Imagem Xandó pede diálogo para resolver situação dos camelôs da Estação de Transbordo Herzem Gusmão

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTAlexandre Xandó

28/05/2021 10:10:00

Durante pronunciamento na Sessão Ordinária desta sexta-feira (28), realizada pelo Sistema de Deliberação Remota (SDR), o vereador Alexandre Xandó (PT) abordou, entre outros temas, a situação dos camelôs da Estação de Transbordo Herzem Gusmão, na Av. Lauro de Freitas, que ainda não foi definida. Na abertura do discurso, ele fez uma saudação ao novo veículo de comunicação da cidade, o Conquista Repórter, dos jornalistas Vitória Lobo, Karina Costa e Afonso Ribas, todos do curso de Comunicação Social da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Adicional para Servidores – Xandó cobrou celeridade ao projeto que prevê o adicional referente à pós-graduação dos servidores municipais de Vitória da Conquista. Ele solicitou ao presidente da Casa, Luís Carlos Dudé (MDB), que o projeto seja colocado em pauta com brevidade, pois os servidores precisam do adicional nos contracheques.

Vacinação para gestantes e lactantes – Alexandre saudou a senhora Viviane Sobrinho, que discursou na Tribuna Livre desta sexta-feira, e disse que também tem se mobilizado em prol da vacinação para gestantes e lactantes, sob o argumento de que literalmente se vacina uma pessoa e se imuniza duas (ou até mais). Reforçou a importância da pauta e destacou que o processo de vacinação deve sempre se atentar aos critérios técnicos apontados e reiterados em níveis estadual e federal. “Essa questão da vacina das gestantes e lactantes é algo urgente e a prefeitura precisa encaminhar”, disse o edil.

Recicla Conquista – O vereador alertou para a situação dos trabalhadores do Recicla Conquista, que são profissionais desempenhando funções muito semelhantes à dos garis, manuseando materiais contaminados com frequência. Porém, os garis já estão sendo vacinados, mas os trabalhadores que atuam com a reciclagem não. Desta forma, fez apelo à Secretaria de Saúde para que inclua os trabalhadores do Recicla Conquista no plano de vacinação.

Vacinação em Unidades Prisionais – O parlamentar também comentou sobre a vacinação para internos e trabalhadores das unidades prisionais de Vitória da Conquista, destacando que existem vários internos com mais de 60 anos ou com comorbidades que precisam ser vacinados. Os monitores de segurança do Conjunto Penal também não receberam a vacina, embora os trabalhadores do presídio Nilton Gonçalves já tenham iniciado a vacinação. Xandó cobrou mais sensibilidade da Secretaria de Saúde para que seja solucionada essa situação.

Situação dos Camelôs –
Por fim, Xandó voltou a evidenciar a situação dos camelôs da Avenida Lauro de Freitas, cuja situação vinha sendo discutida há algumas semanas, mas ainda não teve uma solução. Ele destacou a realização de assembleia por parte dos comerciantes informais, para a formalização do sindicato, idealizado com o objetivo de buscar direitos. Alexandre afirmou já ter conversado com vereadores líderes da Casa e com o presidente da Câmara, a fim de buscar um diálogo entre os camelôs e a prefeitura.

Março 2024