Imagem Valdemir Dias diz que reabertura do comércio deve seguir orientações técnicas e científicas

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaNotíciaPTValdemir Dias

24/04/2020 16:34:00

Na sessão ordinária desta sexta-feira, 24, realizada pelo Sistema de Deliberação Remota (SDR), o vereador Valdemir Dias (PT) disse que a discussão que se arrasta em relação à reabertura do comércio deve ter equilíbrio e seguir orientações técnicas e científicas, para não se chegar ao caos, como ocorreu em alguns países onde não houve critério e resultou no acúmulo de corpos. “A Alemanha teve equilíbrio e os resultados foram positivos, precisamos ouvir aqueles que detêm as informações, como a Ufba, por exemplo, a Câmara precisar estar mais envolvida nesse processo para buscar o equilíbrio nas ações”.

Corte de 50% nos salários - O parlamentar destacou algumas atitudes do Governo Herzem que têm atingido diretamente o trabalhador em um momento complicado, como o corte de 50% dos salários dos professores contratados. “Muitos desses profissionais são arrimo de família, eles tinham um planejamento no orçamento doméstico, não concordamos com essa medida até porque não houve queda de arrecadação do Fundeb”, disse, sugerindo à prefeitura que faça corte nos supérfluos, como a ouvidoria da Guarda Municipal, cujo serviço sequer foi criado, corte de salários de assessores que não comparecem à prefeitura e das consultorias, além de aluguéis caros. “Faça corte naquilo que é supérfluo e não no salário do trabalhador que faz a máquina funcionar”.

Plano de Investimento – Outro questionamento do vereador foi em relação ao planejamento de gastos dos R$ 7 milhões repassados pela União para o combate à Covid-19, além das emendas impositivas dos vereadores e as emendas dos deputados. “Até agora não vimos o plano de investimento da prefeitura, a Câmara precisa fiscalizar para onde estão sendo destinados esses recursos, cadê os hospitais de campanha, os leitos de UTI, ventiladores mecânicos e as máscaras? O legislativo tem ‘pavimentado’ as ações da prefeitura, votamos em todos os projetos importantes para a cidade, porque não somos oposição ao povo, mas queremos saber onde e como os recursos estão sendo aplicados”, concluiu.

Fotografia de arquivo. As sessões estão acontecendo remotamente.