Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaDavid SalomãoPRTB
22/05/2020 10:43:00
Na sessão da Câmara de Vereadores desta sexta-feira (22), realizada por meio do Sistema de Deliberação Remota (SDR), o vereador David Salomão (PRTB) afirmou que não admite “o que aconteceu na sessão passada”. Ela falou sobre a não aprovação de um projeto de sua autoria, PL 33/2020, que pede a derrubada de um decreto do Executivo Municipal sobre o fechamento do comércio. Salomão avalia que o decreto da prefeitura sobre o tema é inconstitucional. “A Constituição garante o trabalho. São os trabalhadores que pagam o nosso salário em dia”, disse.
O parlamentar falou que existem profissionais “que os filhos estão pedindo alimento em casa”. O edil rebateu críticas sobre postagens suas a respeito da votação do parecer (PAR 26/2020) ao PL 33/2020. “Todas as votações são públicas. O painel é público. Nós somos pessoas públicas. Eu não sei porque essa preocupação dos vereadores em expor seu voto para o povo de Vitória da Conquista?”, disse.
Salomão afirmou que postou da seguinte forma: “Eles votaram com o prefeito. São contra a abertura do comércio”. O vereador frisou que cada colega é livre para “votar da maneira que quiser” e defendeu: “Mas eu acho justo que ele sustente isso para a população. Porque teve uns aí que se apresentaram na imprensa dizendo que era favorável à abertura do comércio e na hora da votação vai lá e vota contra”.
Para Salomão, “estão rasgando a Constituição” porque “o prefeito não pode fechar o comércio de ninguém, a Constituição não lhe deu essa autoridade”. Ele afirmou que a Câmara deve agir porque tem trabalhadores em situação muito grave. “Se isso não doer aos demais colegas dessa Casa eu não posso fazer nada. Mas, a minha obrigação constitucional eu vou fazer porque quem me botou aqui foi o povo de Vitória da Conquista”, detalhou.
*Fotografia de arquivo. As sessões estão acontecendo remotamente.