O vereador Dr. Augusto Cândido (PSDB) comentou a fala da presidente do Sindicato Municipal do Magistério Público de Vitória da Conquista – Simmp, Elenilda Ramos Lima, a respeito da indicação Nº 658/2021 que pede à Prefeitura Municipal e ao Comitê de Gestão de Crise para considerar a solicitação do retorno às aulas presenciais especificamente nas escolas que se adequaram aos protocolos do Ministério da Saúde. O discurso de Augusto Cândido aconteceu na Sessão Ordinária desta quarta-feira (05), realizada pelo Sistema de Deliberação Remota (SDR), da Câmara Municipal de Vitória da Conquista.
O vereador criticou a fala da presidente do Simmp em entrevista a uma rádio da cidade, onde havia dito que, com a indicação, Cândido estaria “encaminhando os professores ao corredor da morte”. Ele considerou o comentário como extremamente infeliz por parte dela e afirmou que “mostrou falta completa de senso ao conduzir uma palavra desse tipo”.
“Eu não estou encaminhando ninguém ao corredor da morte. Por isso eu disse que a senhora não representava a categoria, porque aquele tipo de fala não pode ser de um professor que representa os seus pares. Tem que tomar cuidado com o que se fala”, afirmou Dr. Augusto Cândido.
Augusto também comentou a participação de Elenilda Ramos na Tribuna Livre da Sessão Ordinária desta quarta-feira (05). Ele destacou que a presidente do Simmp teria feito exatamente o que ele fez em sua indicação, onde reforça que haja o retorno das aulas presenciais justamente em situações e locais que cumpram com os protocolos de segurança. O vereador afirma que os protocolos a serem seguidos para o retorno às aulas presenciais são baseados em recomendações da Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação.
Prevenção ao Câncer de Intestino – O vereador abordou, ainda, em seu discurso, o projeto que será desenvolvido para o mês de setembro visando informar e conscientizar a população sobre a prevenção ao câncer de intestino, um dos mais comuns do mundo, porém, segundo Dr. Augusto, também um dos mais previsíveis e preveníveis.
De acordo com o vereador, são lesões, geralmente, benignas que podem ser diagnosticadas e tratadas, mas que a população não está sendo adequadamente informada sobre isso. “O nosso projeto vai tratar sobre isso, para que as pessoas acima de 45 anos, homens e mulheres, comecem a pensar sobre o câncer de intestino”, afirmou Augusto.
Pronunciamento de Rui Costa – Cândido destacou um novo posicionamento do governador Rui Costa (PT), na última semana, no qual afirmou que quando as taxas de ocupação das UTIs caírem para abaixo de 75% de ocupação por mais de cinco dias, que as salas de aula poderão voltar a receber aulas presenciais. “Fico muito feliz em ouvir isso. Parece que teremos aulas presenciais neste ano”, afirmou Cândido.
Profissionais de Saúde – O vereador mostrou-se a favor da causa dos profissionais de saúde do município em busca de regulamentação e melhores condições de trabalho para a classe. “Sou médico há mais de 30 anos e trabalho intimamente com os profissionais de enfermagem. Eles são imprescindíveis e merecem todo o reconhecimento”, afirmou.