Câmara Municipal de Vitória da ConquistaNotíciaComissão Especial de Enfrentamento à Covid-19Orlando FilhoRicardo Babão Delegado Marcus Vinicius
19/05/2021 17:17:00
A Comissão Especial de Enfrentamento à Covid-19 da Câmara de Vereadores se reuniu na tarde desta quarta-feira (19) para definir novas ações da agenda de trabalho. Entre as principais decisões, a comissão quer reuniões com a Secretaria Municipal de Saúde e com o Comitê de Gestão de Crise criado pela Prefeitura Municipal para discutir o ritmo da vacinação no município e a intensificação das ações de fiscalização das medidas de prevenção e combate à proliferação do novo coronavírus.
Participaram da reunião os vereadores Orlando Filho (PRTB), Delegado Marcus Vinicius (PODE) e Ricardo Babão (PCdoB), além de Manuela Fausto, assessora que representou a vereadora Viviane Sampaio (PT).
De acordo com dados levantados pelo mandato de Viviane, de 17 de janeiro a 17 de maio deste ano, Vitória da Conquista registrou 11.799 novos casos de Covid-19 e 220 mortes pela doença, indicativos de que a situação do município é preocupante. A comissão quer mais fiscalização no comércio e em outros espaços para que as medidas de proteção e prevenção sejam cumpridas, impedindo a disseminação do vírus. Para o vereador Marcus Vinicius “falta consciência” por parte de parcelas da população que insistem em aglomerações, por isso ele defende protocolos e fiscalização mais rígidos.
Já Orlando alertou que a prefeitura precisa aumentar as ações educativas. Ele avalia que é preciso investir em campanhas de comunicação e publicidade alertando a população para a gravidade da Covid.
Manuela destacou que os agentes comunitários e os de endemias podem ajudar em ações educativas mais diretas porque têm contato mais próximo com a população. Ricardo Babão frisou que a prefeitura deve informar qual é o ritmo da vacinação em Conquista, especialmente em relação a outras cidades de perfil parecido.
A comissão quer também dados sobre insumos para vacinação já que recebeu denúncia sofre a falta de seringas para vacinação da gripe em postos de saúde. O grupo pretende ainda verificar a situação dos postos de vacinação diante de sugestões para que a prefeitura amplie o número de espaços para essa finalidade.