Imagem Câmara visita Mercado de Artesanato e viabiliza reunião entre permissionários e prefeitura

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresNotíciaLuis Carlos DudéLúcia RochaLuciano GomesAlexandre Xandó Dr Andreson RibeiroNildo FreitasRicardo Babão

25/03/2021 11:01:00

O Mercado Municipal de Artesanato, localizado na Praça da Bandeira, recebeu na manhã desta quinta-feira, 25, às 8h30, uma visita da Câmara Municipal de Vitória da Conquista. O objetivo foi fiscalizar as condições estruturais do prédio, que apresenta, segundo a prefeitura, problemas no telhado e nas redes elétrica e hidráulica, fazendo-se necessária uma reforma urgente para evitar danos físicos e materiais aos artesãos.

Inicialmente a visita contou com a presença do presidente da Câmara, Luís Carlos Dudé (MDB), e dos vereadores Andreson Ribeiro, Luciano Gomes e Ricardo Babão, os três do PCdoB, além de Lúcia Rocha (MDB), Nildo Freitas (PSC) e Alexandre Xandó (PT). Após ouvir os artesãos, o presidente Dudé ligou para a prefeita Sheila Lemos (DEM) e solicitou a presença dela no local. Diante dos representantes dos dois poderes – Executivo e Legislativo – os empreendedores externaram preocupação com a mudança repentina para um espaço que consideram inadequado, e aproveitaram para assegurar, junto à prefeita, o retorno ao espaço após a reforma. Também questionaram o laudo da Defesa Civil e a ausência do projeto de reforma.

Segundo o presidente da Câmara, o Mercado de Artesanato, onde está situado também o Teatro Carlos Jehovah, faz parte da história de Vitória Conquista e precisa ser preservado para que a história não se perca, e também para dar segurança aos permissionários, mas destacou que é preciso diálogo entre as partes envolvidas para encontrar o melhor caminho. “O papel da sociedade é provocar a Câmara de Vereadores, por isso é que estamos aqui, porque fomos chamados para viabilizar o diálogo entre os empreendedores e a prefeitura”, disse, parabenizando o vereador Andreson Ribeiro pela iniciativa de levar a demanda para a Câmara. “Quero também agradecer a prefeita Sheila Lemos pela sensibilidade em atender prontamente um convite da Câmara para ouvir as demandas do povo”, acrescentou.

O vereador Andreson Ribeiro ressaltou que os permissionários querem a reforma e a requalificação do mercado, porém são contra a forma como a situação foi apresentada a eles, sob alegação de que o espaço seria desocupado porque oferece riscos, sem, contudo, mostrar o laudo técnico. “Fomos procurados pelos empreendedores e imediatamente submetemos ao plenário da Câmara, um requerimento solicitando informações à prefeita Sheila Lemos e aos secretários de Infraestrutura e de Cultura, sobre o plano de desocupação e o local para onde os artesãos serão remanejados, porque o espaço tem que ser comercialmente viável, além de pedirmos o plano de execução da obra com data de início e término”, defendeu.

Após ouvir os permissionários e os vereadores, a prefeita Sheila Lemos esclareceu que a prefeitura recebeu um laudo da Defesa Civil condenando a estrutura do Mercado de Artesanato, e que os empreendedores foram informados da possibilidade de desocupação para uma reforma. Mas, de acordo com ela, com a contestação desse laudo pelos artesãos, a prefeitura vai aguardar o laudo técnico que será apresentado pelos permissionários para, junto com a Câmara, decidir o que fazer. “A Câmara formou uma comissão para tratar desse assunto e vamos dialogar juntos até encontrar uma solução viável para todos”, afirmou.

Durante a reunião, o presidente da Câmara criou uma comissão composta pelos vereadores presentes para acompanhar a demanda e intermediar o diálogo entre os permissionários e a Prefeitura Municipal. “A Câmara defende o diálogo em toda e qualquer situação”, concluiu.

Março 2024