Ricardo Babão alerta população sobre gravidade da pandemia: “o negócio não está bom”
Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPCdoBRicardo Babão
26/05/2021 10:25:00
Na sessão da Câmara de Vereadores desta quarta-feira (26), realizada por meio do Sistema de Deliberação Remota (SDR), o vereador Ricardo Babão (PCdoB) alertou para a gravidade da situação da pandemia do novo coronavírus. Ele afirmou que não se deve “ouvir loucuras” de quem prega a morte, pois “sabemos que a vacina que é importante”. Segundo Babão, enquanto a vacinação não chega para toda a população, é preciso intensificar as ações de prevenção como o uso de máscaras, lavar as mãos com água e sabão, uso de álcool em gel, e o distanciamento social.
O edil avalia que é necessário ampliar a fiscalização para evitar e combater aglomerações, sobretudo diante dos altos índices de ocupação de leitos de UTI. Ele ainda pediu sensibilidade aos comerciantes no cumprimento das regras sanitárias. Babão defendeu a permanência do comércio aberto, mas advertiu que sem seguir as orientações sanitárias, a guerra contra o vírus será perdida.
Em sua fala, defendeu ainda a aceleração da vacinação dos policiais e ressaltou que foi o primeiro a fazer indicação para esse fim. Babão também informou que procurou a Secretaria de Saúde para saber por que a primeira dose do imunizante contra a Covid-19 não vem sendo aplicada. O vereador defendeu ações educativas por parte da prefeitura sobre os benefícios da vacina e a necessidade de cumprir as regras sanitárias.
Babão pediu à prefeitura que execute indicação de sua autoria para asfaltamento de três ruas do bairro Recantos das Águas e entrega de escrituras de casas construídas na gestão do prefeito Guilherme Menezes. Ele pediu ainda o retorno do Conselho Municipal de Transportes, sobretudo para discutir soluções para uma “bomba relógio” que, segundo o parlamentar, é o transporte coletivo. Babão afirmou que a gestão anterior à de Sheila Lemos (DEM) acabou com o conselho.
O edil se solidarizou com o colega Alexandre Xandó (PT) que foi barrado por funcionários do aterro sanitário quando fazia uma ação de fiscalização. Babão cobrou respeito à Câmara e ressaltou que nenhum ato de fiscalização deve ser avisado com antecedência.