Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresSessão EspecialNotíciaLuis Carlos DudéLúcia RochaLuciano GomesAdinilson PereiraValdemir DiasHermínio OliveiraChico EstrellaDr Augusto CândidoNildo FreitasOrlando FilhoRicardo Babão Subtenente Muniz
22/10/2021 11:30:00
Na manhã desta sexta-feira, dia 22, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou uma Sessão Especial do Outubro Rosa. A Sessão, fruto da iniciativa do mandato da vereadora Lúcia Rocha (DEM), contou com a participação de representantes do poder público municipal, com médicos oncologistas e também com representante da Casa do Amor. Os vereadores presentes na sessão destacaram a importância do debate.
Rastreamento e vida saudável diminuem os riscos do câncer – Dr. Augusto Cândido (PSDB) afirmou que as cobranças de Tânia Caíres são todas “procedentes” e os vereadores precisam estar atentos para articular ações junto ao Executivo. Tânia é funcionária da Câmara e participou da sessão. Ela falou da situação de mulheres pobres que têm dificuldades em acessar os serviços de saúde. O vereador, que é médico, explicou os vários tipos de rastreamento e ressaltou também a necessidade de se fazer exames preventivos para rastrear cedo o câncer de mama, quando as chances de cura são maiores. Augusto alertou que a prática de atividades físicas, alimentação saudável e manutenção do peso adequado são atitudes que diminuem as chances de se desenvolver a doença.
Educação e saúde são bases de uma sociedade que queira crescer e se desenvolver - O vereador Orlando Filho (PRTB) destacou a importância não somente da sessão especial, mas principalmente do envolvimento do Poder Legislativo quanto à saúde da população de Vitória da Conquista. Filho comentou a necessidade de se debater o combate e prevenção ao câncer de mama, ressaltando o dever da Casa em discutir e procurar melhorias para a saúde pública no município.
Orlando relembrou, ainda, da indicação nº 1733/2021, aprovada no mês de setembro, em que foi indicada à Prefeitura Municipal a instalação de um núcleo de atendimento e de atenção especializada para pacientes oncológicos por uma equipe multidisciplinar, visando buscar um atendimento mais acolhedor e facilitar a jornada do tratamento.
Apoio psicológico é de suma importância – O vereador Adinilson Pereira (MDB) destacou a importância do apoio psicológico às vítimas do câncer de mama. “Eu, acompanhando palestras sobre o tema, ouvi falar da importância do apoio psicológico às mulheres que descobrem o câncer de mama. Irá ajudá-la a entender o assunto e criar uma estrutura de enfrentamento positivo”, disse ele.
Pereira ressaltou ainda que as pessoas precisam ser incentivadores da realização dos exames que detectam os tumores. “Eu sou o maior incentivador da minha esposa para que ela faça os seus exames todo ano. Estou aqui para incentivar todas as mulheres a se precaverem do câncer de mama”, disse o parlamentar.
“É dever desta Casa lutar por políticas públicas e maior investimento na saúde” - Líder da Bancada de Oposição, o vereador Valdemir Dias (PT) iniciou sua fala lembrando o empobrecimento da população brasileira, o que fez com que mais pessoas ficassem sem acesso a uma saúde de qualidade. O parlamentar cobrou investimentos em políticas públicas e criticou cortes de verbas feitos pelo Governo Federal. Por fim, o vereador conclamou aos colegas à luta por melhores condições para a população. “É dever desta Casa lutar por políticas públicas e maior investimento na saúde”, finalizou.
Mais investimentos em saúde - O vereador Subtenente Muniz parabenizou a vereadora Lúcia Rocha pelo debate proposto nesta Sessão Especial. “Ações como essa precisam servir para espelhar as demandas da comunidade, principalmente àquelas que vivem mais distantes da cidade e que têm mais dificuldades de acesso”, afirmou. O vereador falou também sobre a Feira de Saúde que está sendo realizada no Centro Cultural Glauber Rocha, ressaltando o atendimento médico oferecido à população em campanhas preventivas como essa. Em relação ao Governo do Estado, o vereador criticou os investimentos feitos em saúde e cobrou mais atenção aos servidores. “Não podemos responsabilizar apenas o Governo Federal. Vamos atribuir as responsabilidades de forma igual”, defendeu Muniz. Ele encerrou o pronunciamento falando sobre as ações do projeto Saúde Itinerante, que estará trazendo para Vitória da Conquista numa parceria com o deputado federal Raimundo Costa. “Queremos atender a população da Zona Rural e da periferia com essa iniciativa”, encerrou.
Defesa da saúde não pode ter sigla partidária – O vereador Ricardo Babão (PCdoB) afirmou que a audiência é um momento de refletir e cobrar das autoridades competentes ações de prevenção e combate ao câncer de mama. Ele lembrou que a pandemia trouxe dificuldades ainda maiores para esse contexto. Para Babão, a defesa da saúde não pode ter sigla partidária. “Estamos aqui para ajudar, independente de sigla partidária”, falou, referindo-se à gestão municipal. Ele avalia que o governo municipal possui poucos recursos, precisando da ajuda do Estado e da União.
“O médico é para prevenir as doenças” - Em seu discurso, o vereador Hermínio Oliveira (PODE) comentou o papel preventivo da medicina, principalmente em relação ao câncer de mama, e ressaltou que o diagnóstico precoce contribui para um tratamento mais eficaz e colabora para a redução da mortalidade da doença. Hermínio, ainda, parabenizou os médicos, enfermeiros e profissionais de saúde pelo trabalho prestado não só no combate e prevenção ao câncer, mas à população de um modo geral.
É preciso promover acesso – O vereador Nildo Freitas (PSC) ressaltou que para além da importante campanha do Outubro Rosa, é necessário também promover a ampliação do acesso às estruturas de prevenção e tratamento do câncer de mama. “Nós precisamos promover a oferta de exames preventivos, exame clínico das mamas e palestras”, disse. “Muitas pessoas têm acesso à informação, ao recurso financeiro, mas no contexto geral as dificuldades das pessoas que não têm acesso a tudo isso é lamentável”, emendou Freitas.
Implantação do Hospital da Mulher em Vitória da Conquista - O presidente da Câmara, Luís Carlos Dudé (MDB), afirmou que Vitória da Conquista não tem feito uma má gestão dos recursos da saúde. O parlamentar pediu a implantação de um Hospital da Mulher no município e criticou a falta de vontade política de se fazer um investimento como esse. Lamentou a ausência de alguns políticos que sempre vêm pedir votos na cidade, mas, depois de eleitos, não dão assistência em questões importantes como essa. Por fim, o presidente disse que é necessário que Conquista tenha vez e voz em Salvador e em Brasília, para atrair mais recursos para a saúde. “Ou nós unimos forças para estabelecer um Hospital da Mulher nesta cidade ou ano que vem estaremos com o mesmo clamor sem nada ter sido resolvido”, concluiu.
Dificuldades no acesso a exames para diagnóstico do câncer de mama - O vereador Luciano Gomes (PCdoB) afirmou que a campanha Outubro Rosa é uma importante ferramenta no rastreamento do câncer de mama. Ele destacou que é preciso ampliar o acesso das mulheres às políticas de saúde, afirmando que entre o diagnóstico e o tratamento existe uma distância muito grande, o que dificulta o tratamento. O vereador ressaltou ainda as dificuldades que as mulheres estão enfrentando no acesso a exames que favoreçam o diagnóstico precoce da doença, e falou da Feira de Saúde promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Fundação José Silveira. Aproveitou o momento para cobrar mais efetividade em ações como essa. “Precisamos dar mais eficiência a essas iniciativas. Apesar do empenho dos servidores, o serviço precisa ampliar para atender a demanda espontânea também”, defendeu. Ele afirmou que vai continuar cobrando para que a população mais carente possa ter acesso a esses serviços. “Fico indignado quando vejo pessoas sofrendo por algo tão simples”, lamentou.
Conquista precisa de um Hospital da Mulher – Para o vereador Chico Estrella (PTC), líder do Governo, o maior plano de saúde do mundo é o SUS, mas sofre com deficiências na hora de prevenir doenças. Para ele, mais vidas seriam salvas com a prevenção, além de resultar em economia de recursos públicos. Em sua fala, Chico cobrou um Hospital da Mulher em Conquista. Para ele, o projeto não aconteceu ainda por falta de representatividade política. E frisou que Conquista precisa, no Congresso e na Assembleia, de “pessoas que tenham verdadeiro compromisso com essa cidade”.