O corte no salário dos professores da rede municipal de Vitória da Conquista foi tema do pronunciamento do vereador Coriolano Moraes (PT), na manhã desta quarta-feira, 06, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada por vídeoconferência. Ele destacou que os cortes foram feitos mesmo com toda a redução de gastos que a Secretaria de Educação teve por conta da pandemia.
Segundo o parlamentar, “coordenadores e monitores da zona urbana e rural de Vitória da Conquista foram surpreendidos com a retirada de parte de suas vantagens e a redução da carga horária complementar e incentivos”. Disse que o município teve redução nas despesas com o transporte escolar, merenda escolar, água, energia, gás e materiais de limpeza e lamentou que os cortes tenham acontecido, mesmo sem reajuste de salário para professores, coordenadores, diretores, monitores e pessoal de apoio em 2019.
O professor Cori apresentou os valores de repasses da educação e o aumento do orçamento municipal, o que, segundo ele, não justifica o corte de salário dos profissionais. Explicou ainda que os professores, monitores, coordenadores e diretores escolares seguem trabalhando, utilizando os próprios computadores, celulares e energia, sem ajuda de custo por parte da Prefeitura Municipal, e pediu respeito para com os profissionais citados.
Ainda em seu pronunciamento, o vereador lembrou que todos os profissionais da educação têm trabalhado incansavelmente para garantir as atividades a distância para os alunos da rede municipal, por meio da plataforma de estudo,
smed.pmvc.ba.gov.br/estudoremoto, com mais de dez mil acessos diários, como indica o site oficial da prefeitura, datado de 23 de abril de 2020, às 12:22:49s.
*Fotografia de arquivo. As sessões estão acontecendo remotamente.