Xandó dispara sobre reforma administrativa de Bolsonaro: “é pra lascar o trabalhador que é servidor público”
Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTAlexandre Xandó
18/08/2021 10:35:00
Na sessão da Câmara de Vereadores desta quarta-feira (18), o vereador Alexandre Xandó (PT) destacou a mobilização nacional de trabalhadores em defesa do serviço público e contra a reforma administrativa proposta pelo governo Bolsonaro. Em Conquista, servidores fizeram ato na Praça 9 de Novembro, do qual o parlamentar participou.
Xandó alertou servidores que votaram em Jair Bolsonaro. “Pense duas vezes porque o seu direito está sendo atacado”. Entre as medidas propostas pela reforma, o vereador destacou proibição de adicional por tempo de serviço e de licenças, possibilidade de diminuição de jornada de trabalho e de salário e ameaça à estabilidade do servidor.
Xandó questionou a justificativa da reforma – corte de privilégios, e lembrou que existem muitos servidores que recebem salário-mínimo. Para ele, uma reforma que realmente cortasse privilégios deveria atingir juízes, militares e membros do Ministério Público. “Essa reforma administrativa é para lascar o trabalhador que é servidor público”, afirmou.
Em sua fala, o edil ainda relatou que entrou com mandado de segurança contra a prefeita Sheila Lemos (DEM) por não responder aos requerimentos de esclarecimentos encaminhados pelo seu mandato. Ele frisou que o regimento da Casa e a Lei Orgânica estabelecem prazo legal de 15 dias para que o Executivo responda a esses questionamentos. Xandó explicou que cobrou, da prefeitura, explicações sobre a suspensão de exames preventivos e quantitativo gasto no kit merenda, já que a gestão municipal distribui apenas manteiga e iogurte. O vereador afirmou que está confiante numa decisão favorável da Justiça.