Imagem Vereadores reforçam cobranças por mais obras e serviços em Vitória da Conquista

Vereadores reforçam cobranças por mais obras e serviços em Vitória da Conquista

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresSessão OrdináriaNotícia

25/09/2020 11:45:00

Durante a sessão ordinária realizada na manhã desta sexta-feira, 25, pelo Sistema de Deliberação Remota (SDR), os parlamentares reforçaram as cobranças à Prefeitura Municipal por mais ações e serviços que beneficiem a população mais carente.

Homenagem – A artista plástica Valéria Vidigal foi homenageada por um dos parlamentares por sua dedicação à cafeicultura e contribuições para o desenvolvimento da economia e da cultura de Vitória da Conquista.

Educação – Os vereadores destacaram uma denúncia encaminhada pela diretoria do Simmp (Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista) sobre os salários cortados de duas monitoras. Segundo a entidade, a prestação de contas da prefeitura consta o pagamento completo de ambos, mesmo tendo sido zerados pelo poder público. Os parlamentares ainda ressaltaram que a Secretaria de Educação não dá apoio aos profissionais e nem o material de trabalho completo. Eles relataram ainda, que consta no Tribunal de Contas o pagamento do salário das monitoras, mas que as mesmas nada receberam e questionaram o destino desse dinheiro. Comentaram ainda que a impressão do material didático para as aulas a distância para as crianças da educação municipal tem sido custosa para as famílias bancarem. Os edis cobraram do Governo Municipal maior agilidade na distribuição dos kits de merenda escolar para as crianças atendidas pela Educação Municipal, durante o período da pandemia.

Mobilidade Urbana – O início das obras de pavimentação asfáltica da Rua das Pedrinhas, no distrito de Bate-Pé, foi comemorado pelos edis, que pediram ainda a colocação de placas de sinalização das ruas do bairro Santa Mônica, bem como as placas de sinalização dos pontos de ônibus.

Água e Luz – Com obras paradas há cerca de 10 meses, no bairro Lagoa das Flores, os vereadores cobraram da Coelba a retomada dos serviços para finalização da implantação de quatro redes de energia no local. Sobre a falta de água, foi questionado o porquê de o bairro Urbis VI estar ficando tantos dias sem o abastecimento de água.

Saúde – Os problemas na saúde do município voltaram a ser questionados pelos parlamentares. Segundo eles, a população está sem atendimento e ficam de um lugar para o outro sem conseguir atendimento. Ressaltaram investimentos do governo do Estado no município como a UPA, a ampliação do Hospital Geral de Vitória da Conquista, a Policlínica, o Hospital Crescêncio Silveira, entre outros, além dos investimentos de deputados na cidade. Parlamentares apontaram que o coronavírus ainda está fazendo vítimas no município e que ainda não é o momento de abaixar a guarda, mas de  garantir a segurança da saúde das pessoas. No entanto, foi ponderado que a economia também precisa de atenção e equilibrar essas duas questões (saúde e economia) é um desafio a ser vencido.

Houve reclamação quanto à falta de medicamentos de uso contínuo nos postos de saúde, bem como a não marcação de exames nos postos de saúde.

Auditoria na Fainor – Houve também a discussão sobre a possibilidade de uma auditoria na Faculdade Independente do Nordeste que, de acordo com informações que tem chegado aos parlamentares, tem atrasado salários e indenizações de servidores. Isso tem chamado a atenção dos trabalhadores, alunos e pais de alunos. A faculdade recebe investimentos federais através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa Universidade Para Todos (Prouni).

Maio 2024