Imagem Vereadores discutem políticas públicas voltadas para os agentes de reciclagem

Vereadores discutem políticas públicas voltadas para os agentes de reciclagem

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotíciaValdemir DiasMárcia Viviane Edjaime Rosa - BibiaAlexandre Xandó Nelson de Vivi Orlando FilhoRicardo Babão Delegado Marcus Vinicius

23/11/2021 18:00:00


Na tarde desta terça-feira, 23, os vereadores debateram melhores condições de trabalho para os catadores de reciclagem do município. A audiência pública foi proposta pelo vereador Delegado Marcus Vinícius (PODEMOS), em parceria com as Defensorias Públicas da Bahia e da União, além de MPF e MPT.

Parceria garante doação de kits de reciclagem - Proponente da audiência pública, o vereador delegado Marcus Vinicius (Podemos) destacou a atenção dada pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista a essa pauta. “Temos representantes de oito secretarias nesse debate”, informou o vereador. Ele falou também sobre a nova forma de fazer política e anunciou uma parceria com empresários da cidade para  viabilizar a doação de kits de reciclagem, que incluem carrinhos e equipamentos de biossegurança para os catadores. “Em breve teremos alguns desses equipamentos sendo utilizados pelos catadores, fruto dessa parceria entre iniciativa privada e Poder Público”, garantiu. Marcus Vinícius falou também sobre a Taxa do Lixo e destacou algumas medidas que foram acrescentadas por seu mandato nesse Projeto de Lei, como isenção do imposto para quem ganha até seis salários mínimos. O vereador encerrou o pronunciamento falando sobre as carroças de tração animal e pontuando a necessidade de proteção desses animais. “Estamos buscando alternativas para garantir a tração mecânica e elétrica”, finalizou.

Políticas públicas afirmativas - A vereadora Viviane Sampaio (PT) parabenizou Marcus Vinicius pela audiência e pautou a necessidade de segurança para os catadores de materiais recicláveis. De acordo com Sampaio, essa profissão, que ainda é invisibilizada, precisa de políticas públicas afirmativas para os negros e as mulheres, porque são os grupos que compõe a maior parcela dessa classe de trabalhadores. Ao finalizar o discurso, a parlamentar colocou o seu mandato à disposição dos catadores e falou sobre a necessidade de veículos, com a finalidade de tirar os animais das carroças e diminuir os maus-tratos direta e indiretamente. 

Causa exige recursos governamentais - O vereador Edjaime Rosa Bibia (MDB) destacou que a atenção aos catadores exige a destinação de recursos com origem nas três esferas de governo. “O que a gente vê aqui é a necessidade de recursos”, avaliou. Bibia disse que muitos não poderão ter acesso à aposentadoria por não terem condições de contribuir com o INSS. “A maioria dos recicladores não contribuem e quando chega na idade da aposentadoria não tem o seu direito garantido”, apontou. Disse que “enfrentam no dia a dia, sol, chuva e frio. Essas pessoas precisam ser reconhecidas”, rogou o parlamentar. 

Projetos para os catadores - O vereador Ricardo Babão (PCdoB) iniciou o discurso parabenizando a iniciativa do parlamentar Marcus Vinicius (PODEMOS) e falou sobre a importância dos catadores. Segundo ele, um projeto sobre esses profissionais está em tramitação na Câmara e a Casa não vota para prejudicar os necessitados. Babão disse que foi catador dos 7 aos 11 e que não tinha boas condições financeiras. Ao saudar os vereadores presentes, o parlamentar afirmou que “cada pensamento é uma ideologia, mas estamos aqui para servir ao povo”. O edil ainda falou sobre o projeto Conquista Criança, criado pelo ex-prefeito Guilherme Menezes, em 1997, que foi responsável por tirar as crianças da rua enquanto os pais trabalhavam. Finalizando, ele trouxe a sensibilidade da prefeita Sheila Lemos com relação aos catadores e se colocou à disposição desses trabalhadores.

Curral coletivo em bairros periféricos - Em seu pronunciamento, o vereador Alexandre Xandó (PT) destacou a questão dos animais que trabalham com tração de carroças, auxiliando os catadores na coleta de resíduos sólidos em Vitória da Conquista. “Ter os animais trabalhando é importante ou não?”, questionou o vereador. Para Xandó, “não podemos fazer esse debate sem estar atentos a questões sociais que marcam nossa realidade”. Ele ainda falou sobre a proposta de construir um curral coletivo em bairros periféricos de Conquista. “Temos casos onde os catadores e carroceiros não têm onde deixar os animais. Já falei sobre essa demanda com a prefeita e com o líder do Governo, Chico Estrella, para ser construído um curral coletivo”, afirmou.

Marco na valorização dos agentes de reciclagem - O vereador Orlando Filho (PRTB) disse que a realização desta audiência marca o reconhecimento dos agentes de reciclagem. “Um marco na valorização dos agentes de reciclagem de nosso município. Vocês eram invisíveis aos olhos do poder público”, disse o parlamentar.

Orlando destacou que está em tramitação na Câmara Federal, o Projeto de Lei Nº 2006/2021, que regulamenta a atividade de agentes de reciclagem (catadores de lixo), incentivos fiscais, bem como medidas de proteção à saúde. “Essa lei poderá ser regulamentada nos municípios e aqui quero propor que a Bancada de Situação esteja propondo essa regulamentação aqui no município. O nosso mandato está à disposição”, assegurou Orlando. 

Leis precisam estar alinhadas com as demandas da população - O vereador Valdemir Dias (PT) destacou a importância de se criar leis que estejam alinhadas com os anseios e demandas da população. “É importante que ao criar leis, a população possa ser ouvida”, afirmou o vereador. Nesse contexto, ele criticou o Projeto de Lei que institui a Taxa de Lixo, que não trata sobre os catadores de Vitória da Conquista, nem permitiu o debate amplo com a comunidade. Dias ainda lamentou  o percentual de resíduos que são reciclados no município e o custo que isso representa para a cidade. Por fim, destacou a contribuição dos catadores  avulsos e a necessidade de integrá-los ao sistema.

O vereador Nelson de Vivi (DEM) também participou da audiência pública.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30