Imagem Audiência Pública comemora os 15 da UFBA em Vitória da Conquista

Audiência Pública comemora os 15 da UFBA em Vitória da Conquista

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotíciaFernando JacaréChico EstrellaRicardo Babão

22/10/2021 22:56:00


Uma audiência pública, realizada na última sexta-feira, 22, marcou as comemorações dos 15 anos de implantação do Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS), Campus Anísio Teixeira da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Vitória da Conquista. A audiência é uma iniciativa do vereador Fernando Jacaré (PT) e obteve o apoio dos demais parlamentares. Inaugurado em 2006, o Campus da UFBA em Conquista oferece cursos de graduação e pós-graduação em diferentes setores ligados à saúde. 

Participaram do evento, o diretor a UFBA, Márcio Vasconcelos, os deputados Zé Raimundo e Waldenor Pereira, representantes dos deputados Fabrício Falcão e Alice Portugal, o secretário municipal de Educação, Edgard Larry, que representou a prefeita Sheila Lemos (DEM), os vereadores Chico Estrella (PTC) e Ricardo Babão (PCdoB), além de membros da comunidade acadêmica da UFBA. 

Assista a transmissão da audiência clicando aqui

De acordo com Jacaré, o IMS é uma referência no Brasil no ensino de saúde, e faz a diferença em Conquista. Ele destacou que a audiência foi organizada em conjunto com a direção do Instituto, numa demonstração de trabalho democrático. Ao final da audiência, foram entregues homenagens: ao professor e ex-diretor do IMS, Orlando Caíres; à professora e ex-diretora, Dioneire Amparo dos Anjos; ao servidor público Antônio Carlos Sampaio Amaral, da Coordenação Técnica, Administrativa e Financeira; ao reitor da UFBA, João Carlos Salles; ao empresário Pedro Francisco de Morais Neto; e aos deputados Fabrício Falcão, Alice Portugal, Zé Raimundo e Waldenor Pereira.

O vereador Fernando Jacaré recebeu uma homenagem da UFBA pelos serviços prestados. Segundo Márcio Vasconcelos, diretor da UFBA, Jacaré é “sempre solícito, atento às nossas demandas”. 

UFBA expande possibilidade de ensino acadêmico em Conquista – Representando a prefeita Sheila Lemos (DEM), o secretário municipal de Educação, Edgard Larry, prestou homenagem à UFBA pelos 15 anos em Vitória da Conquista. “A UFBA honra o nome desta cidade com suas relevantes ações na educação e na saúde”, afirmou. O secretário lembrou também fatos históricos que marcam a trajetória da instituição, como tropicalismo cinema novo, e ressaltou as oportunidades que a UFBA trouxe para Vitória da Conquista. “A universidade oportuniza a Vitória da Conquista maior acessibilidade ao ensino acadêmico por meio dos cursos de graduação e pós-graduação. 

Larry encerrou sua participação parabenizando a UFBA. “Parabenizamos a UFBA por ser um importante palco para cultura e valorização da produção científica, em especial, nesses últimos 15 anos que eleva Vitória da Conquista no cenário acadêmico, em razão da sua expressiva produção intelectual.

Ensino de excelência – O advogado e presidente do PCdoB, Glauber Rocha, representou o deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB). Ele ressaltou a importância do IMS para a formação de profissionais de saúde e afirmou conhecer o trabalho de excelência dessas pessoas. Glauber frisou que o deputado Fabrício reafirmou o compromisso com o fortalecimento do IMS. 

Defesa por mais investimentos em educação – O vereador Chico Estrella destacou a importância dos investimentos em educação. “A educação faz a diferença. O investimento nesta área nunca será o suficiente. Em nosso país, ela fará mudar toda a nossa estrutura enquanto nação”, afirmou. Chico falou ainda sobre o seu cargo de líder da prefeita na Câmara de Municipal, ressaltando o diálogo com as duas bancadas que compõem o Legislativo. Ele finalizou sua participação parabenizando a UFBA. “Fica aqui os parabéns a nossa querida UFBA. Que novos cursos possam chegar perpetuando esse importante serviço em nossa cidade”, declarou.

Contexto atual é de ataques à educação – A deputada Alice Portugal (PCdoB) foi representada pela jornalista e servidora da Câmara Municipal, Luciana Oliveira. Ela agradeceu a oportunidade, justificou a ausência de Alice Portugal e falou da alegria em representar a parlamentar neste encontro. “Alice é uma deputada aguerrida e defensora incansável da educação”, afirmou a jornalista. A deputada ainda enviou um vídeo parabenizando a UFBA. Ao parabenizar os 15 anos da UFBA em Vitória da Conquista, Luciana enfatizou o trabalho da comunidade acadêmica em perpetuar o serviço, garantindo educação de qualidade. “São 15 anos de lutas dos servidores, alunos e professores. Quem defende a educação é quem trabalha no dia a dia para que essa educação aconteça de verdade, com inclusão”, pontuou Luciana. 

A jornalista fez uma breve reflexão sobre o atual contexto da educação no Brasil e também na Bahia, após os constantes cortes feitos pelo Governo Federal. Ela lembrou também a criação de novas universidades federais nos governos de Lula e Dilma, e criticou a PEC 32, que propõe uma reforma administrativa que, em sua avaliação, prejudica o serviço público de educação. Luciana reforçou o compromisso da deputada Alice Portugal com as instituições de ensino superior da Bahia, em especial a UFBA. “A deputada Alice Portugal vem garantindo recursos, emendas para atender às necessidades da instituição em continuar essa jornada do Instituto Multidisciplinar em Saúde”, afirmou.

UFBA em Conquista foi decisão política – O vereador Ricardo Babão (PCdoB) ressaltou que a implantação do IMS é fruto de decisão política do então presidente Lula, quem mais abriu universidades no Brasil. Ele destacou a gestão municipal do PT, iniciada em 1997, que mudou para melhor Vitória da Conquista e ajudou na criação do IMS. Babão parabenizou o corpo de funcionários da instituição que vem construindo o instituto. 

Expansão da UFBA é fruto de projeto nacional de fomento à ciência – O deputado estadual Zé Raimundo (PT) falou da história de criação de universidades no Brasil, destacando que foram processos difíceis. Segundo ele, por anos a UFBA ofertava apenas três mil vagas até passar por um processo de expansão, fruto de um projeto nacional de fomento à ciência. “Todos nós somos testemunhas desse processo”, disse. O deputado frisou que se sente parte dessa história, assim como participou da fundação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).  

O parlamentar parabenizou professores, técnicos e alunos pelos 15 anos de instituição. Ele observou que “somos testemunhas da história” ao relatar etapas da implantação do IMS. Zé Raimundo frisou a importância de o país retomar os investimentos em educação e ciência, especialmente num contexto de intensa concorrência tecnológica no planeta. Ele deu o exemplo da China, que vem despontando como potência mundial, celeiro de inovações. 

IMS foi criado em contexto de valorização da educação – O deputado Waldenor Pereira (PT) parabenizou a iniciativa de comemorar os 15 anos do Instituto Multidiscplinar em Saúde da UFBA, em Vitória da Conquista. Ele destacou o empenho de toda gestão do campus em garantir a manutenção de sete cursos de graduação, quatro cursos de mestrados, um curso de doutorado e uma residência multidisciplinar. O deputado lembrou também da criação desse Instituto. “Foi uma decisão política de um presidente que não teve a chance de ter um curso de graduação, mas foi responsável pela criação de 18 universidades federais nesse país. Além disso, o presidente Lula foi responsável pela criação de 173 novos campi, como esse que foi criado aqui em Conquista. É algo muito relevante”, afirmou o deputado. Segundo Waldenor, Lula entendia a necessidade de fortalecer as universidades para ampliar a graduação, a pós-graduação, a geração de novos conhecimentos e a difusão desses novos conhecimentos através da extensão.

O deputado Waldenor criticou o atual Governo Federal, que, segundo ele, pauta uma agenda reacionária contra segmentos importantes do país. Ele lamentou também os constantes cortes no orçamento das universidades. “O Governo Federal promove uma verdadeira asfixia na educação, em especial na educação de ensino superior, revelando seu caráter perverso para com o desenvolvimento do país e da Bahia”, afirmou. Por fim, Waldenor parabenizou a UFBA por toda resistência e manutenção do ensino de qualidade. “Eu espero que seja os primeiros 15 anos de muitos que estão por vir”, declarou.

UFBA em Conquista é fruto de esforço coletivo – O diretor do IMS, Márcio Vasconcelos, avalia que o Campus Anísio Teixeira foi criado “porque houve vontade política para interiorizar o ensino público Federal, houve naquela época a vontade e a pujança de idealizadores que vislumbraram a importância de ampliar o acesso de um ensino de qualidade”. Ele destaca que além de decisão política, gestores da UFBA e sociedade local “contribuíram de diversas maneiras para que a criação e implantação de um campus avançado tornasse realidade”.

Márcio agradeceu à comunidade do IMS e frisou que “técnicos administrativos, docentes e terceirizados buscaram fazer o seu melhor, para que se traduzisse no que é o nosso Instituto: um local que não forma somente profissionais, forma pessoas”. 

O diretor agradeceu aos reitores da UFBA, da criação até aqui: professor Naomar Almeida Filho, professora Dora Leal, e o professor João Carlos Salles. Ele ainda agradeceu a figuras do mundo político que contribuíram com o IMS: Guilherme Menezes, Zé Raimundo, Fabrício Falcão, Herzem Gusmão (em memória), Sheila Lemos, Jorge Solla, Fernando Jacaré, Waldenor Pereira e Alice Portugal. “Sem vocês, minha gestão estaria sendo mais difícil”, afirmou. 

 

 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Março 2024
11

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31