Imagem Xandó denuncia impedimento de ação fiscalizatória ao aterro sanitário

Xandó denuncia impedimento de ação fiscalizatória ao aterro sanitário

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTAlexandre Xandó

26/05/2021 09:40:00

Durante pronunciamento na Sessão Ordinária desta quarta-feira (26), realizada pelo Sistema de Deliberação Remota (SDR), o vereador Alexandre Xandó (PT) apresentou demandas de infraestrutura e mobilidade urbana para bairros de Vitória da Conquista. O vereador também denunciou o impedimento a uma ação fiscalizatória ao aterro sanitário da cidade.

Redução de acidentes – Alexandre Xandó relatou a grande quantidade de acidentes que vem acontecendo no bairro Morada dos Pássaros, principalmente em seus cruzamentos. Afirmou que tem cobrado da Prefeitura Municipal a instalação de redutores de velocidade desde o início do mandato, mas reforçou o pedido para que haja celeridade no atendimento desta demanda, principalmente nas ruas B, C e D do bairro Morada dos Pássaros III.

Demandas no Jardim Valéria – O vereador esteve no bairro Jardim Valéria no último domingo, a convite do grupo Nossa Arte, que faz uma tradicional roda de capoeira na feira do bairro aos finais de semana. Na visita, Xandó percebeu a necessidade de pavimentação naquele bairro. Ele afirmou que embora algumas ruas já sejam pavimentadas, diversas transversais ainda são de terra e isso, além de outros transtornos, contribui para a deterioração do próprio asfalto das avenidas principais.

Xandó também identificou falta de sinalização nos pontos de ônibus e também ausência de placas de proibição de estacionamento próximo às esquinas, pois tem sido um problema no bairro os carros estacionados em pontos estratégicos do trajeto da linha do transporte público, o que acaba travando o andamento dos veículos na execução do percurso.

O vereador também afirmou ter visitado o Ginásio Anísio Teixeira e a quadra poliesportiva da Escola Edivanda Maria Teixeira, ambos no bairro Jardim Valéria. No local, Alexandre detectou o estado avançado de deterioração desses equipamentos, principalmente devido ao vandalismo e ao mato que tem crescido no local. “É um matagal de mais de dois metros de altura e que a prefeitura precisa tomar providência. Senão vai ficar estigmatizada, marcada como a prefeitura que não cuida das periferias, mas somente da Olívia Flores”, afirmou Xandó.

Fiscalização ao aterro sanitário – Xandó denunciou uma situação vivenciada por ele na última terça-feira (25), quando se dirigiu ao aterro sanitário de Vitória da Conquista para uma visita fiscalizatória ao local e ao projeto Recicla Conquista. O vereador estava acompanhado de um representante do SindLimp, o sindicato dos trabalhadores da Torre.

Segundo Alexandre, ele teve suas prerrogativas de vereador desrespeitadas, baseadas no Artigo 16 da Lei Orgânica do Município e no Artigo 92 do Regimento Interno da Casa, ao ser barrado na entrada do aterro sanitário. “Simplesmente, cumprindo ordens, um servidor que estava ali na porta disse que eu não poderia entra. Fomos barrados: um vereador e um representante sindical”, afirmou.

Alexandre disse que buscou contato com o secretário Municipal de Serviços Públicos, Luís Paulo Sousa, sendo informado que o mesmo precisaria ter marcado e oficiado um horário para essa visita e que, dessa forma, não haveria problema. Xandó discordou desta justificativa e afirmou que os vereadores não precisam pedir autorização, nem marcar horário para fiscalizar.

Por fim, o vereador convocou os colegas da Casa para unir força ao coro em repúdio a esse acontecimento, não sendo, inclusive, a primeira vez que um vereador da atual legislatura passa por situação semelhante, citando a visita da vereadora Viviane Sampaio (PT) à Fundação de Saúde Esaú Matos.