Cori apresenta projeto que garante acesso a ultrassom do feto em 3D a gestantes cegas
Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaCoriolano MoraesPT
11/12/2020 10:05:00
O vereador Professor Cori (PT), durante a sessão ordinária realizada na manhã desta sexta-feira, 11, pediu inclusão de pauta ao Projeto de Lei nº 63/2020, de autoria do seu mandato, que dispõe sobre o direito à gestante cega, residente na cidade de Vitória da Conquista, ao atendimento pré-natal humanizado, por meio do acesso às imagens da ultrassom do feto em 3 D.
Ele explicou que “o Projeto de Lei pretende permitir que as gestantes cegas do município possam ter um pré-natal com direito a ultrassom em três dimensões, possibilitando que a futura mãe possa tocar um molde do bebê”.
Cori contou que o Instituto Nacional de Tecnologia do Rio de Janeiro, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, desenvolveu programa em computador que, por meio de cálculos matemáticos, gera a imagem do bebé até chegar a um modelo virtual em 3 D, impresso com as dimensões reais do feto. “Essa tecnologia permite agora que a gestante cega possa usufruir de uma emoção singular com as imagens de ultrassom do feto em 3 D”, explicou.
Por fim, ele afirmou que é dever do poder público maximizar esforços para garantir o direito integral da saúde da mulher gestante, particularmente a que possui deficiência visual (cegueira).