Na sessão da Câmara de Vereadores desta sexta-feira (14), realizada por meio do Sistema de Deliberação Remota (SDR), a vereadora Viviane Sampaio (PT), líder da Bancada de Oposição, destacou que existem temas recorrentes nas falas de muitos vereadores, sobretudo o que ela considera morosidade, inoperância e descaso do governo municipal. Ela citou os princípios constitucionais que são obrigatórios para todos os governos – legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Em sua fala, ela destacou o princípio da eficiência, que zela pela boa administração. “Aquela que consiga de modo legal atingir resultados positivos, satisfatórios, completamente eficientes”, detalhou. Viviane reforçou que a administração pública deve buscar resultados com o menor custo econômico, buscando a eficiência. “Ou seja, fazer mais com menos”, disse. Ela avalia que, “infelizmente, o governo atual, do senhor prefeito Herzem Gusmão, não cumpre de forma concreta, eficiente, esse princípio”. Sampaio afirmou que as cobranças e apontamentos de ineficiência partem de vereadores dos dois lados – Oposição e Situação. A parlamentar citou o pronunciamento do colega Álvaro Pithon nesta sexta, que fez duras críticas a uma secretaria.
A vereadora falou que a gestão é falha até mesmo na resposta a simples ofícios. Ela ainda citou situações como o atraso na entrega dos kits de alimentação para os alunos da rede municipal e o desabastecimento de medicamentos. “Tudo aquilo que é moroso, incompetente, que passa pelo descaso, que não tem resposta positiva à população fere o princípio da eficiência”, alertou.
Viviane sugeriu à população uma leitura apurada do plano de governo proposto e registrado na Justiça Eleitoral pelo atual prefeito quando foi candidato, em 2016. “Que cada um possa avaliar, realmente, se foram cumpridas essas promessas e qual foi a eficiência que esse governo teve nesses quatro anos para atingir resultados positivos para a população de Vitória da Conquista”, propôs.
A edil também criticou a não aprovação de requerimentos de solicitação de esclarecimentos por parte da prefeitura. “Nós estamos deixando também de trazer respostas eficientes para a população que nós representamos”, falou. Para ela, independente de ser Oposição ou Situação, é preciso respeitar o regimento da Casa que prevê inclusão de pauta (pauta apresentada no dia da sessão). “Que os nobres colegas da Situação possam, realmente, repensar se isso não é uma blindagem ao prefeito Herzem Gusmão para que ele não demonstre a sua ineficiência em cumprir as suas promessas que foram registradas no Tribunal Regional Eleitoral”, ressaltou.
*Fotografia de arquivo. As sessões estão acontecendo remotamente.