Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotíciaFernando JacaréAlexandre Xandó Chico EstrellaRicardo Babão Subtenente Muniz
18/10/2021 22:18:00
Na noite desta segunda-feira, 18, a Câmara Municipal se reuniu em uma audiência pública para celebrar o Dia da Guarda Municipal, comemorado no dia 10 de outubro, conforme a Lei Nº 12.066. Autor do requerimento da audiência, o vereador Fernando Jacaré (PT) lembrou que participou das discussões para a implantação da Guarda. “As discussões começaram em 2009 e eu tive a honra de participar dos debates”, recordou o parlamentar.
Ainda segundo Jacaré, o momento é de homenagear os agentes da Guarda Municipal por tudo que eles viveram até chegar aonde estão, sem perder de vista a questão da valorização salarial, do plano de carreira e outros aspectos importantes para garantir o trabalho de excelência.
O vereador defendeu que seja firmada uma parceria entre a Polícia Militar da Bahia e a Guarda Municipal de Vitória da Conquista. “É fundamental a parceria com o estado, pensando no melhor para a cidade, sem questões partidárias e ideológicas, quem vai ganhar somos todos nós”, avaliou Fernando Jacaré.
O parlamentar disse que os agentes da Guarda vieram para humanizar a relação com a comunidade, mas que eles também necessitam de uma resposta do Poder Legislativo nos debates, nas questões legais que deem garantias a esses servidores. “Esses servidores estão se expondo numa atividade diferente e essa Casa tem obrigação constitucional de proteger os seus direitos. Nós estamos todos nessa conexão de pensar uma Guarda humanizada e integrada. Esse debate tem esse objetivo de valorizar os servidores da Guarda Municipal”, afirmou.
Sonhos e projetos para a Guarda Municipal - Durante a audiência, o comandante-geral da Guarda Municipal, capitão da reserva da Polícia Militar, Cristóvão Lemos, representou a prefeita e chefe da corporação da Guarda Municipal, Sheila Lemos. Ao iniciar o discurso, agradeceu a oportunidade de poder apresentar a Guarda, principalmente para os cidadãos que não têm acesso à informação. O capitão ressaltou que a Guarda foi criada por meio da lei nº 2.369, de 2019, mas começou a operar no dia 2 de junho deste ano, e foi empossado como comandante em 09 de junho. Ao iniciar o trabalho, em conjunto com os guardas municipais, Lemos declarou que a corporação tem sonhos e projetos para o crescimento dessa instituição. Além de proteger os bens públicos e os cidadãos, o capitão afirmou que: “temos a missão, o trabalho de construir uma Guarda humanizada”. Ao finalizar, agradeceu a homenagem feita pela Câmara de Vereadores e concluiu que honraria o manto sagrado azul.
Realização de sonhos – Representante dos guardas municipais, Elcides Andrade lembrou que a comemoração envolve a realização de ao menos três sonhos. “Tivemos três sonhos realizados: a luta pela criação da lei de criação da Guarda Municipal, o curso de formação e o momento em que a tropa foi para a rua trabalhar”, disse. “Eu participo dessa luta há mais de 10 anos e olhando o passado vejo que valeu a pena. Faltava em Vitória da Conquista essa força de segurança”, avaliou ele.
O guarda municipal agradeceu aos conquistenses pela acolhida aos trabalhadores da Guarda Municipal. “A população abraçou a Guarda Municipal”, disse ele.
A população está feliz com a Guarda Municipal – O vereador Ricardo Babão (PCdoB) parabenizou o parlamentar Fernando Jacaré (PT) pela iniciativa em homenagear a Guarda Municipal. Em sua fala, demostrou satisfação ao dizer que, em pouco tempo de atividade, a Guarda já tem uma associação e ainda afirmou que uma associação é para proteger e defender a categoria e não siglas partidárias. Babão também relembrou da sua moção de aplauso em homenagem ao trabalho desempenhado por essa instituição. “Quando a gente dá uma moção de aplauso, é quando a gente vê o sucesso de algo que está acontecendo na sociedade”, afirmou. De acordo com o vereador, ao caminhar pela cidade, percebe-se que população está feliz com a presença dos guardas municipais e que desde o primeiro mandato, em 2012, sempre colocou o servidor público em primeiro lugar. Babão finalizou o discurso agradecendo a dedicação da Guarda na proteção da cidade e se colocou à disposição da corporação.
O primeiro a levantar a discussão – O ex-vereador Gilzete Moreira, primeiro parlamentar a discutir a possibilidade de criação da Guarda Municipal em Conquista, lembrou do período em que levantou a proposta. “Lá em 2009 nós tivemos essa iniciativa com o apoio dessa Casa e percebemos o interesse, a necessidade de ter em Conquista essa Guarda Municipal”, recordou. “Me sinto honrado de estar aqui. Agradeço, mesmo”, disse ele, agradecendo a Fernando Jacaré por ter lembrado de seu nome e de sua iniciativa.
A Guarda não pode servir de tropa de choque – O vereador Alexandre Xandó (PT) parabenizou a iniciativa de Fernando Jacaré (PT) e disse que o parlamento é a casa do povo, sendo também um espaço para fazer homenagens. Em suas redes sociais, o vereador perguntou para a população sobre o desempenho da Guarda nesses seis meses de atuação e recebeu elogios, assim como críticas. Xandó também levantou pontos sobre a necessidade de discutir o regimento interno da corporação. Outra pauta presente em seu discurso foi o pequeno quantitativo feminino de guardas e como é preciso recrutar mais mulheres. O parlamentar também afirma ter recebido relatos desagradáveis sobre as condições de trabalho desses servidores públicos, que merecem ser valorizados. Como crítica, Xandó disse que a Guarda não pode servir como tropa de choque para enfrentar manifestações populares.
Guarda precisa atuar armada – O vereador Subtenente Muniz (Avante) defendeu que a Guarda Civil Municipal seja armada. “A Guarda tem que estar com escudo, bastão, capacete e armas. A Guarda Municipal tem que estar armada para enfrentar a bandidagem”, avaliou o parlamentar que é militar da reserva.
De acordo com ele, a Guarda receberá críticas, mas encorajou os trabalhadores a realizarem o seu papel. “A Guarda veio para fazer a diferença e vai fazer. Eu tenho certeza que a sociedade, o povo de bem, estará do lado de vocês, podem ter certeza”, assegurou Muniz.
A Guarda deve estar armada – O vereador e líder do governo Chico Estrella (PTC) disse que a noite era de festa porque a Guarda Municipal saiu do papel. O parlamentar ainda lembrou dos esforços feitos pelo ex-vereador Rodrigo Moreira para tornar a Guarda uma realidade. Ao parabenizar a prefeita Sheila Lemos pela escolha do Capitão Lemos, Chico Estrela disse que era bonito ver a relação de afinidade entre o comandante e os comandados, e elogiou a atuação dos guardas municipais. O vereador também afirmou que para garantir a segurança da população, a Guarda deve estar munida de arma de fogo, porque não é possível lutar contra os marginais usando uma rosa branca.
Forças de Segurança a serviço da sociedade – O Major Elder, do Esquadrão Falcão, defendeu que as forças de segurança estejam integradas no serviço à sociedade. “Estamos ombreados com todas as forças de segurança. Todas as instituições voltadas à segurança precisam trabalhar com uma única finalidade: servir à população”, disse.
Ele assegurou que o Esquadrão Falcão está à disposição para auxiliar a Guarda Municipal no que for possível. “Podem contar com o nosso Esquadrão Falcão. Todos os recursos que tivermos que vocês precisaram podem contar conosco, estamos de portas escancaradas”, disponibilizou.
Os guardas são importantes – Durante a audiência, o comandante do Comando de Policiamento Regional/Sudoeste, Fernando Leite, disse que era uma noite de alegria para comemorar o Dia da Guarda Municipal e parabenizou o vereador Fernando Jacaré pela homenagem prestada. Atuando em Conquista desde 1992, Leite defende que a segurança pública é feita em equipe e afirmou que os guardas são importantes, sendo um braço forte para a segurança da cidade. Enfatizou também a importância dos guardas presentes, pelo feito de serem a primeira turma formada. Assim como os parlamentares Tenente Muniz e Chico Estrela, o comandante disse que a Guarda deve estar munida com armamento de fogo.
Homenagens: