”.

O novo conterrâneo - Após tornar-se oficialmente conquistense, o Arcebispo Dom Josafá agradeceu a honraria. “Agradeço pela outorga desse Título. O título de cidadão é uma espécie de adoção oficial que a cidade faz, tornando aquela pessoa um irmão, um conterrâneo”, agradeceu a autoridade religiosa.

Ele se comprometeu em seguir servindo e amando Vitória da Conquista. “Recebo com alegria essa honraria e me comprometo a continuar servindo e amando essa cidade que me acolheu com tanto carinho”, garantiu.

Março 2024