Imagem Câmara realiza audiência pública virtual sobre os 15 anos da Lei Maria da Penha

Câmara realiza audiência pública virtual sobre os 15 anos da Lei Maria da Penha

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotíciaMárcia Viviane

06/08/2021 16:29:00

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realizará nesta segunda-feira, 9, às 19 horas, uma audiência pública virtual em comemoração aos 15 anos da Lei Maria da Penha e também o Agosto Lilás. Fruto da iniciativa do mandato da vereadora Viviane Sampaio (PT), a audiência contará com transmissão ao vivo na Página da Câmara no Facebook, no YouTube e na Rádio Web Câmara.

A Lei Maria da Penha é considerada uma das legislações mais avançadas do mundo, e tem por objetivo punir e coibir a violência doméstica e familiar. A legislação é considerada um marco na proteção à mulher. Ela estabelece que todo o caso de violência doméstica e intrafamiliar é crime, deve ser apurado através de inquérito policial e ser remetido ao Ministério Público. Esses crimes são julgados nos Juizados Especializados de Violência Doméstica contra a Mulher, criados a partir dessa legislação, ou, nas cidades em que ainda não existem, nas Varas Criminais.

A lei também tipifica as situações de violência doméstica, proíbe a aplicação de penas pecuniárias aos agressores, amplia a pena de um para até três anos de prisão e determina o encaminhamento das mulheres em situação de violência, assim como de seus dependentes, a programas e serviços de proteção e de assistência social.

Sancionada em 7 de agosto de 2006, a Lei nº 11.340, passou a ser chamada Lei Maria da Penha em homenagem à mulher cujo marido tentou matá-la duas vezes e que desde então se dedica à causa do combate à violência contra as mulheres.

Proponente da audiência, a vereadora Viviane Sampaio, que é presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa da Mulher (CDHCDM), da Câmara Municipal, destacou a importância do evento em comemoração aos 15 anos da Lei Maria da Penha, e reforçou a continuidade das ações voltadas para o Agosto Lilás, mês dedicado a toda forma de combate e prevenção à violência contra a mulher. “A Câmara Municipal atua como parceira dessa rede de combate a todo tipo de violência doméstica, não aceitamos nenhum tipo de assédio e violência contra a mulher, seja de ordem moral ou física”, enfatizou a vereadora.