Nesta terça-feira, 14, às 11h, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) entrega o Título de Cidadão Conquistense ao arcebispo do município, Dom Josafá Menezes da Silva. A indicação da homenagem é da Mesa Diretora da Casa.
O Título de Cidadão Conquistense é uma honraria concedida pelo Legislativo àqueles que não nasceram no município, mas contribuíram ou contribuem de alguma forma com a sua história e desenvolvimento.
Este ano foram indicados 45 novos cidadãos e cidadãs conquistenses, sendo dois por vereador e três da Mesa Diretora. Desses, dois não puderam participar da solenidade do Título, realizada no dia 4 de novembro, no Espaço Mediterrâneo: O Arcebispo Metropolitano Dom Josafá e o desembargador Lourival Trindade.
Nascido em Salinas da Margarida, Dom Josafá Menezes da Silva é formado em teologia pela Universidade Católica do Salvador, fez especialização em filosofia na Universidade Gregoriana de Roma, licenciatura em teologia na Pontifícia Universidade Lateranense, também em Roma, em 1999, e doutorado em antropologia teológica nessa mesma universidade. Em 2005, foi nomeado bispo auxiliar da Sé Primacial do Brasil, pelo Papa João Paulo II, e sagrado bispo em março do mesmo ano, pelo cardeal arcebispo Dom Geraldo Majella Agnelo. Além disso, foi Diocesano em Barreiras, e desde 2019 é arcebispo de Vitória da Conquista.
A solenidade desta terça contará com a presença dos vereadores, da prefeita Sheila Lemos (DEM), entre outras autoridades políticas e religiosas, além da sociedade civil.
O evento está marcado para 11h, na Catedral Metropolitana de Vitória da Conquista, com uso obrigatório de máscaras, aferição de temperatura e uso de álcool em gel.