Na sessão da Câmara de Vereadores desta sexta-feira (19), realizada por meio do Sistema de Deliberação Remota (SDR), a vereadora Viviane Sampaio (PT), Líder da Bancada de Oposição, afirmou que a implantação da Guarda Municipal foi aprovada pela Casa e que sua bancada acompanharia a instalação, mas até o momento a prefeitura só apresenta “falácias” e gastos, como os R$ 50 mil empregados numa folha de pagamento na qual não constam os agentes. Ela frisou que sua bancada, em conjunto com o vereador Rodrigo Moreira (PP), buscará respostas para a morosidade da gestão em implantar efetivamente a guarda.
Em sua fala, Sampaio agradeceu ao deputado estadual José Raimundo (PT) e à Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB) pela instalação de um poço artesiano na região de Lagoa da Visão.
Viviane ressaltou que vem recebendo denúncias da população. Ela disse que costumava encaminhar as reclamações por meio de requerimentos, mas vem encontrando dificuldades na aprovação por parte da Bancada de Situação. Por isso, apresentará as demandas em plenário e encaminhará ofícios à prefeitura.
Segundo a parlamentar, trabalhadores da Atenção Básica estão trabalhando além da carga horária normal, mas sem receber pela carga extra. Viviane falou que eles aguardam há quase três meses. Outro incentivo ignorado pela gestão municipal seria o incentivo de 40% por insalubridade. O projeto foi apresentado e aprovado pela Câmara, mas não foi implementado ainda pela gestão.
A vereadora ainda destacou outra denúncia – a falta de remédios na Farmácia Básica. De acordo com ela, falta até mesmo Paracetamol, medicação bastante utilizada no tratamento da dengue e da chikungunya. “Não tem justificativa a não ser a falta de planejamento”, disse, alertando para o fato de que não houve cortes de repasses de recursos.
Viviane também falou sobre a proposição de uma audiência pública para discutir a denuncia de que maternidades conquistenses estejam cerceando o direito das parturientes terem um acompanhante no momento do parto.
Por fim, a vereadora pediu uma ação maciça de educação para prevenção da Covid-19, pois os números de casos e óbitos pelo vírus vêm aumentando.
*Fotografia de arquivo. As sessões estão acontecendo remotamente.