Logo da Câmara de Vitória da Conquista
Imagem Câmara prestigia lançamento do Projeto ‘Vamos Produzir’

Câmara prestigia lançamento do Projeto ‘Vamos Produzir’

Câmara de Vitória da ConquistaNotíciaLuis Carlos DudéChico EstrellaNelson de Vivi Nildo FreitasOrlando FilhoSubtenente Muniz

13/12/2021 17:00:00


Na manhã desta segunda-feira, 13, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista, representada pelo presidente da Câmara, Luís Carlos Dudé (MDB), e pelos vereadores Chico Estrela (PTC), Nildo Freitas (PSC), Orlando Filho (PRTB), Subtenente Muniz (Avante) e Nelson de Vivi (DEM), participou do lançamento do projeto ‘Vamos Produzir’, pela prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri). O objetivo do projeto é fomentar a produtividade de micro e pequenos agricultores de Vitória da Conquista. O evento foi realizado no Centro de Aperfeiçoamento Profissional da Uesb. 


Para o presidente da Câmara, Luis Carlos Dudé, o ‘Vamos Produzir’ é um projeto que pensa o campo como um todo. “Não se pode pensar em desenvolvimento rural sem buscar alternativas viáveis para que isso aconteça. Para uma comunidade se desenvolver é preciso que se pense no todo, na infraestrutura, na qualidade de vida e na geração de emprego e renda. Um governo para pessoas pensa nas pessoas e em tudo que está no entorno delas, em tudo que é importante para a coletividade. O campo precisa das ‘ferramentas’ para produzir, ou seja, precisa de políticas públicas que direcionem suas ações”, pontuou. 

Secretário municipal de Agricultura, Murilo Mármore destacou a importância do projeto e disse que não se justifica que um município com as dimensões de Vitória da Conquista, com a variedade climática, de solo e de chuva tenha que importar produtos de outros lugares que poderiam ser produzidos no município. “Esse projeto vai ser um divisor de águas na Secretaria de Agricultura até aqui e daqui por diante. É um projeto direcionado primeiramente aos micros e pequenos agricultores”, disse, acrescentando que existem recursos nos bancos do Brasil e do Nordeste, mas os gerentes informaram que milhões de reais retornam a Brasília por falta de projeto. “Então nós estamos oferecendo esse projeto que vai marcar de forma positiva a gestão da prefeita Sheila”, informou. 

O secretário explicou também que o pontapé inicial para o “Vamos Produzir” foi dado com a reserva de água, através da construção de barragens, porque não se pode conceber agricultura sem água. Ele exemplificou a barragem do Riacho Santa Rita, situada na Santa Marta, que deve acumular, nas chuvas deste ano, cerca de um bilhão de litros d’água. “No futuro pretendemos dar condição de irrigação a cerca de seis mil assentados da Santa Marta. É importante que ofereçamos condição de produzir e de trabalhar para melhorar a qualidade de vida dos produtores rurais, e isso começou com a construção de barragens, limpeza de açudes e outras ações importantes”, salientou. 

A prefeita Sheila Lemos ressaltou a importância do antes e depois do projeto. “A Secretaria de Agricultura fica muito voltada à manutenção de estradas, limpeza de barragens e açudes, mas precisamos mudar essa realidade, precisamos dar ferramentas para que o homem do campo consiga gerar renda e sobreviver. O projeto Vamos produzir conta com a ajuda de vários parceiros, e pode fazer muito pelos produtores. Começa uma nova era para a agricultura do nosso município”, concluiu.  

Além da prefeitura e da Câmara, o projeto ‘Vamos Produzir’ conta com as parcerias da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), banco do Nordeste e do Brasil, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, entre outras instituições. 


Sobre o projeto ‘Vamos Produzir’ - O Vamos Produzir visa identificar e incentivar as vocações econômicas das diversas regiões do interior do município, a partir do zoneamento das áreas rurais, para identificar os plantios mais adequados para cada localidade, considerando as especificidades de solo e clima. As ações também passam pelo implemento de tecnologias para minimizar os efeitos da seca, promovendo o desenvolvimento socioeconômico sustentável e a geração de emprego e renda para micro e pequenos agricultores, garantindo a sobrevivência e a permanência da população no campo.

O projeto tem como metas o aumento de produtividade da mandioca, a implantação de plantio de citros, abacate, acerola e umbu gigante e o melhoramento genético de caprinos, ovinos, suínos e aves. Também estão previstas a identificação e recuperação de nascentes; implantação de barragens, barreiros e cisternas; estímulo ao associativismo e cooperativismo; produção de reservas forrageiras; e estímulo à industrialização de produtos derivados do leite e de animais de abate.

Para tornar o Vamos Produzir uma realidade que beneficie o máximo de micro e pequenos produtores, serão realizadas reuniões para debater as potencialidades produtivas locais, dias de campo, oficinas, palestras e visitas técnicas. Ainda este ano, o projeto será apresentado nos distritos rurais e na Câmara Municipal de Vereadores, além da instalação de campos de observação sobre sistemas de produção.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Online
Live Online

Sessao Ordinária

Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Novembro 2022
18

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30