Câmara Municipal de Vitória da ConquistaNotíciaMárcia Viviane Comissão de Saúde e Assistência SocialDinho dos CampinhosRicardo Babão
09/03/2021 15:10:00
No cumprimento de seu papel de agente fiscalizador, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), através da Comissão de Saúde, visitou durante a manhã desta terça-feira, 9, os postos de saúde do Guarani, Nossa Senhora Aparecida, Bruno Bacelar e Ibirapuera, como ação de acompanhamento da situação da Saúde Pública no Município.
A presidente da comissão, Viviane Sampaio (PT), acompanhada dos vereadores Ricardo Babão (PCdoB) e Dinho dos Campinhos (PP), conversou com profissionais que atuam nos postos, ouvindo explicações e observando a situação das unidades e pôde perceber problemas enfrentados pela população usuária dos serviços. A falta de médicos e medicamentos, problemas nas instalações, como necessidade de reformas e ampliações, além da falta de agentes patrimoniais, foram algumas das dificuldades identificadas.
A falta de médicos para atender a população nos postos do Nossa Senhora Aparecida e do Bruno Bacelar, conforme foi relatado, tem gerado uma sobrecarga na Unidade de Saúde Dr. João Melo Filho, no Ibirapuera e desassistência da população.
De acordo com a presidente da comissão, os problemas observados permanecem prejudicando a população há cerca de quatro anos. “Alguns problemas permanecem, como a falta de médicos, sobrecarregando, com isso, outras unidades, levando à desassistência das populações. Além disso, a falta de referência para especialidades como ginecologia e pediatria, a falta de medicamentos, principalmente anti-hipertensivos. Uma situação que já é recorrente desde 2017 e que até agora não foi sanado”, apontou Viviane.
Ela explica ainda que essas visitas serão oficialmente relatadas ao Conselho Municipal de Saúde e à Secretaria de Saúde do Município. “Faremos um relatório para a Secretaria Municipal de Saúde e também para o Conselho Municipal de Saúde para que as providências sejam tomadas”, explicou.
A Comissão de Saúde seguirá, conforme programação, realizando visitas, reuniões, audiências públicas e apuração de denúncias recebidas da população.