TRIBUNA LIVRE: Agentes patrimoniais defendem criação da guarda municipal com aproveitamento da categoria
Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão OrdináriaTribuna LivreNotícia
11/12/2019 10:10:00
O agente patrimonial Fábio Sampaio usou a tribuna livre da Casa do Povo, na manhã desta quarta-feira, 11, durante a sessão ordinária, para defender a aprovação do projeto que cria a guarda municipal de Vitória da Conquista e o aproveitamento dos agentes patrimoniais para o cargo.
“Estou emocionado por estar aqui hoje. Tem muita gente se achando especialista, entendedores de lei, dizendo que nossa contratação é ilegal. Se pegamos essa luta é porque sabemos que somos capazes”, afirmou.
Fábio leu parte da súmula que diz ser possível o aproveitamento dos agentes patrimoniais. Relatou que diversas cidades do país já aderiram à guarda municipal aproveitando os agentes patrimoniais para montar o efetivo e lembrou que “quando o servidor muda para outro cargo com serviço semelhante é legal, sim”. Disse que “o concurso para agente patrimonial foi errado, nossa nomenclatura era para ser guarda municipal”. O agente relatou que eles tomam conta de prédios públicos, praças e ruas e afirmou que tem muito agente patrimonial capacitado, com graduações e cursos técnicos.
Por fim, lembrou que no ano de 2016 “procuramos o vereador Davi Salomão para mostrar a nossa luta e a nossa proposta e ele afirmou que era possível, sim, criar a guarda municipal, hoje diz que é inconstitucional. Respeitamos a sua posição atual de dizer que é inconstitucional, mas queremos respeito”, concluiu.