Imagem Em audiência pública, Câmara destaca valorização e importância do assistente social

Em audiência pública, Câmara destaca valorização e importância do assistente social

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotíciaAlexandre Xandó Ricardo Babão

24/05/2021 21:31:00


A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realizou na noite desta segunda-feira, 24, uma audiência pública em homenagem ao Dia do Assistente Social, fruto da iniciativa dos mandatos dos vereadores Alexandre Xandó (PT) e Ricardo Babão (PCdoB), e realizada pelo Sistema de Deliberação Remota (SDR).

Em seu pronunciamento, o vereador Alexandre Xandó explicou que o dia 15 de Maio foi escolhido não só para valorizar os profissionais, mas também para denunciar injustiças. “As comemorações do 15 de maio ocorrem para dar visibilidade a uma área de atuação de assistentes sociais e para denunciar ataques aos direitos sociais de trabalhadores e trabalhadoras”, disse o parlamentar.

Para Xandó, um dos desafios é integrar a assistência social aos demais serviços governamentais. "Temos grandes desafios. Alguns deles perpassam pela articulação com os demais serviços oferecidos pelo estado”, alertou.

As pessoas precisam do assistente social – O vereador Ricardo Babão ressaltou a sua satisfação em ser um dos proponentes da audiência. “Pra nosso mandato é uma satisfação imensa estar aqui. Esses profissionais estão no dia a dia lutando e não são tão reconhecidos como deveriam ser. É muito importante valorizar esses profissionais”, disse Babão, acrescentando:  “As pessoas precisam do assistente social. A gente vai no hospital tem o assistente social trabalhando e correndo atrás para as pessoas terem seus direitos atendidos”. 

Posição central na estrutura de seguridade social – O deputado estadual Zé Raimundo (PT) ressaltou que os assistentes sociais fazem parte de uma estrutura que busca garantir segurança social à população. “Estrutura para a garantia de direitos, mais do que isso, de seguridade social, que é muito mais amplo. Vocês são a centralidade dessas ações”, disse o parlamentar.

Zé apontou que as políticas públicas garantem avanços. “Foram as políticas públicas que trouxeram a melhoria da vida do povo”, disse, e completou:  “O grande desafio é garantir os direitos que nós conquistamos. Precisamos pensar com mais radicalidade os problemas do país, o combate a todas as desigualdades, o direito a uma vida digna”.

É preciso um olhar mais atento – A assistente social Marília do Amparo utilizou o espaço para ler uma crônica de sua autoria que fala da trajetória de uma assistente social que apoiou uma família em busca de acesso a melhores condições de vida. “Essa crônica que criei significa hoje trajetória de vida de muitos assistentes sociais”, disse a profissional.

Amparo pediu ainda um olhar mais atento para a categoria. “Nós precisamos de um olhar mais atento. É uma categoria que está na ponta dos serviços. Onde ninguém vai, o assistente social está presente”, destacou ela.

Não se trata de assistencialismo – A representante do Núcleo de Serviço Social, Fabiana Neves, apontou que a história da profissão é marcada por lutas. “A história se caracteriza em forma de luta onde esses assistentes sociais estão vinculados à força mais progressistas da sociedade”, avaliou, complementando: . “O assistente social não faz assistencialismo, é uma profissão”.

Naiade Brito – Assistente social que atende os atingidos pelo acidente da barragem de Brumadinho, Naiade Brito destacou a necessidade de articulação entre assistentes sociais e movimentos sociais. “Que a gente possa seguir juntos. é uma articulação necessária com os movimentos sociais, só assim nós vamos combater as políticas de extermínio de nosso povo”, ressaltou.

Ela avaliou ainda que os tempos atuais estão caracterizados pelo desmonte de políticas públicas. “São tempos em que a gente vê o desmonte das políticas públicas, o avanço do conservadorismo”, finalizou.

Ações no Conjunto Penal – A assistente social Jacira de Souza, que atua no Conjunto Penal de Vitória da Conquista, falou do projeto que tem sido realizado durante a pandemia que permite o contato de custodiados com os familiares através de videochamadas, uma vez que as visitas estão suspensas devido à pandemia da Covid-19.  “O serviço social tem todo um projeto de colocar os familiares com os custodiados por videochamadas e ligações telefônicas. O serviço social pôde buscar isso”, contou.

Aproveitando a presença de vereadores e do deputado estadual Zé Raimundo, pediu maior atenção à categoria. “Nós precisamos do olhar de vocês”, disse Jacira.

Luta por igualdade social – A representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a assistente social Vanessa Severino, disse que a luta e o desafio dos profissionais da área está na busca da garantia de igualdade social e direitos. “A gente luta por igualdade social, em busca de garantia de direitos. Nosso desafio é garantir direitos num mundo globalizado e totalmente desigual”, concluiu.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30