Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresNotíciaNota de Pesar
24/03/2021 08:30:00
A Câmara Municipal de Vitória da Conquista, por meio do presidente Luís Carlos Dudé (MDB), manifesta profundo pesar pela morte do ex-deputado federal pelo PCdoB da Bahia e ex-presidente da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)), Haroldo Lima, aos 81 anos. Vítima da covid-19, ele estava internado tratando a doença. Foi intubado na última sexta-feira (19), e morreu nesta quarta-feira, 24.
Natural da cidade de Caetité, formou-se em engenharia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Haroldo Lima foi deputado constituinte e foi eleito como deputado federal por quatro vezes, a primeira pelo MDB, e as demais pelo PCdoB. Em 2002, após ser derrotado na eleição para o Senado Federal, foi nomeado diretor-geral da ANP, durante governo Lula. Atualmente, integrava o Comitê Central do PCdoB e o Comitê Estadual da Bahia.
Por conta da sua atuação política, Haroldo Lima foi perseguido e preso na ditadura militar. De acordo com o PCdoB da Bahia, Lima foi um sobrevivente do episódio que ficou conhecido como “Chacina da Lapa”, em 1976, que matou três dirigentes do partido. Com a abertura política, no final da década de 1970, voltou à Bahia, mas foi novamente preso, no início da década de 1980, acusado de promover um “quebra-quebra” em Salvador, pela participação em movimentos memoráveis contra a carestia e por melhores condições de vida na capital baiana. Lima também contribuiu na organização da Guerrilha do Araguaia.
Nesse momento de dor, a Câmara Municipal se solidariza com os membros do PCdoB, com os familiares, amigos e correligionários desse político que tanta contribuição deu ao desenvolvimento político e econômico da Bahia e do Brasil.